2009/11/10

ZiiLabs ZMS - Acelerador de Flash

Uma das coisas que continua a irritar a maior parte dos utilizadores de netbooks, é o facto de os vídeos em alta-definição, e principalmente aqueles transmitidos via Flash (como no YouTube), serem vistos aos "saltos."



Com este chip acelerador, o ZiiLABS ZMS-08, isso e muito mais poderá estar resolvido. Para além de permitir a reprodução (e encoding) de vídeo 1080p a 24fps, e video conferência HD 720p com codificação e descodificação simultânea, inclui também suporte 3D para Open GL ES 2.0, controlador HDMI integrado, audio X-Fi, e aceleração para Flash.

Este chip está destinado a ser utilizado em "web tablets, netbooks, e TVs" a partir do próximo ano.


7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Isto faz falta e pode vir a colmatar a grande lacuna dos EEEpc e de todos os outros "aparelhos" powered by Atom que são a reprodução de videos em Flash.


    Li também num forum qualquer que a nova revisão do ION da Nvidia vai trazer suporte para Flash.

    ResponderEliminar
  3. Video em flash? Pfff, isto vai é ser o santo graal da Zynga. Poder usar os jogos do Facebook no portátil sem saltos! :)

    ResponderEliminar
  4. João Sousa10/11/09 15:40

    Francamente, cada vez mais me convenço de que mais do que inventar aceleradores para flash, o melhor seria inventar uma alternativa ao flash. Isto é simplesmente remendar algo que está a crescer mal.

    Na verdade, não são apenas os netbook que se ressentem. O meu (em condições normais) perfeitamente utilizável P4 entra em combustão espontânea quando se tem que haver com filmes flash com maior definição do que os vulgares vídeos de gatos do Youtube.

    ResponderEliminar
  5. São problemas recorrentes... Ainda me lembro do tempo que eram necessários aceleradores MPEG2, para ver filmes DVD no computador.

    Agora assistimos à mesma coisa para filmes HD, e para estes formatos "flashados".

    O raio das politiquices impediram que se optasse por um formato padrão para a tag "video" do HTML5, que poderia ajudar a resolver tudo isto... É sempre a mesma coisa...

    ResponderEliminar
  6. E agora é mais facil inventar uma placa acelaradora do que voltar a converter todos os videos do Youtube para outro formato... :)

    Muito mais facil.

    ResponderEliminar
  7. @Nasp

    Olha que não... já quando saiu o iPhone, converteram grande parte dos vídeos para h264; depois de estar nesse formato, é praticamente fazer o streaming do mesmo "stream" para os diversos players/containers.
    Aceleradores dedicados é que estão sempre dedicados a ficar obsoletos mais cedo ou mais tarde... :)

    ResponderEliminar