Finalmente tive oportunidade de fazer alguns testes ao meu recém adquirido Giada N3 Barebone.
Relembrando-vos as características:
Giada Cube N3
- Processor - Intel® dual-core ATOM™ N330 1.6GHz
- GPU - nVidia® Ion™
- Memory - DDR2-800 SO-DIMM (Max. 4GB)
- Harddisk - SATA2 2.5" HDD (Max.500GB)
- Output - 5 ×USB2.0, E-SATA, 1×Card Reader (SD/SDHC/MMC), 1×HDMI 1×DVI-I
- LAN - Ethernet 100/1000M + WiFi
- Audio - Stereo Audio In/Out and S/PDIF
- Power consumption - 23W
- Size - 194mm×136mm×55mm
- Color - Black, silver
O seu funcionamento geral revela-se bastante fluido e aceitável (no meu caso pessoal optei por instalar-lhe 2GB de Ram, e um disco 2.5" de 7200rpm.
Embora não vá ser o seu propósito, comecei por ver que tal se comportava no papel de "media center" e medir a sua utilização com vídeo de alta definição:
Ver vídeo 720p ou 1080p com aceleração por hardware (DXVA no Windows) não é problema - tendo apenas tido alguns problemas com clips 1080p a 22Mbps, que estranhamente "encravavam" o media player classic (embora o vídeo continuasse a dar.) A utilização do CPU variava entre os 10% e os 50% no caso dos 720p, e por vezes chegavam aos 70% nos 1080p.
(Esta utilização incluia o CPU gasto nas transferência WiFi.)
Já em Flash... ficou demonstrada a necessidade de este rapidamente necessitar de aceleração por hardware, já que vídeo a 720p rapidamente chegava aos 70-80% de utilização do CPU, e atingindo os 100% em "fullscreen".
A grande surpresa (e desilusão) foi quando fui verificar os consumos:
45 Watts em "idle".
Ora... bastante distante dos 23W anunciados - o que me faz suspeitar que algo esteja "mal configurado" e a causar este consumo exagerado.
Suspeitas que são "confirmadas" pelo consumo que se mantém constante quer o computador esteja em idle, ou em carga, a ver vídeos ou não, ficando sempre nos 45W medidos.
Perdi alguns minutos a brincar com os modos de poupança de energia... mas não tive tempo para analisar o que pode estar a causar isto.
Com o computador em "suspend" normal, com o hardware todo ligado, o computador efectivamente aproxima-se do valor que deveria ter em "idle": 18W.
Este seria o valor que esperava ver com o computador em funcionamento sem estar em carga - recaindo a minha suspeita sobre a placa gráfica/ION... já que o disco de 2.5" apenas deverá representar alguns poucos Watts.
Activando o modo S3, que coloca o computador em modo "sleep" total, o consumo desce para os 2 Watts.
Terei que perder mais tempo para analisar a causa daquele consumo excessivo (e fazer medições com sistemas operativos alternativos e com Live CDs.)
algum driver n adequado pode ser a causa.
ResponderEliminarcoisa boa em linux: $ sudo powertop
Mete boxee ou XBMC nisso ;)
ResponderEliminarEu bem tento arranjar tempo para poder brincar com tudo isso mas... o tempo insiste sempre em escapar-se.
ResponderEliminar:)
Se o objectivo não é media center qual é já agora? :p
ResponderEliminarmetro um servidor domestico com baixo consumo energetico
ResponderEliminarCarlos, Muito obrigado pela informação. Esses valores quando comparados com os meus 69W com um XII 240 em undervolt/clock (1030/0,8v) , nvidia 8300 integrada, 2gb ram mais 2 discos sata, já não justificam a troca.
ResponderEliminar@Luis
ResponderEliminarIsso é um AMD? (o 240 está-me a baralhar)
Usas Linux? Podes fazer um benchmarkting para comparar com o meu 5050e que gasta pouco menos que o teu. Tenho curiosidade em compara um processador preparado para gastar menos com um mais potente e undervolt/clock.
Ah já vi qual é, pois já é outra evolução, mais cache, etc a comparação não é justa mas mesmo assim deve ser interessante.
ResponderEliminar@Luis
ResponderEliminarComo disse, há algo que está ali a falhar... durante o boot (e quando se está na BIOS) aquilo gasta efectivamente os 20W. Mas a meio do arranque do Windows aquilo salta para os 40W e mantém-se lá.
Vou ter que fazer mais testes (e medir os consumos com Ubuntu, etc.) para ver se descubro a causa.
@metRo_
ResponderEliminarO objectivo principal seria ficar este PC como "sempre-on" como servidor central, pastas partilhadas, logging dos consumos da casa, etc.
A mim parece-me que esse salto para os 40W e mesmo apartir da + utilização do CPU/GPU e disco.
ResponderEliminarMas mesmo assim é bom, este tipo de aparelho para mim só mesmo para Media-Center (Xbmc)...
Para pastas partilhadas e servidor web e etc, um NAS dedicado e muito melhor Carlos :)
Um NAS dedicado será melhor, sem dúvida... mas até que apareça um que permita 4 ou 5 discos a preços que não sejam "roubalheira", vou mantendo um PC nessa função - acumulando igualmente outros papéis, obviamente. :)
ResponderEliminarPor acaso nem faço ideia de quanto esteja a gastar o PC que actualmente mantenho sempre ligado (com Ubuntu)... Porque como está sempre em uso nem me dá oportunidade de lá por o medidor de consumos. :)
Carlos, isso não precisará de um software que faça baixar o processador? Tinha a ideia que em windows é preciso, não basta o driver.
ResponderEliminar@Nuno
ResponderEliminarÀ partida, pensava que o Windows fosse suficientemente inteligente para fazer isso...
Experimentei até colocar no modo de "máxima poupança", mas não fez nada.
As opções de throttling do CPU também não estavam disponíveis (noutros CPUs pode-se definir uma percentagem de funcionamento.)
Mas... as minhas suspeitas recaem sobre a gráfica. O CPU por si só não explica que o consumo passe para o dobro (ainda para mais, quando está a "0% de utilização")
@Nuno,
ResponderEliminarQue tipo de Benchmark tinhas em mente? Posso te dizer que o CPU dá 3780Mhz com 270FSB e passa a 90W em idle
@Carlos,
ResponderEliminarVê no controlo do driver a velocidade a que está o gpu e tenta baixar. se não der, instala a o software da nvidia (actualmente estou por fora disso, dantes era rivatuner e afins...)
Eu instalei para ver na minha 8300( mas foi para overclock, lol)
Pois... é o que irei fazer quando tiver tempo para lhe por as mãos em cima novamente.
ResponderEliminarPensei que aquilo viesse "de fábrica" afinado para a eficiência energética... mas parece que não.
@ Luis Costa
ResponderEliminarComo sou utilizador de Linuz tinha de ser um programa de linux como o HardInfo 0.5c
OK, então vou experimentar e depois logo digo qq coisa. Parece ser o Everest do Windows
ResponderEliminarPodes me contactar por email para obter mais informações sobre este assunto.
@Carlos se quiseres experimentar o XBMC live vê esta versão especialmente desenvolvida para as plataformas ION, possui também alguns extras muito interessantes :)
ResponderEliminarhttp://www.xbmc.org/forum/showthread.php?t=66388
Thanks! Quero experimentar pois! :)
ResponderEliminarCarlos,
ResponderEliminarsó para dizer que o XBMC já permite recorrer ao DXVA do W7. Impecável.
Como são as temperaturas do teu processador?
Cumps
Vou fazer o comparativo com o o!play este fim de semana. :)
ResponderEliminarSe alguem tiver conseguido instalar o osx neste brinquedo apite, já que o comprei com esse objectivo e apesar de n ser totalmente newbie, n consegui e tenho a máquina encostada :( obrigado!
ResponderEliminarE então sempre conseguiste por isso a gastar menos energia? Encontrei estas coisinhas aqui na loja do lado agora... a Niposom. 168 EUR.
ResponderEliminar@Edgar
ResponderEliminarNão... confirma-se que o consumo se fica pelos 45W. Os "20W" anunciados é num qualquer modo de suspend (como eu uso o S3-STR, fica em standby a poupar ainda mais.)
Viva Carlos,
ResponderEliminarPassados uns meses a usar a máquina o q podes dizer dela? Estava a pensar em comprar uma para media-center.
:)
BL
@BL
ResponderEliminarEstou muito satisfeito com a máquina - no entanto neste momento ando a tentar arranjar tempo para resolver um problema que surgiu recentemente.
Os videos 1080p agora são reproduzidos "aos saltos" - os mesmos vídeos que nos testes que fiz no início tocavam perfeitamente.
Não sei se terá sido alguma atualização da placa gráfica ou de um codec que terá lixado alguma coisa. Estou para analisar isto, mas não tenho tido tempo. :(
Obrigado pelo feedback :) Acho que vou mesmo encomendar o meu para se sentar ao pé da minha TV :)
ResponderEliminarBoas. Preciso que me confirmem se o equipamento possui um slot livre para adicionar uma placa de tv? Abraços!
ResponderEliminarSlot para placas extra, não tem.
ResponderEliminarCarlos, eu sei que devo estar a te "chatear" mas podia me esclarecer se este barebone tem compatibilidade ao seguinte equipamento um disco IDE de 7400 RPM de 3,5 e memória RAM de DDR-PC2700? É saber se posso ou não dar uso ao equipamento antigo e sem uso actualmente.
ResponderEliminarO disco tem que ser de 2.5" para caber lá dentro, e a memória tem que ser uma SO-DIMM DDR2.
ResponderEliminarOla Carlos.
ResponderEliminarDesculpa o desenterro, mas ando a procura de um nettop, para fazer de HTPC (XBMC/WMC) e Servidor (HTTP, FTP, Backup).
Queria saber se a maquina aguentaria com processos de fundo como http server, utorrent e ao mesmo tempo desse pa ver filmes em 720p?
E já agora, que refrigeração usa, passiva? Se não, faz muito barulho, para se ter na sala?
Obrigado, e desculpa pela maçada :P
@3dK©
ResponderEliminarSim, uma coisa deste tipo dá perfeitamente para isso. O vídeo tem aceleração por hardware (ION) pelo que não ocupa demasiado CPU, e permite aguentar em background com os outros serviços que precisares.
Este Giada tem uma ventoinha no CPU, mas é relativamente silenciosa (ainda considerei a hipótese de a trocar por uma "silent", mas o barulho que se ouve é mais do próprio ar a passar pelos orifícios de refrigeração na caixa - pelo que deixei ficar com a ventoinha de origem.) Num caso normal, a mais de 1m de distância ou na sala para usoi normal, é perfeitemente "silencioso". :)
Apenas teem um slot SO DIMM ?
ResponderEliminarErrr... tenho ideia que sim, que era só um slot (para confirmar agora, só abrindo - mas tenho-o num sítio que não dá muito jeito para isso. :)
ResponderEliminar