2010/08/31

A Internet em Português

Vamos esquecer por um momento os pormenores dos acordos ortográficos e outras coisas que tal (respeito e aceito que uma língua tenha que evoluir, tal como agora não escrevemos pharmácia - mas espero quem tenha decidido adoptar o acordo ortográfico aceite também que eu continue a escrever tal como fui ensinado).

Finalmente as empresas começam a perceber o potencial da Internet em Português. Não necessariamente pelos reduzidos milhões de utilizadores que habituam em Portugal... mas sim pelos muitos mais milhões de utilizadores de língua portuguesa que habitam além-mar: os nossos irmãos do Brasil.

Para além do explosivo crescimento que a internet tem tido no Brasil (que acabou de comprar 150 mil smartphones da LG para fazer o censo) os utilizadores Brasileiros têm também a particularidade de preferirem fortemente os conteúdos em português (eu que o diga, já que muitos dos meus visitantes são brasileiros), e são também dos utilizadores que mais dinheiro gastam em compras online - onde continuam a dar preferência aos sites na sua língua. 

Claro que há inúmeras diferenças entre o Português de Portugal e o Português do Brasil - não vamos iludir-nos quanto a isso - mas o que é certo é que fica o "lembrete" de que as empresas não devem ter medo de explorar este gigantesco mercado em português que se lhes apresenta. Um mercado com enorme potencial unido por uma língua que é a 7ª mais falada em todo o mundo, e que tem a "vantagem" acrescida de não ser muito fácil de aprender por estrangeiros.

5 comentários:

  1. Sérgio Santiago31/8/10 15:27

    Eu apoio que seja encorajado no mundo a tradução do português (seja o PT ou BR).

    Rankings à parte, o Inglês é sem dúvida a língua fundamental (após a língua nativa) numa página. E o Espanhol(Castelhano) a segunda. Mas colocarem o Alemão e o Francês à frente do Português é uma visão muito pequenina, europeia, em que o Português tem menos expressão que outras, em vez de ser uma visão grande, mundial, onde o Português tem de facto um vasto público.

    Mas este comentário vem também de uma pessoa que não entende como é que o Francês é a segunda língua estrangeira no ensino nacional.

    ResponderEliminar
  2. Por muito que isso nos possa custar (aos portugueses), o futuro da língua portuguesa no mundo passa muito mais pelo Brasil do que por Portugal. Se não fossem os cento e muitos milhões de brasileiros, já o Português teria sido votado ao completo esquecimento.

    ResponderEliminar
  3. Dos_Passos31/8/10 21:19

    É o qu'eu digo ! 'Tá mal ! Os brasileiros não sabem quantos são e por isso atiram a língua portuguesa para o 7º lugar. É p'r' aí a 4ª o 5ª !

    O relatório da CIA "The world fact book" diz que são 198,7 milhões. Nas estatísticas das línguas mundiais ainda vem 169,8 milhões, de um censo de 2000 que estava subavaliado. Agora com os 150.000 smartphones para fazer o novo censo o 5º lugar está garantido. A propósito, em Portugal já há 150.000 smartphones ?

    ResponderEliminar
  4. Com a quantidade de iPhones que se vê na rua... ja devemos ir nos milhoes de smartphones. ;)

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente eu detesto brasileiro, nem são as questões gramaticais, o que mais detesto são as novas palavras vindas do inglês.

    ResponderEliminar