2010/08/30

Adeus ATI

Chegou ao fim a eterna guerra Nvidia vs ATI. A AMD irá terminar o uso da marca ATI e consolidar os seus componentes gráficos sob a o seu próprio nome (AMD.)


Mais um passo a caminho da integração do CPU/GPU num único componente, mais que suficiente para a maioria dos utilizadores e das suas necessidades.

Vamos lá ver qual será a reacção da Nvidia a esta progressão...

9 comentários:

  1. Lá vai deixar de ter os "xanfrados" pelos jogos e tunning de PCs como clientes.
    ;)

    ResponderEliminar
  2. @kincas
    Vamos ver, vamos ver... :)

    ResponderEliminar
  3. A curto-médio prazo é "business as usual". As caixas das gráficas deixam de dizer ATI e passam a dizer AMD, mas de resto vai dar tudo ao mesmo. Até mantiveram os logótipos em vermelho (cor tradicional da ATI) em vez do verde da AMD.

    A AMD não quer de certeza perder os «"xanfrados" pelos jogos» como diz o kinkas. Isso era suicídio.

    Já na altura em que a AMD comprou a ATI se pensou q a marca iria ser extinguida. E pelas mensagens contraditórias a esse respeito, parece-me que até dentro da AMD havia indecisão.

    O The Register na altura sugeriu fundir os nomes, ficando DAAMIT. :)

    ResponderEliminar
  4. Mas sera que isso significa mesmo deixarem de fazer aceleradoras e unirem o cpu / gpu?
    E que, a uma primeira vista, parece apenas uma fusao de nome/marca :o)

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  5. Os clientes que falei que iria perder é no caso de aglutinarem os CPUs com os GPUs.
    Não pela mudança de nome/designação.

    ResponderEliminar
  6. Ai esta algo interessante de acompanhar no futuro...

    ResponderEliminar
  7. Tanto a AMD como a Intel têm planos de fundir CPU e GPU. Inicialmente talvez não no mesmo pedaço de silício (chip), mas metendo os dois chips no mesmo "package". Mas isto é para GPUs de entrada de gama (pouco potentes). Basicamente é mover o GPU integrado do chipset para o CPU. Isto permite ter uma ligação dedicada de alta velocidade entre os dois chips, mas de resto as vantagens são poucas.

    Juntar um CPU topo de gama com um GPU topo de gama, é muito difícil actualmente. Se já é complicado refrigerar estes monstros em separado, imaginem o cooler que seria necessário para os dois juntos.

    Mas a longo prazo, com os processos de fabrico a melhorar e as tecnologias dos CPUs e GPUs a evoluir de forma convergente, as coisas vão mudar. O projecto Larrabee da Intel dá umas pistas de como poderá ser:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Larrabee_(microarchitecture)

    A ideia do Larrabee era fazer um GPU completamente programável, usando vários núcleos baseados no velhinho Pentium (sim, o original), com unidades vectoriais reforçadas e optimizados para processamento paralelo. Uma coisa muito semelhante aos SPEs do Cell da PS3, mas supostamente mais fáceis de programar. Entretanto a Intel desistiu de fazer placas gráficas com isto, pois o desempenho não se revelou competitivo com a NVIDIA e ATI, mas anda a ver se adapta a tecnologia para "supercomputação".

    De qualquer forma, a longo prazo, não é difícil de imaginar um processador que combine 2 ou 4 núcleos "normais" com múltiplos (8, 16 ou mais) núcleos simplificados tipo Larrabee para processamento vectorial. Algo a fazer lembrar novamente o Cell (q usa um núcleo PowerPC "completo" a gerir os 8 SPEs simplificados). Se isto chegará para deixar de ser necessário um GPU independente (pelo menos no topo de gama), é o q vamos ver.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo1/9/10 15:40

    Se foi possível registar a marca Apple, não vejo qual o problema de registar a marca face. As marcas registadas têm sempre o seu contexto limitado (tipo: apple: companhia de TI ou apple: editora - ou qq coisa do género - dos Beatles ).

    A notícia da patente é excelente! Espero ansiosamente pelo dia em que o ridículo dos processos despolete uma reforma do sistema.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo1/9/10 15:40

    Ups... tab errada :)

    ResponderEliminar