Processadores da Intel desbloqueados por software (e a custo extra), um "monitor" projectado directamente nos olhos, ataque combinado aos sites anti-pirataria mostra o poder da comunidade, e um telemóvel do Facebook - assim como várias outras "curtas" de hoje.
Upgrade de CPUs Intel por Software?
A busca por lucro fácil não pára, e a Intel está agora a capitalizar numa técnica que irá gerar enorme polémica: pagarem para terem acesso a funções já existentes no CPU que compraram!
Neste caso, se compraram um processador Intel Pentium G6951, têm que pagar $50 extra por um código que vos dará acesso a 1MB de cache L3 e a activação do HyperThreading.
Embora este tipo de coisas seja comum em muitos outros mercados, esperemos que não seja o caso nos CPUs. (E se assim for, já se sabe no que vai dar... com o pessoal a "piratar" códigos para desbloquear os seus CPUs...) E a Intel bem que podia saber isso, nesta altura em que anda a ameaçar todos os que ousem utilizar o crack recentemente encontrado do HDCP.
RIAA e MPAA atacados por 4chan
Os sites da RIAA, MPAA e outros sites anti-pirataria foram "abaixo" num ataque de DoS (Denial of Service) coordenado pelo movimento underground 4chan - naquilo que alguns já consideram ser uma demonstração do que serão as manifestações do futuro.
Como motivo apontam a guerra que tem sido feita contra o Piratebay e justificam-se dizendo:
Anonymous is tired of corporate interests controlling the internet and silencing the people’s rights to spread information, but more importantly, the right to SHARE with one another.The RIAA and the MPAA feign to aid the artists and their cause; yet they do no such thing. In their eyes is not hope, only dollar signs.
Utilizando uma ferramenta de teste de carga para servidores - o LOIC (aptamente entitulado Low Orbit Ion Cannon) - os membros e simpatizantes com este movimento apontaram as "armas" aos servidores alvo e rapidamente os inutilizaram.
Resta saber se este tipo de acções conseguirá ter algum efeito real na política destas empresas e entidades - que continua a querer forçar as suas políticas ditatoriais em milhões de consumidores por todo o mundo.
Facebook a fazer um Smartphone?
Anda tudo em reboliço quanto a um possível smartphone do Facebook. Quem deu a notícia jura a pés juntos que é credível; o Facebook vem "negar" mas sem dizer que não... e outras coisas que tais.
Estejam ou não a fazer um smartphone; que seja baseado (ou não) em Android; isso é lá com eles, e se sair... que saia. Será o mercado a ditar se terão sucesso ou não.
Por este caminho, com a evolução das web apps - em que o mais importante acaba por ser um "browser" no equipamento - e com a facilidade de criação de modelos "derivados" do Android... não me parece que estejamos longe de começarmos a ver "smartphones" de qualquer marca que pense poder chegar a alguns milhões de pessoas/clientes. (Lembram-se dos pagers da Coca-Cola?)
AirScout projecta um "monitor" na Retina
A Brother apresentou o seu AirScout, um pequeno dispositivo que projecta imagens directamente na retina e cria um ecrã virtual de 16" que parece flutuar no ar.
As aplicações deste tipo de dispositivos são imensas, desde realidade aumentada a... tudo o resto.
Imaginem só o que seria poderem aceder a qualquer tipo de conteúdo sem o constrangimento do tamanho do ecrã físico que possam carregar convosco.
(Neste aspecto, consigo imaginar um futuro onde os "ecrãs" se tornem obsoletos, e as imagens sejam projectadas directamente nos olhos como este AirScout faz - ou, mais futuramente ainda, directamente injectadas no córtex visual no cérebro.)
Curtas
E mais algumas curtas em destaque hoje:
- iPhone 4 chega à China a 25 de Setembro
- App Store relaxa as restrições: C64 com BASIC e Google Voice regressam à loja.
- Novo Twitter usa Oembed para integrar sites externos na página
- EA aposta nos jogos no Android (eu não dizia que ia tudo "embarcar" no Android? :P)
- Apple TV como impulsionador do AirPlay
- Video Chat do Google com vídeo melhorado no Labs
to be fair, "movimento underground 4chan" é um pouco incorrecto.
ResponderEliminaro 4chan é apenas um forum de imagens. o movimento underground, se lhe quisermos chamar isso, seria "Anonymous" e não vem necessáriamente só do 4chan.
alias, normalmente os raids são de pessoas de outro forum (somethingawful) que utilizam o 4chan para espalhar as mensagens e obter participantes mais rapidamente, dado o volume de pessoas que visita os foruns do 4chan diariamente.
mais informação em http://en.wikipedia.org/wiki/Anonymous_(group)
já agora, não sei se está mencionado nessa entrada da Wikipedia mas o Anonymous não faz só coisas destrutivas. O Rick Astley ganhou o MTV Music Awards 2008 graças ao "Power of Anonymous" ;)
@Anónimo
ResponderEliminarSim, tens toda a razão. Obrigado pelas clarificações. :)