2011/01/05

Notícias do Dia

Com a chegada iminente da CES 2011, que vai decorrer de 6 a 9 de Janeiro em Las Vegas (ainda não é desta que lá fui, talvez para o ano... ;) todas as atenções se centram sobre o que lá será apresentado; mas ainda se arranjam outras coisas interessantes, como a sensibilidade do touchscreen do Google Nexus S, imagens do Sony PSP Phone, as diferentes App Stores no Android, Tablets e mais Tablets (não se esqueçam de espreitar estes Tablets Android da Asus) e muito mais.




Google Nexus S mais sensível ao Toque?


Os dias dos limitados touchscreens de tecnologia resistiva já lá vão, tendo sido substituídos pelos mais evoluídos touchscreens capacitivos multitouch. No entanto, quem pretender utilizar estes touchscreens com luvas normalmente descobre que tal não é possível... Mas eis que o Google Nexus S vem baralhar as coisas: aparentemente, o Google Nexus S tem touchscreen capaz de detectar toques com luvas.
Sensibilidade mais afinada, ou nova tecnologia de touchscreen... é que falta saber.


Vendas na Chrome Web Store "paradas"

Depois da euforia inicial, as vendas na Web Store do Google Chrome têm estado bastante paradas. Se eu servir de exemplo, tirando a primeira vez que lá fui espreitar aquilo, nunca mais lá voltei.
É certo que a Web Store se tornará mais atractiva e necessária quando o Chrome OS for lançado... mas até isso acontecer não há verdadeiramente grandes incentivos a que lá se regresse regularmente.


Amazon App Store para Android

Sim, a Amazon vai fazer o papel de "Apple", e começar a validar/verificar Apps Android para quem prentender que estas apareçam na Amazon App Store para Android. Por um lado, poderá ser forma de dar mais confiança aos utilizadores - numa altura em que a confiança depositada nas Apps que se instalam se revela de importância cada vez maior (um malware instalado num mobile poderá ser potencialmente mais perigoso do que um instalado num desktop) - mas por outro lado, já começam a chatear as "App Stores" de terceiros a surgirem na plataforma... Daqui a pouco, em vez de um repositório centralizado, temos 1001 repositórios, cada um para a sua empresa/App.


Vendas de Tablets vão Duplicar em 2011

Quem o diz são os nem-sempre acertados analistas; mas desta vez tenho que admitir que até concordo com as suas projecções de que as vendas de Tablets vão duplicar em 2011.
O iPad foi o sucesso que se viu, e o iPad 2 previsivelmente seguirá pelo mesmo caminho - agora acompanhado de ainda mais ofertas por parte da concorrência: os tablets Android, Blackberry, WebOS e até mesmo os Windows (embora neste último caso os preços possam ser um problema).

Há também rumores de que a Apple poderá largar uma "bomba" no mercado, baixando o preço do iPad 2 para valores ainda mais atractivos - algo que a Apple bem poderia fazer e que "arreliaria" por completo os concorrentes.

E por falar em tablets "anti-iPad" fiquem com mais um vídeo do PlayBook em funcionamento:




Internet já é a Principal Fonte de Informação

Para os jovens dos 18-29 anos, a Internet já se tornou na sua principal fonte de informação ultrapassando os jornais e a TV. Mesmo se nas faixas etárias superiores a televisão ainda domine, a tendência é a mesma: declínio dos outros meios de informação e a subida da Internet.

Sony PSP Phone final?
Já começam a surgir imagens credíveis do que deverá ser o Sony PSP Phone final e que aqui surge com o Android 2.3 instalado.
Uma coisa é certa, com a Sony por trás, este poderá ser o impulso que a plataforma precisa para atrair os game developers que por agora têm as suas atenções voltadas para os dispositivos iOS da Apple - e até pode servir para o consolidar como plataforma "estável" para jogos.


Abusos dos Direitos Digitais

Eu tenho que admitir que sou um fã dos conteúdos digitais, e não me incomoda nada que os mesmos estejam "na cloud", para acesso apenas quando "me apetecer". No entanto, estes avanços estão a ser usados (e abusados) para limitar drasticamente os direitos dos consumidores - e isso é algo a que todos deverão estar atentos.
É que cada vez mais seguimos para um futuro onde nada daquilo que compramos é nosso, mas simplesmente "alugamos" o direito de usufruir de algo - e sujeito a medidas muito restritivas.

Quando se compra um livro, CD ou DVD, podemos fazer praticamente tudo aquilo que nos der na cabeça: emprestá-lo, revendê-lo, ou até oferecê-lo a quem quisermos.
No caso dos conteúdos digitais comprados via web, as coisas são bem diferentes - sendo que não têm direito a nada disso.

(O que me volta fazer a dizer que há necessidade de uma revolução nesta área!)


Curtas do Dia

3 comentários:

  1. eu tambem consigo mexer no meu boston com luvas :D(e nao nao estou a gozar consigo mesmo )

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/1/11 09:55

    É bom saber que não sou só eu que me preocupo com a questão dos "alugueres" indefenidos e a falta de direitos cada vez maiores do consumidor em relação aos "direitos digitais".
    A minha questão é: E o que é que nós consumidores podemos fazer em relação a isso?

    ResponderEliminar
  3. @Carlos
    Abusos dos Direitos Digitais: É TÃO verdade o que disseste. Não admira que a pirataria esteja tão difundida. Quando compro uma coisa, seja uma música ou um livro, quero fazer o que me apetecer com ele! Quando me apetecer! :)

    ResponderEliminar