2011/01/08

Re-Rite - Orquestra Virtual em Lisboa

O Aberto até de Madrugada teve o privilégio de ser convidado para ver (e ouvir) em primeira mão a instalação musical interactiva Re-Rite – Be the orchestra. Um projecto da Philarmonia Orchestra de Londres que chega a Portugal integrado no Gulbenkian Música 10/11 com o apoio tecnológico da Samsung.

O projecto pode ser visto por todos os interessados, de 9 a 23 de Janeiro no MUDEMuseu do Design e da Moda de Lisboa, num piso nunca antes aberto ao público, com entrada livre.


O projecto Re-Rite – Be the orchestra, consiste numa instalação interactiva na qual fluem várias imagens vídeo da Philarmonia Orchestra a interpretar A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, conduzida por Esa-Pekka Salonen. Assemelhando-se a um puzzle, o projecto consiste numa revolucionária instalação digital filmada com 29 câmaras distintas e com microfones em todas as secções da orquestra, permitindo observar secções específicas de instrumentos como se o espectador estivesse no meio da Orquestra.



O Re-Rite – Be the orchestra inclui ainda comentários do maestro e de vários músicos, assim como uma sala de percussões, onde um vídeo informativo conduz o público e mostra o que deve fazer para acompanhar a orquestra. À medida que o visitante vai andando de sala para sala, cada uma delas tem uma projecção dessa secção. O espectador pode ‘sentar-se’ entre a secção de trompas ou mesmo tentar dirigir ou equalizar o som na mesa de mistura e ouvir tudo junto na régie.

Como diz Esa-Pekka Salonen, Maestro Principal e Conselheiro Artístico:
 “Estar no meio de uma orquestra, experimentar a sensação de 101 instrumentistas a lançarem-se a esta peça icónica de música, é uma das descargas de adrenalina mais fortes que existem, que quero partilhar com o mundo.”




Deixo-vos agora com o relato do meu caro amigo Luis Correia, que uma vez mais fez o papel de "correspondente especial" do AadM na capital. :)






Situado no coração da baixa pombalina, o MUDE está instalado no antigo edificio do BNU, no nº24 da Rua Augusta. Esta instalação multimédia interactiva ocupa todo o terceiro piso do edificio, que pela primeira vez está aberto ao público.


Foi-nos dada uma pequena apresentação do que se trata, e ficamos a saber que iremos ver e ouvir a peça musical "A Sagração da Primavera" ("The Rite of Spring" no original) de Igor Stravinsky de uma forma nunca antes vista.


Para criar toda esta experiência multimédia, foram utilizadas 29 câmaras e microfones em todas as secções da orquestra, que nos permitirão estar completamente imersos em som e imagem.

Segundo o director técnico, as filmagens demoraram aproximadamente seis horas, sendo tiradas em vários segmentos, com os membros da orquestra organizados por tipo de instrumento. Este material foi depois editado durante 6 semanas, onde os pormenores de edição foram ajustados "frame-a-frame". Por exemplo, para manter tudo sincronizado, num só segmento de 10 segundos, foi necessário remover um frame no 1º segundo, adicionar um no 2º segundo, etc. etc. até que a sincronização entre todos os elementos visuais e sonoros fosse perfeito.


Após todo esse trabalho de captação, a "dor-de-cabeça" prosseguiu com a instalação multimédia necessária para reproduzir tudo isto de forma igualmente perfeita e sincronizada.

Novamente foi necessário garantir que o sincronismo fosse feito ao nível de cada frame, para que nada falhe durante os 36 minutos de duração desta experiência.


A tolerância dada permite apenas que - no pior caso - ao fim desses 36 minutos, possa haver um desfasamento máximo de apenas 3 frames.


O terceiro piso onde decorre este espectáculo multimédia está decorado de forma curiosa, já que não existem quaisquer revestimentos nas paredes, chão e tecto, ficando com um aspecto bastante "cru".


Decoração que acaba por funcionar devido à pouca iluminação usada para maximizar a experiência sensorial deste Re-Rite.
As diversas zonas são divididas por panos pretos, que permitem que o som se espalhe por todo o espaço.


Há dois músicos presentes no evento, tocando a parte do seu instrumento ao vivo, e há também uma zona onde podemos tocar um de cinco instrumentos, com instruções num ecrã: um bombo, uma pandeireta, um 'gongo', um reco-reco e o triângulo .




Noutra zona, podemos experimentar os nossos dotes de maestro, sendo possível escolher a imagem a mostrar num dos projectores, e controlar o volume das várias secções de instrumentos. Francamente, fartei-me de brincar com isto e não notei grandes diferenças. O som ambiente 'polui' demasiado para se ouvirem as variações - mas também posso ser eu e "os meus ouvidos duros".



Há também um lounge onde podemos ver e ouvir comentários sobre a obra pela voz do próprio maestro.

... E o curioso é que estes 36 minutos passam a correr e saímos de lá com vontade de repetir a experiência!


Parabens à Samsung pela colaboração técnica com o projecto e por nos ter proporcionado a possibilidade de ver este espectaculo pela primeira vez; a disponibilização das máquinas fotograficas; assim como os computadores para transferir as fotos para uma usb pen. O que ajudou bastante na captação destas imagens.


-- fim do relato --

O meu agradecimento ao Luis, pelo seu relato na primeira pessoa! :)

Por último, interessa referir que a entrada é gratuita e aberta a todos, pelo que se tiverem oportunidade, de 9 a 23 de Janeiro, dêem um salto ao MUDE para verem isto ao vivo!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)