Nas notícias de hoje temos em destaque:
- os novos CPUs da AMD,
- a segurança dos nossos dados por vezes indevidamente revelados nas redes sociais,
- futuro Android só para dual-cores,
- a Internet TV,
e muito mais...
CPUs AMD Fusion
Para competir com os novos CPUs Sandy Bridge da Intel, a AMD aposta naquilo que melhor sabe fazer: chips eficientes. Os novos AMD Fusion não tentam competir com a Intel no desempenho "puro e duro", mas oferecem eficiências que permitirão autonomias de 10h ou mais nos portáteis.
Resta saber se não virão infestados com DRM, e que tal se comportarão face aos ARM que também prometem autonomia acima da média e que com a chegada dos modelos multi-core, certamente começarão a entrar no segmento dos netbooks e tablets de forma cada vez mais agressiva.
Dual Core obrigatório para Android Honeycomb?
Algumas fontes dizem que o futuro Android vocacionado para os Tablet, o Android Honeycomb irá necessitar de processadores ARM Dual Core e uma resolução mínima de 1280x720. Isto eliminaria à partida a possibilidade de upgrade para a grande maioria dos tablets Android já existentes, como o Galaxy Tab.
Veremos se estas informações se concretizam - mas se assim for, esta posição poderá fragilizar ainda mais o volátil mercado Android, já bastante frustrado com a demora/inexistência de actualizações para o dispositivos já existentes.
Google TV, Apple TV, Xbox TV?
A corrida às salas de estar continua, e embora muitos argumentem que a tecnologia e os interfaces ainda não estão "no ponto" para convencer os consumidores, isso não impede que as empresas continuem a tentar.
A Microsoft é uma das últimas a chegar - o que não deixa de ser estranho, já que seria uma das empresas mais bem posicionadas neste segmento (com a interligação entre computadores e Xbox, e o Windows Media Center) - e promete revelar a sua TV box na CES nos próximos dias (preferia vê-los a apostar na Xbox como media center, mas veremos o que sai dali.)
Enquanto isso, a Apple começa a atacar o mercado dos DVDs, oferecendo funcionalidades extra nos filmes digitais descarregados do iTunes - como a possibilidade de pesquisar por texto e ir directamente para a cena em questão do filme, partilhar cenas nas redes sociais, entre outros. E até a Intel com os seus Sandy Bridge com DRM quer entrar no esquema.
No entanto, o ponto central da questão é: como é que os actuais distribuidores/canais de TV vão reagir a tudo isto? Agora que já repararam que estes métodos são o futuro, muitos andam a tentar atrasar o processo até decidirem a melhor forma de ganhar dinheiro.
Espero que não se esqueçam que uma grande maioria dos internautas já paga mensalidades "obscenas" para ter acesso a esses e outros canais - e não deixa de ser ridículo pagar para ter "100 canais"; e depois ter que pagar extra para poder ver alguns deles de forma "digital" via Internet.
Segurança na Internet e Fora dela
Numa altura em que se tem causado algum reboliço com a notícia de que o FBI e o Governo dos EUA querem aceder à nossa base de dados dos BI e de ADN, não deixa de ser caricato que muitas das pessoas revelam - talvez - informações bem mais pessoais e sensíveis em redes sociais que todo o mundo pode ler. Algo que vai de encontro aos resultados de um estudo feito sobre os riscos das redes sociais.
Curtas do Dia
- Firefox ultrapassa IE na Europa
- Apple aproxima-se da Mobil - Mais um pouco e temos o material Apple mais caro que o petróleo... :)
- Enquanto isso, há quem duvide seriamente de quem pense que o Facebook valha 50 mil milhões.
- Resultados das medidas anti-pirataria em França: descem os torrents, sobe o Mega upload. Havia dúvidas?
tinha a ideia que os CPU da AMD eram comilões e muito quentes, 10 horas de autonomia é mt bom, isso nos Apple seriam meninos para mais umas horitas....
ResponderEliminar@Marco Batista
ResponderEliminarTirando o ano 2000 qd eram simplesmente potentes, sempre tiveram á frente no consumo e temperatura até chegarem os ICORE. Mesmo agora o meu 5050e é super poupado como nenhum Intel.
Foi com muita preocupação que eu li essa noticia dos EUA querem as nossa base de dados de BI e DNA. O para que raio querem eles isso, e pior para que é que o nosso governo os vai ceder? Sim, porque certamente os vai ceder. Então e a nossa, segurança e a nossa privacidade? Será que nos podemos queixar à UE antes de tal acontecer?
ResponderEliminarDe qualquer das maneiras os EUA ficavam a ganahar mais se comprassem ou acedessem aos dados do facebook, certamente teriam acesso a mais informações.
Mais uma coisa, faz-me confusão ver que as pessoas ainda não aprenderam com as lições do passado. Neste caso estou a referir-me à "valorização" do facebook por uma das empresas responsáveis pela ultima crise económica mundial.
ResponderEliminarAs pessoas já se esqueceram da Enron, das Dot Com, e agora do Subprime. Será que as pessoas nunca aprendem?
@ Anonimo
ResponderEliminarO sub prime esta intrinsecamente ligado à bolha das .dotcom apesar de todos os anos depois, foi devido a uma medida em resposta ao rebentamento da bolha que aconteceu o que aconteceu
O caso da Enron é diferente pois estávamos perante a falsificação de resultados para cima para agradar ao accionistas.