2010/12/29

Gadgets do Ano 2010


Estando já na recta final deste ano, é a altura ideal de olhar para trás e ver quais os gadgets que se destacaram no panorama tecnológico; alguns dos quais tive o privilégio de poder testar pessoalmente, graças aos equipamentos e produtos disponibilizados pelas marcas, e claro, ao nosso fundo para gadgets.

Foram mais de 20 as análises feitas durante este ano no Aberto até de Madrugada, do Asus O!Play Air ao Optimus Boston, sem esquecer aqueles gadgets mais apetecíveis como os: iPad, iPhone 4, Galaxy S e Galaxy Tab.

Vamos então ver quais foram os:

Gadgets do Ano 2010 - Aberto até de Madrugada



Medalha de Bronze

Microsoft Kinnect

O Kinect da Microsoft ganha a medalha de bronze. Este inovador sistema de controlo merece destaque especial pois para além da sua utilização como controlador de jogos, abre novas perspectivas para formas de controlo e interação com muitos mais sistemas no futuro. Os projectos que têm surgido usando o Kinect dão-nos uma pequena ideia das coisas que estarão para vir... e muitas mais coisas "inimagináveis" surgirão nos próximos meses.



Medalha de Prata
Galaxy S - iPhone 4

A nossa medalha de prata 2010 vai para o Samsung Galaxy S e para o iPhone 4. Estes equipamentos definiram os smartphones "de topo" que se tornaram na tentação de milhões de pessoas durante o ano que agora termina. O iPhone 4, mesmo envolvido em polémicas por causa da antena, deu um salto de gigante na qualidade de construção e trouxe-nos um ecrã de referência que impressionou tudo e todos.
Já o Galaxy S da Samsung, marcou um ponto de viragem nos equipamentos Android, mostrando que é efectivamente uma alternativa bem credível e viável e potencialmente capaz de atrair mesmo alguns dos clientes da Apple.



... E agora para o Gadget do Ano 2010... a medalha de ouro vai para...


Medalha de Ouro
Apple iPad

Não há como fugir... o Apple iPad foi o gadget que marcou o ano de 2010, mesmo se só recentemente cheou oficialmente ao nosso país.
O iPad materializou aquilo que há mais de uma década andava a ser prometido, mas nunca concretizado: o sonho de um "tablet" digital, que substituisse (até certo ponto) livros e computadores.
Aliado a tudo isto, oferece ainda uma autonomia invejável, que faz com que possa verdadeiramente ser usado sem preocupações.
Sim, 2011 trará muitos mais tablets, de diversos fabricantes e com diferentes sistemas operativos... Mas foi o iPad que marcou o início desta era que se irá prolongar pelos próximos anos.


6 comentários:

  1. Acho que ficou um pouco baralhado mas fizes-te bem em criar o tópico :)

    ResponderEliminar
  2. Até tu, Brutus?

    ResponderEliminar
  3. Goste-se ou deteste-se (neste campo parece não haver espaço para sentimentos intermédios), o Ipad foi, sem a menor sombra de dúvida, o gadget que mais marcou 2010, e desconfio que o marco vai ficar na história da tecnologia, tal como ficaram o surgimento do IBM PC, do Macintosh, do CD, do Ipod, etc.

    ResponderEliminar
  4. Permitam-me discordar, mas a grande novidade do ano em termos de gadgets foi a plataforma Android, ao trazer até às mãos do utilizador comum N equipamentos a preços acessiveis, e com inúmeras funcionalidades, permitindo tirar proveito da Internet.

    ResponderEliminar
  5. Discordo de quem discorda. Pelo menos a argumentacao nao esta correcta. O meu velho PDA Windows já acede a internet a vários anos, antes do android aparecer em cena. Ate os nokias já o fazem

    ResponderEliminar
  6. Anónimo,

    Aceder à internet não é o mesmo que tirar proveito dela, ser fácil de usar e dar uma boa experiência.

    Já o meu Nokia 6600 tinha um browser simples para aceder à internet (que nunca tinha usado até recentemente quando o meu HTC Magic pifou). Mas não é à toa que os iPhones e Androids são muito mais usados para isso do que quaisquer outros telemóveis!

    ResponderEliminar