2011/01/08

iPad 2 em Fevereiro?

Kevin Rose (fundador do Digg) diz que o iPad 2 poderá chegar bem mais cedo do que se pensa, dizendo que tem informações credíveis de que a Apple o poderá anunciar nas próximas 3-4 semanas, possivelmente no início de Fevereiro.

Ora, é certo que as "capas" para o novo iPad tem surgido com frequência, e parecem bater certo umas com as outras... o que dá alguma credibilidade à coisa.
Por outro lado, o anúncio nesta altura poderia servir também de "travão" a todos aqueles que poderão estar a considerar a compra de um outro Tablet, deixando as pessoas a "salivar" pelo iPad que estará para chegar - possivelmente com características tão, ou mais, atractivas.




Fala-se de que o iPad 2 terá duas câmaras (algo mais que esperado e quase certo), assim como o giroscópio que surgiu com o iPhone 4, a par de processadores ainda mais evoluídos (dual core?) e mais memória. Os 256MB de Ram do iPad original já são poucos para um iOS com multitarefa.

A grande incógnita será a resolução do ecrã do novo iPad 2.



Parece-me que estará posta de parte a hipótese de um "Retina Display" para o iPad. Quadruplicar a resolução do LCD de 9.7" do iPad seria um feito tecnológico... monumental! Passaria de 1024x768 para uns incríveis 2048x1536! É preciso relembrar que isso faria com que o iPad 2 tivesse uma resolução superior à que se pode encontrar em ecrãs de 24-26", representando muitos milhões de píxeis que obrigariam a uma placa gráfica bem poderosa - e consumidora de energia.

Por outro lado, se a resolução aumentar apenas ligeiramente, para valores mais "normais" como 1280x960 ou algo equivalente, fará com que os developers tenham ainda mais trabalho para desenvolver as Apps. Já para não dizer que fará com que eventualmente, daqui por 1 ano ou 2, novamente seja necessário aumentar a resolução com um novo Display - causando ainda mais dores de cabeça com resoluções a serem suportadas pelas Apps.

Mas, tal como o Retina Display surgiu de forma inesperada, será que a Apple se prepara para repetir a dose no iPad 2, oferecendo uma resolução "escandalosa", que lhe permita ficar estabilizar essa questão para os próximos anos?


Fala-se ainda da possível existência de uma porta USB standard, o que poderá vir no seguimento das imposições europeias do formato de carregamento standard. Mas, o que seria mesmo interessante, seria ver a Apple a apostar num modo de carregamento "sem fios".


E a última grande incógnita será o preço. Uns argumentam que a Apple poderá manter o iPad anterior a preço reduzido, e o iPad 2 a preços equivalentes aos que já existiam; enquanto outros dizem que passará a existir apenas o novo modelo, e que este terá um preço ainda mais competitivo.

A mim parece-me mais lógico que os preços se mantivessem - visto que o preço do iPad acaba por já ser bastante competitivo face à concorrência (que por agora ainda é, na sua quase totalidade, "virtual") - e que o anterior iPad 1 fosse oferecido a preço de saldo!
(Por outro lado, esta medida poderia conduzir à canibalização de vendas do novo modelo... embora eu tenha a certeza que os argumentos que forem apresentados farão com que todos desejem o novo modelo. Afinal, isso é das melhores coisas que a Apple sabe fazer.)


O iPad original tornou-se num dos objectos mais desejados do ano de 2010. Será que o novo iPad 2 conseguirá repetir o feito em 2011? A resposta poderá estar a poucas semanas de distância...

6 comentários:

  1. Em relação à resolução há que salientar que o feito tecnológico não era deles mas de quem desenvolve os ecrãs, depois esta resolução 2048x1536 num ecrã daquelas dimensões é simplesmente ridículo! Não trazia vantagens nenhumas! Quando já não fizer diferença, a nível de consumo, preço, etc etc que se coloque, neste momento ninguém ganha nada com isso a não ser as pessoas do costume que usam estes dispositivos com microscópio :) Achava muito mais importante que apostassem em melhorar o contraste!

    ResponderEliminar
  2. A ideia é aproximarem-se dos 300dpi nos ecrãs... e sim, a partir daí é que já não haverá grandes vantagens em aumentar ainda mais os DPIs.

    ResponderEliminar
  3. Ipad a preço de saldo? Parece-me bem :p Ate sou capaz de viver com as "limitações" do ipad(1) hehe

    ResponderEliminar
  4. António Coelho8/1/11 17:59

    Viva

    Há uns tempos atrás, disse a um amigo que, em 2011, iria ter um iPad1 (usado) por 200€ ou menos..., acho que estou cada vez mais perto... ;)
    (Obrigado S. Jobs e geeks...)

    ResponderEliminar
  5. Um modo de carregamento sem fios seria outra "bomba"....

    A Câmara traseira é que me parece sempre algo pouco útil nos tabletpc, para mais nos modelos grandes. E que pode fazer crescer o preço ou ocupar espaço necessário a outras partes técnicas.

    ResponderEliminar
  6. O que me agradava saber era como anda o processo (que tipo de hardware e datas) dos novos macbook's pro!

    Isso é que é importante! Agora Ipad's... nnaahhhhh :)

    ResponderEliminar