2010/05/05

Notícias do Dia

Androids a correr Flash, a Intel no sector mobile, os novos Kin da Microsoft, novidades do iPhone OS 4.0, eBooks do Google, e muito mais.


Android Tablet a correr Flash


Com a guerra Apple-Adobe relativamente ao Flash a prosseguir a todo o vapor, e com as recentes acusações de que ainda não existia nenhum Flash a correr decentemente num dispositivo "mobile", eis que esta demonstração não poderia surgir em melhor altura: com um tablet Android a correr Flash de forma bastante fluida.



A questão que se colocar continua a ser a mesma... trata-se de um protótipo, e ninguém sabe quando é que um tablet deste tipo chegará finalmente ao mercado.
(Certamente irá acontecer como os smartphones Android - da total ausência de modelos passaremos a uma "inundação" de dezenas de modelos em poucos meses; mas até lá... o iPad continua a ser o único produto já nas lojas... nos EUA.)


Novos Kin Analisados

Se não querem ouvir falar de iPhones ou Android, e o que vos interessa é algo diferente, então podem ler aqui tudo o que precisam saber sobre os novos Kin da Microsoft. Há aspectos positivos, há aspectos negativos (como em tudo) - e o resultado geral parece indicar que este modelo irá ficar restringido a um segmento muito específico (e bastante reduzido face às mensalidades a que está associado nos EUA.)
Para a maioria da população, a decisão a fazer continuará a ser entre iPhone e Android.


Atom chega aos Smartphones

A Intel é uma das mais poderosas companhias mundias, e domina o mercado dos computadores. Mas com a recente viragem para os mobile, que nos próximos anos se deverão tornar no principal mercado da "computação pessoal", relegando os velhos desktops para segundo plano, a Intel não tinha CPUs apropriados para esta área, dominada pela ARM e inúmero fabricantes.
Pois bem, a Intel não perdeu tempo, e agora lança um Atom criado para este tipo de dispositivos, que embora seja mais gastador que os ARM, dizem oferecer um desempenho bastante superior - permitindo que páginas web sejam processadas e exibidas em 2 segundos, enquanto que nos ARM demoram 9 ou 10 segundos.


Intel demonstra Lightpeak

Enquanto o USB 3.0 só agora começa a chegar até nós, e ainda num conjunnto bastante reduzido de periféricois, a Intel vai aguçando o apetite da tecnologia Lightpeak que utiliza fibra óptica para transferir dados a velocidades de 10Gbps em ambos os sentidos (e com potencial para crescimento quase "ilimitado").
A Intel espera que esta tecnologia possa um dia substituir toda a "fiarada" que temos actualmente nos nossos computadores (USB, DVI/HDMI/Displayport/etc.)


Google e os eBooks

O fascínio dos Google pelos livros (e tudo o mais) é bem conhecido, contando com os seus conhecidos projectos de digitalização de livros que por vezes têm sido envoltos em polémica devido aos direitos de autor.
No entanto, todos sabemos que o futuro avança neste sentido, e que este tipo de entraves nada mais podem fazer do que adiar o inevitável.

O Google pretende agora criar uma loja de eBooks online, o Google Editions, que nos permita adquirir e ler os nossos eBooks onde quer que queiramos. Ao contrário das outras plataformas, que mantêm os eBooks "fechados" nos seus dispositivos, a disponibilização dos livros na web faz com que imediatamente possam ser acedidos em múltiplas plataformas (Kindle, iPad, etc.) - o que não deixa de ser um conceito bem mais agradável do que ficar "preso" a qualquer uma delas.


Novidades do iPhone OS 4.0 beta 3

À medida que nos aproximamaos do lançamento oficial da actualização do iPhone OS 4.0, as coisas vão-se afinando. Na mais recente versão beta notam-se algumas alterações interessantes - e outras que parecem ter sido lançadas à pressão.

Os botões do iPod, cuja tecla de atalho era um duplo-clique no botão e que agora passou a servir para aceder ao "multi-tasking" estão de regresso, bastanto fazer um "slide" lateral.
(Quero saber é como irão resolver o caso para quem - como eu - utilizava o duplo clique para ir directamente para a lista de contactos favoritos... )
Os backgrounds e icons utilizados estão também "piores" - e espera-se que sejam alterados na versão final. O dicionário parece estar agora bem mais cooperativo, deixando de corrigir estupidamente algumas palavras como "te->Tê", e outra grande novidade é a introdução de um icon para bloquear a rotação automática do ecrã - finalmente! Embora a rotação seja interessante... torna-se bastante incómoda quando estamos deitados e queremos utilizar o iPhone num único modo sem que esteja sempre a mudar de um modo para o outro.

4 comentários:

  1. essa da intel lançar um atom, faz me pensar numa reaçao da proposta de compra da apple à ARM...
    a vermos no q da

    ResponderEliminar
  2. Mas a verdade é que a intel assim de repente mete processadores disponíveis para os fabricantes a velocidades de 1.5 e 1.9 enquanto o mercado se 'baba' com o snapdragon a 'apenas' 1ghz.
    Parece-me que a potência dos smartphones vai explodir num curto espaço de tempo.

    ResponderEliminar
  3. Fico mesmo contente com a história dos eBooks e da Google :) Visto gostar imenso dos dois...

    ResponderEliminar
  4. @Mori

    A questão é que a frequência por si só não é tudo; e nos mobile a questão mais importante é encontrar o balanço "perfeito" entre desempenho e consumos, para a máxima eficiência.
    Vamos lá ver como o Atom "optimizado" se irá comportar face aos ARM...

    @Marta
    My thoughts exactly. :)

    ResponderEliminar