2010/02/18

Noticias do Dia

Mais gente a visitar o Facebook que o Yahoo, as guerras dos preços nos eBooks continuam, o Buzz do Google já tem direito a processo judicial, a Microsoft com um Windows Phone Classic a par do novo 7 Series, e uma nova forma de dar notícias que o Google agora disponibiliza em open-source.


Facebook ultrapassa Yahoo

Um marco histórico na internet, a popularidade do Facebook ultrapassou o Yahoo, ficando agora apenas atrás do Google.


Há que salvaguardar no entanto que o Yahoo oferece inúmeros serviços sob outros nomes e domínios (Flickr, delicious, etc.) que não aparecem nestes resultados, enquanto que o Facebook mantém todos os seus serviços sob o mesmo "nome" - saindo beneficiado neste tipo de comparações.


eBooks e a Guerra dos Preços

A guerra dos preços nos eBooks continua; e agora surgem rumores que indicam que os preços dos livros electrónicos para o iPad da Apple pode ser mais baixo do que previa. Pessoalmente, continuo ainda preocupado em saber o que se pode fazer com o livro que compramos: se o podemos transferir para outros dispositivos, emprestar a amigos, "ler" em voz alta, etc. Porque enquanto aquilo vier algemado por restrições e DRM abusivo... continuará a ser mais simples e prático comprar o livro físico e "piratar" a sua versão electrónica!
(E para quem estiver curioso sobre como a Apple consegue manter os seus novos produtos em segredo... pode achar este artigo esclaredor.)


Limite da App Store via 3G passa a 20MB

Até aqui, as aquisições feitas na App Store via 3G estavam limitadas a conteúdos até 10MB. Mais que isso, tinham que ser feitas via WiFi, ou sync com o iTunes.
Pois bem, esse limite passou agora a ser de 20MB (imagino que devido às melhorias que as operadoras americanas têm feito na infraestrutura 3G, que tantas problemas tem dado aos seus clientes.)
Por outro lado... vai ser da maneira que os developers se deixarão de preocupar em fazer as coisas mais "compactas" e desleixarem-se nesse aspecto - espero bem que não!


Google Buzz em Tribunal

Como não podia deixar de ser, nos EUA as recentes questões de privacidade levantadas pelo novo serviço social "Google Buzz" deram já lugar a um processo por parte dos utilizadores que se sentiram lesados. Sinceramente, teria sido bem mais simples o Google deixar o Buzz "desactivado", e deixar que cada utilizador se encarregasse de o ligar explicitamente. Pouparia estas confusões todas.


Windows Phone Classic

Depois da apresentação do Windows Phone 7 Series, e tal como já tinha imaginado, a Microsoft não irá abandonar todos os utilizadores e empresas que dependem do Windows Mobile "tradicional". Portanto, a par do Windows Phone 7 Series, poderemos esperar novos mobiles que seguem a tradição dos Windows Mobile anteriores, e que serão denominados Windows Phone Classic.


Google Living Stories

Uma nova forma de dar notícias, este projecto experimental do Google Living Stories vai agora ser disponibilizado como open-source para todos os que o quiserem utilizar.

7 comentários:

  1. Os livros da iBooks Store terão, obviamente DRM e a meu ver só funcionarão no ecossistema Apple. Agora se se podem ler em voz alta... já ponho dúvidas se a Apple "bicho-papão" vai permitir... ainda pode ser considerado concorrência a alguma funcionalidade da Apple que até possa vir no iPad. :-)

    Esse longo artigo do secretismo envolta dos produtos Apple... opá... compreende-se. O segredo é a alma do negócio...
    Alguém viu o iPhone ou o iPad antes dele ser apresentado? Não mas o da Google viu-se e já se sabiam os detalhes todos... e os futuros dispositivos da HTC... etc. Não condeno a Apple por essa exigência. Condeno sim é como ela pode ser exercida... e entendida.

    ResponderEliminar
  2. O Buzz anda-me a meter nojo... então as entradas são consideradas e-mails enviados? Assim que voltar a ponderar no Buzz o mais certo será dar-lhe fim e o desactivar de vez. Não é desta mesmo...

    ResponderEliminar
  3. @Carlos com o buzz desligado por omissao, n tinhas "amigos" la, logo n tinhas qq rede, e akilo valia ZERO

    @Arm "is:buzz" send to Label and archive.
    done

    ResponderEliminar
  4. ps. e sim, os *teus* buzz sao considerados _enviados_ pq sao uma output

    faz sentido se pensares

    ResponderEliminar
  5. Pode fazer... mas aborrece-me consultar os mails enviados no iPhone e aquilo estar cheio de buzzs (automaticos do meu Blog). É chato e seria melhor existirem separados... mail e buzz não é a mesma coisa

    ResponderEliminar
  6. Cria a regra... é mais simples "ter" e poder fazer-se o que se quiser com eles (incluindo ignorá-los, apagá-los, ou arquivá-los), do que quereres fazer algo e não ser possível por não estarem no teu email. :)
    (Pessoalmente, criei essa regra logo no primeiro dia, para não me chatear com isso. :)

    ResponderEliminar
  7. pois e nos enviados nem com filtro la vai...
    humm
    pera
    e q tal: "is:buzz from:me" move to trash ?

    ResponderEliminar