2010/12/29

Viewfinder Híbrido da Fuji X100

Em qualquer máquina fotográfica, há um elemento fulcral que muitas vezes é capaz de arruinar por completo uma excelente máquina: o visor (viewfinder) pelo qual o fotógrafo olha para o mundo para enquadar as fotografias.

Os visores ópticos oferecem uma imagem clara e desobstruída, mas não permitem sobrepôr muita informação; os ecrãs electrónicos são mais versáteis, mas não podem recriar a nitidez e cores das imagens reais.


E por isso a Fuji tentou combinar ambos para obter a melhor solução possível: o Hybrid Viewfinder, que equipa a Finepix X100.


A X100 oferece dois modos de visualização que podem ser seleccionados através de um selector físico na câmara: um modo óptico ao estilo das SLR tradicionais, e um modo electrónico semelhante ao das câmaras digitais.

A solução passou por usar a técnica do ecrã iluminado nos visores ópticos tradicionais, aqui adaptado a um ecrã LCD de alta-resolução: permitindo uma imagem digital completa sobreposta na imagem real óptica vista pela lente da câmara.


Parece-me uma solução simples e eficaz... e agora é só esperar que rapidamente seja utilizada por mais marcas e em mais modelos (de preferência mais acessíveis :)

3 comentários:

  1. Então mas isto não é o equivalente ao LiveView da sony?!

    ResponderEliminar
  2. @Zhead

    Liveview é (habitualmente) usado para designar o modo de estar a ver a imagem captada no sensor (em vez de estar a ser direccionada para o viewfinder pelo espelho).
    Aqui estás a ver a imagem óptica, com digital sobreposto (que se transforma em liveview digital quando o espelho desce).

    ResponderEliminar
  3. I see. Mas por acaso quando li pareceu-me exactamente o mesmo, o que era de estranhar porque a minha sony a350 (fez 2 anos este natal) já tinha essa capacidade e portanto não podia ser essa a novidade.
    É sempre bom estar informado.
    Ty

    ResponderEliminar