2011/07/14

Análise Kingston DT Ultimate USB 3.0


Depois das pens USB se terem tornado tão comuns (e baratas) permitindo que qualquer um de nós possa andar com vários gigabytes no bolso sem que isso "lhe pese", eis que chega o tempo de se começarem a popularizar as Pens de memória USB que dão uso à mais recente geração do USB, o 3.0.

É o caso desta Kingston DataTraveler Ultimate de 16GB com USB 3.0 e que anuncia velocidades de 100MB/s em leitura e 70 MB/s em escrita - valores que são reduzidos para apenas 30MB/s em ambos os casos, quando usada numa porta USB 2.0.

Vamos lá então ver se estes números se confirmam....


A Kingston DT Ultimate 3.0


Por fora, esta pen USB da Kingston é semelhante a tantas outras que nao merece reparos especiais... a não ser o volume ligeiramente exagerado, e uma tampa "solta" - que para além de se poder perder facilmente, encaixa apenas numa única posição devido aos encaixes para a ficha USB descentrada



Em Funcionamento


Não fará grande sentido comprar uma Pen USB 3.0 se não se tiver um computador com portas USB 3.0; no entanto, e como o USB 2.0 ainda continua a ser o mais comum, vamos ver que tal esta DataTraveler se comporta em ambos os casos.

Usando uma porta USB 2.0:


Uma vez que as estimativas do Windows nunca são de fiar, os resultados foram obtidos copiando um ficheiro com cerca de 700MB de/para a pen, e fazendo a média do seu tempo.
Embora por vezes se atingissem velocidades superiores "de pico", os resultados validaram os anunciados pela Kingston, com médias de 30MB/s quer em escrita quer em leitura.

Mas... o que interessa mesmo é ver que tal ela se comporta quando ligada a uma porta USB 3.0:


Em leitura, houve alturas em que até pensei estar a ver mal, já que o Windows dizia estar a ler da pen a velocidades superiores a 200MB/s! No entanto, fazendo várias médias, o valor real para um ficheiro de 700MB situava-se próximo dos 100MB/s anunciados.


Na escrita, também havia algumas disparidades, com o Windows a assumir velocidades superiores durante a fase inicial (talvez devido a alguma cache interna), mas que posteriormente baixavam, atingindo uma média de 60-70MB/s... dentro daquilo que era anunciado.

Considerações Finais

Com um preço a rondar os 40-50€, esta Kingston de 16GB custa aproximadamente o dobro de uma Pen de 16GB "normal".
No entanto, é preciso não esquecer que o seu mercado alvo são aquelas pessoas que têm computadores com portas USB 3.0 e que não estão dispostas a esperar largos minutos a copiar conteúdos para uma pen.

Usando uma Pen USB2.0 comum, com velocidades de 10-15MB/s, copiar um ficheiro de 8GB demorará quase 9 minutos - que com esta pen podem ser cortados para metade (mesmo usando uma porta USB 2.0), ou para menos de 2 minutos com uma porta USB 3.0.

É unicamente o factor velocidade que fará alguém dispender mais 20€ face a uma pen de 16GB normal.
No entanto, poderia esperar-se que a Kingston tivesse posto mais alguma atenção num produto "de topo" como este, usando um qualquer outro tipo de sistema físico que evitasse a tampa separada (até as DT108 são bem mais simpáticas nesse aspecto) - e também não lhe faria mal ter sido alvo de uma redução de peso e volume.

Mas... para quem procurar a máxima velocidade numa Pen USB e tiver portas USB 3.0 para tirar partido dela... esta Kingston DataTraveler Ultimate 3.0 é certamente algo bastante...


Kingston DataTraveler Ultimate 3.0

Prós

  • Velocidades de 100/70MB/s em USB 3.0
  • Velocidades de 30MB/s em USB 2.0


Contras

  • Volumosa
  • Tampa "solta"
  • Preço inflaccionado

6 comentários:

  1. Essa cópia foi feita para um disco SSD ? É que se for SATA não consigo perceber como pode atingir os 200MB/s nem uma EVA4400 por fibra atingi. Enfim...

    ResponderEliminar
  2. USB 2.0:
    30MB/s de escrita? Mesmo assim é muito. A maioria das pens faz uns meros 5MB/s.

    ResponderEliminar
  3. Devias ter exp no linux ó era interessante

    ResponderEliminar
  4. Posso experimentar... mas não tenho nenhum Linux com USB 3.0 pelo que deverá ficar limitado aos 30MB/s.

    ResponderEliminar