2011/05/30
Asus PadFone
Não há dúvida de que a ASUS tem tido excelentes ideias. Quem é que se lembrou de criar o conceito do netbook? E agora mais recentemente o bem desejável Eee Pad Transformer. Mesmo se por vezes algumas das suas experiências não resultem tão bem quanto se desejaria, como é o caso do tardio Eee Keyboard.
Agora, eis que um novo conceito chega ao mercado, e que embora não seja completamente revolucionário (a Motorola também já tinha apresentado conceitos semelhantes), poderá ter "pernas para andar"... desde que os preços sejam atractivos.
Apresento-vos o Asus PadFone!
Este PadFone permite mistura o conceito de smartphone com um tablet, mas com a originalidade de usar o smartphone como "cérebro" do tablet. Tal como o Eee Pad Transformer encaixa no teclado para se tornar um netbook, também este smartphone PadFone encaixa num tablet para se tornar num... tablet.
Considerando que o custo de um smartphone de topo ronda os 500-600€ e partilha praticamente o mesmo hardware (CPU, GPU, RAM, Flash) que um Tablet contém, este tipo de solução poderá ter bastante sucesso - desde que a componente "tablet" possa ser fornecida a preço bastante competitivo (já que no fundo, trata-se apenas de um LCD, e quanto muito uma bateria extra.)
Imagine-se o que seria poderem transformar o vosso smartphone em tablet por 100 e poucos euros, em vez de serem obrigados a gastar mais 300 ou 400 num tablet? Seria um sucesso!
Maior sucesso seria ainda, se este "PadFone" fosse ele próprio compatível com o teclado/base do Eee Pad Transformer; fazendo com que este PadFone passasse a ser um 3-em-1! Smartphone, Tablet, e Netbook - conforme as necessidades do seu utilizador.
A ideia é excelente... resta-nos agora esperar que os preços também o sejam. ;)
P.S. - Não tenho culpa que estes novos equipamentos da ASUS tenham surgido na semana em que decidiram apoiar o AadM e em que será feito o lançamento do Eee Pad Transformer em Portugal! :P (Isto para aqueles que pensarem que isso teve alguma influência nas notícias que destaquei - o que não é o caso.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Qual o sistema operativo a ser utilizado? Seria o mesmo para ambos os dispositivos? A ideia é interessantíssima.
ResponderEliminar@Alessandro
ResponderEliminarAndroid. Sim, o "tablet" serviria apenas como ecrã maior - nem funciona sem o smartphone lá dentro.
A ASUS deu a entender que sairia com o futuro Android "Ice Cream" - lá para o final do ano - já que o Google não permite o uso do Honeycomb em smartphones.
Como já conversámos, manter um tablet e um smartphone actuais não é de todo comportável. A alternativa passa por actualizar de 2 em dois anos.
ResponderEliminarA solução 3 em 1 seria realmente brilhante.
Esta seria uma boa solução para manter os equipamentos actualizados.
Claro que a questão do preço continuaria a ser fundamental, mas ao ver as apostas da Samsung com o Galaxy S e S2 e se se confirmarem as expectativas para o transformer, esta variável passaria a ser secundária.
Ya. Com o pessoal cada vez mais pitosga dá jeito. Uma lente de aumentar também.
ResponderEliminarA história tem-nos mostrado que as pessoas não querem dispositivos demasiado artilhados ou complexos. Pelo contrário, querem simplicidade e elegância. Esta proposta vai no sentido contrário. Não estou a ver como possa ter sucesso, mas posso estar redondamente enganado.
ResponderEliminarAcho que gosto mais deste formato: slide in e com portas extra! http://www.engadget.com/2011/05/30/transphone-pairs-tablet-and-handset-emerged-before-asus-padfone/
ResponderEliminarAlguem sabe quando é que o ASUS PADFONE esta em portugal ??
ResponderEliminar