Não me quero armar em Nostradamus, mas acho que será interessante aqui deixar ficar algumas "previsões tecnológicas" sobre o que nos poderá trazer este ano de 2011 que agora tem inicio.
Com sorte, não cometerei nenhuma calinada como aquelas que figuram nas piores previsões tecnológicas de todos os tempos. ;)
Por isso, aqui ficas as previsões para 2011 do Aberto até de Madrugada, e daqui por um ano cá estaremos quais as que foram acertadas e quais as que foram completamente ao lado!
- Android começará a tornar-se na plataforma principal para alguns developers
- iPhone/iOS receberá actualizações "de relevo" para combater o peso da sua idade que já começa a fazer-se sentir (e que inclua um novo sistema de notificações!)
- Ainda não será este ano que veremos baterias milagrosas que permitam smartphones potentes com autonomia para vários dias
- Os tablets começarão a surgir em força, mas ainda terão que superar o "avanço" que o iPad da Apple tem (talvez para 2012?)
- Impressoras 3D começarão a fazer-se notar cada vez mais
- Com os portáteis a tornarem-se cada vez mais finos (SSDs e o adeus às drives ópticas), a fronteira entre tablets e portáteis (tablets com teclado) ficará cada vez mais esbatida.
- O 3D continuará a ser "impingido" aos consumidores, como sendo uma grande coisa
- O uso dos comandos de voz nos mobiles começará a tornar-se num dos métodos mais comuns e utilizados de controlo
- Uma nova empresa/serviço surgirá que se tornará no centro das atenções, para desenjoar do "Facebook/Twitter/Google"...
- A domótica irá finalmente começar a ser encarada como uma necessidade, por força do custo crescente de electricidade e necessidade de melhor controlo dos desperdícios. (O que será bom para o crescimento da A Minha Alegre Casinha :)
- O Aberto até de Madrugada irá conseguir duplicar o número de visitantes. :)
E vocês? Arriscam-se a deixar algumas previsões nos comentários?
só falta o lift of de ipv6, home telepresence e em SO´s = meego :)
ResponderEliminarBom ano!
@Carlos acho que esta frase "Android começará a tornar-se na plataforma principal para alguns developers" não diz nada lol é como a lei Portuguesa vai ser sempre verdade ou mentida, depende apenas do gosto.
ResponderEliminarmeego +1!
Android terá uma IDE nova feita exclusivamente para android open source?
ResponderEliminarConcordo com as notificações do iphone, já devia era de estar!! -.-'
Acho que a apple vai incluir widgets no iOS e melhorar as Folders.
Ainda no iOS talvez um appswitcher novo.
say what?
ResponderEliminarum novo IDE?
kal? o eclipe n chega?
o SDK sempre foi open source tambem.
A Google vai encontrar cada vez mais problemas com a UE em relação a problemas de competitividade, como a Microsoft há uns anos;
ResponderEliminarOs discos SSD vão ter um grande boom este ano;
O Chrome OS não vai dar em nada (pelo menos neste ano)
- Android vai entrar no mercado dos PC's. (fim do Chrome).
ResponderEliminar- Início do fim dos teclados e dos ratos. "Voice-command" entra no mercado "à séria".
- Queda do "Facebook" e do "Twitter".
- Google compra a Adobe.
- 3D emerge com maior força.
- A minha prima marreca e surda de um olho vai-se casar.
Isto sim, são previsões "à Zandiga".
Um óptimo ano para todos.
Aqui fica a minha previsao :oP
ResponderEliminar- a Apple vai evoluir o AirPlay para que seja possivel tambem ver conteudos de bibliotecas externas no iPad e iPod;
- Vao por o Facetime a funcionar sobre 3G e abri-lo a outras plataformas (e, sobre isto, aqui fica a minha teoria da conspiracao: A Apple vai fazer isso este ano PORQUE cortou o trafego ilimitado 3G ha alguns meses e agora o Skype lancou um cliente com suporte video. Ora, aqui esta a oportunidade ideal para estenderem o facetime a outras plataformas, com a desculpa de que "estao a acompanhar a concorrencia". No entanto, a razao verdadeira foi que nao o fizeram logo para a AT&T poder acabar com os planos de dados ilimitados)!
- o iPad novo vai trazer o que as pessoas tem andado a dizer que vai trazer: camera(s) e video chat no facetime :oP [algo que so nao fizeram no primeiro ipad pelas razoes obvias que todos sabemos].
Abraco,
Luis Miguel