2010/11/29

Windows Phone 7 com Vendas "Fraquinhas"

A entrada tardia da Microsoft ao mercado dos "novos" smartphones (vamos ignorar os Windows Mobile pré-Android/iPhone) com o seu Windows Phone 7 demonstra que a MS está agora a pagar essa factura: a venda de equipamentos Windows Phone 7 tem sido muito reduzida.

O facto de serem também equipamentos "de topo", caros, e com um design bastante semelhante a todos os outros smartphones não ajudará a chamar a atenção.

Todos sabemos que a MS não é empresa que desista facilmente - e já demonstaram estar seriamente empenhados em fazer com que este WP7 se implante no mercado, dê por onde der.

(Nas primeiras impressões que tenho tido, ao mexer no LG WP7 que tenho para análise neste momento, a plataforma até me parece interessante, mas ainda bastante limitada por agora devido ao seu lançamento "à pressão", que não contempla sequer um simples copy-paste.)

A vertente Xbox parece-me ser uma das áreas em que a MS deva apostar, já que se trata de um segmento que não deve ser subestimado... e a outra seria o preço: a oferta destes equipamentos a preços "impossíveis de resistir" seria a forma mais rápida de atrair clientes... E a MS bem que me parece disposta a poder perder uns largos milhões de dólares nesta altura, para cativar mercado.

12 comentários:

  1. Não quero ser paranóico nem nada, mas esta afirmação vai lançar polémica:"...que não contempla sequer um simples copy-paste." :P

    ResponderEliminar
  2. @Daniel

    Há que ver o contexto das coisas...
    Quando o iPhone foi lançado, alterou radicalmente a forma de usar um aparelho sem "teclas".
    Coisas que até aí eram feitas de uma maneira, começaram a ser feitas de outras formas... e a maneira de seleccionar um texto com um "dedo" a tapar o ecrã não era ainda algo muito estudado.

    Claro que rapidamente começaram a surgir formas eficientes de o fazer - e sim, a Apple foi "lenta" a implementar a solução que lhes parecia ideal.
    Mas, já se passaram anos desde então: e nesta altura, com tantas formas de o fazer, é muito mais criticável que um aparelho lançado para o mercado saia sem isso.

    (E isto em nada isenta a Apple de críticas - temos por exemplo as "popup notifications" do iOS que estão a precisar de reforma radical há muito tempo!)

    ResponderEliminar
  3. Manuel Costa29/11/10 17:13

    Porquê que antes da Apple ter lançado uma actualização do seu iOS de forma a permitir Copy&Paste todos os utilizadores de um iPhone diziam que nunca tinham necessitado dessa função e agora nenhum deles passa sem ela? Não se chamará a isso fanatismo?

    ResponderEliminar
  4. @Manuel

    Se calhar conheces é fanáticos a mais. :)

    Ninguém está a dizer se seria possível viver com/sem algo. Quando não se tem uma funcionalidade, arranja-se a melhor forma alternatica de desenrascar quando é preciso (até chegou a haver copy-paste "web-based" no iPhone!)
    E é verdade que, mesmo tendo copy paste, por vezes passam-se semanas que não o utilizo... Não é isso que está em causa.

    Como disse, há que ver as coisas em perspectiva: e no momento em que aconteceram.

    Senão poderíamos seguir para a mesma lógica: como é que todos conseguiram viver sem uma "App Store" nos seus mobile até a Apple ter lançado uma? :)

    ResponderEliminar
  5. TO Manuel Costa.

    Deve ter muitos conhecidos. Para afirmar que TODOS não queriam e depois começaram a não passar sem......

    Como o Carlos escreveu e bem, o iPhone como pioneiro teve (e ainda tem) arestas para limar. O que não se percebe é que quem tem uma cultura de décadas em copiar (mal) a Apple, não tenha aproveitado para até "ridicularizá-la" por essa função vir de inicio.
    A ver vamos quem é que vai ser "enterrado" http://abertoatedemadrugada.com/2010/09/microsoft-enterra-iphone.html

    ResponderEliminar
  6. ... e não esquecer que eu até tenho uma admiração "de estimação" por este novo WP7! Acho o conceito bastante engraçado e com pernas para andar.

    Falta-lhe apenas ganhar a massa crítica inicial... pois depois, é diferente o suficiente para ir mantendo os seus fãs.

    ResponderEliminar
  7. Manuel Costa29/11/10 19:09

    @ Carlos Martins
    Antes da App Store da Apple já existiam "por essa web fora" muitos sites onde podiamos descarregar imensas aplicações para o Windows Mobile 6.X (e anteriores). Muitos desse sites tinham também versões mobile vocacionadas para a aquisição/download dessas aplicações. A Apple apenas pegou (e devo dizer de forma soberba) no conceito, melhorou-o e tornou a sua App Store na gigante que todos conhecemos.

    @ Kincas
    Copiar a Apple? Vais-me dizer que o Windows Phone 7 é uma cópia do iPhone? Ou será que o Windows 7 também é uma cópia do OS X? Ou que o Windows Server é uma cópia do... pois, a Apple não tem esse produto empresarial por isso a Microsoft não a pode copiar. Assim como o Office que também é uma cópia descarada do iWorks...
    Em relação a ser enterrado, devo apenas lembrar que o Windows Phone 7 entrou de forma tardia(por culpa própria) num mercado onde já há 2 OS bem implantados: iOS e Android. Talvez daqui a um ano as coisas não estejam assim tão más para os lados ma MS... A ver vamos... A concorrência só favorece o consumidor...

    ResponderEliminar
  8. Manuel Costa, windows 7 é uma mistura de OS X com KDE 3. todas as versões do windows copiaram sistemas da apple e não só (OS/2 tb mas aí a história é longa).
    além disso a apple tem o Xserve e o OSX para servidores, ao contrário do que afirmas. se bem que eles agora deixaram de produzir o Xserve.

    Quanto ao Office, foi comprado pela microsoft à mtos anos atrás e, entretanto, tb foi buscar algumas coisas ao wordperfect e outros. aliás, eles meteram dinheiro na corel para "estancar" o desenvolvimento do wordperfect, visto q o wordperfect, até essa altura, era, de longe, bastante superior.

    podia continuar aqui o dia todo.

    ResponderEliminar
  9. Manuel Costa30/11/10 09:15

    @ Anónimo (wtf?!)
    Como é que havendo tantas empresas tão "iluminadas" nunca conseguiram chegar ao número de vendas da Microsoft? Já sei: a Microsoft pagou a todas as outras empresas para não produzirem de forma a existirem apenas produtos Microsoft nas lojas... Acho que solucionei o caso...

    ResponderEliminar
  10. To Manuel Costa.

    Ficou patente de que (não) sabe do que fala. Ou seja disparates.

    http://store.apple.com/pt/product/MC588Z/A?fnode=MTY1NDAzOA&mco=MTkwMjM3OTI

    ResponderEliminar
  11. esse osX Server...

    vou implementar agora aqui na empresa com clientes mac e windows! Vamos ver como corre!

    ResponderEliminar
  12. Pessoal, vamos lá acalmar os ânimos - que ninguém anda aqui para se chatear.
    Todas as empresas têm coisas boas e más, todos "copiam/imitam" uns pelos outros naquilo que lhes interessam, uns mais que outros... e pronto, é como é.

    Todos são livres de terem as suas preferências - e deverão aceitar que há quem não concorde e tenha preferências diferentes.

    E enquanto assim for, cá estaremos para discutir os assuntos - mas conscientes de tudo isso. :)

    Para além do mais... isso são assuntos que melhor se discutem enquanto se mastiga uma francesinha! ;)

    ResponderEliminar