2010/07/28

Análise ao LG GW620

A LG teve a gentileza de me enviar o seu LG GW620 para análise... e portanto, se não abdicam de um teclado físico no vosso smartphone Android, certamente gostarão de saber o que pensei deste equipamento.




O LG GW620

Sendo o primeiro Android da marca, lançado há quase um ano em Setembro de 2009, este LG GW620 já acusa bastante o peso da idade, no entanto torna-se interessante analisá-lo para se ficar com uma noção do quanto as coisas mudaram no espaço de um ano. Bem mais apetecíveis serão os novos modelos da LG, como os Optimusque até já trazem o Android 2.2.
  • LCD de 3" (320x480) com Touchscreen resistivo
  • Teclado QWERTY completo
  • RAM 256MB
  • CPU Qualcomm MSM7200A a 528Mhz
  • Memória Interna 150 MB
  • 3G HSDPA 7.2 Mbps, HSUPA
  • WLAN Wi-Fi 802.11 b/g
  • Camera 5 MP, 2560 x 1920 pixels, autofocus, LED flash (Geo-tagging, reconhecimento de rostos, etc.)
  • Video  QVGA@30fps
  • Android OS v1.5 (Cupcake)
  • Outros:
    - microSD (até 32GB)
    - microUSB
    - Bluetooth 2.0 c/A2DP
    - bússola digital- acelerómetro
    - A-GPS
    - Radio FM
  • Dimensões: 109 x 54.5 x 15.9 mm
  • Peso 139 g
  • Bateria: Li-Po 1500 mAh
    -Autonomia: Stand-by até 600h (2G) / 500h (3G) - em conversação 8h (2G) / 7h40m (3G)
Como se pode ver, nada de "extraordinário". A sua principal característica diferenciadora é mesmo o seu teclado qwerty deslizante, que certamente agradará aos fãs dos teclados físicos.
Pelo lado menos bom, um touchscreen resistivo (semelhante ao que tanto critiquei no Vodafone 845) que aqui apenas se suporta um pouco melhor, já que escrever no touchscreen se torna menos frustrante pois podemos recorrer ao teclado físico.

A construção

O GW 620 tem uma construção bastante sólida. Mesmo não sendo fã de telemóveis com teclado deslizante, o mecanismo inspira confiança e não faz temer o seu uso e abuso no dia-a-dia. O toque das teclas pareceu-me bastante positivo (mesmo não tendo grande referência nesta área... como disse, prefiro os teclados virtuais dos touchscreen.)

Podemos ainda encontrar teclas dedicadas para a App de media player, e da câmara fotográfica... E para quem pretender trocar frequentemente de cartão microSD, gostará de saber que o slot está acessível sem ser necessário remover a tampa traseira ou bateria.








Quanto às tradicionais teclas Android; não deixo de estranhar a quantidade de combinações e alterações possíveeis que os fabricantes encontram para as implementar: desta vez temos botões sensíveis ao toque para o "Home button" e o "back", sendo o clique no botão central o botão de settings... Algo que requer alguma habituação.




Em funcionamento




Estranhamente, para um Android com 256MB de Ram, este LG é bastante "lento"... diria mesmo ao nível de Android com apenas 128MB de memória. Embora seja utilizável, não é incomum ter que esperar longos segundos para que o GW620 reaja... por exemplo, quando se pressiona o botão dedicado da câmara fotográfica, ou do media player. Talvez seja culpa da versão "antiga" do Android... e há sempre a esperança de que a LG lance uma actualização para o 2.1 (ou idealmente o 2.2).



Fotos

Embora a câmara seja de 5Mp, não esperem grandes milagres...



A app de fotografia permite aplicar alguns efeitos nas fotos (como se pode ver ali, pelos meus dotes artísticos.)

Em vídeo... acho que nem vale a pena mostrar-vos os resultados... video em QVGA é manifestamente inaceitável nos dias de hoje. :(

Conclusão

Vou abster-me de dar uma pontuação a este LG, devido à sua idade, que o torna completamente "não recomendado" nesta altura. (Ainda há sites online a vendê-lo por valores superiores a 400€ - o que demonstra o quão desfasado este modelo está agora, face a modelos como o Galaxy S, e outros - embora seja também possível encontrá-lo por cerca de 200 e poucos euros.)

No entanto, serve perfeitamente para demonstrar a evolução que a plataforma Android (e o hardware mobile  em geral) tiveam nestes últimos tempos.

Sem dúvida que a LG deverá ter aprendido muitas lições valiosas com este modelo, que poderá agora transpôr para os seus novos modelos Android - esses sim, provavelmente bem mais atractivos.

Até lá, deixo-vos com mais umas fotos deste LG GW620.












Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)