2011/07/27

MS-DOS faz 30 Anos


Haveria muito a dizer sobre o MS-DOS, mas hoje vamos simplesmente dar-lhe os parabéns. O MS-DOS faz hoje 30 anos, e certamente fará com que muitos de vocês se relembrem de memórias nostálgicas de outros tempos (e a outros, não terá qualquer efeito - pois nem saberão do que se trata! :)

Pura e simplesmente, o MS-DOS foi a origem do império Microsoft, um sistema operativo que teve por base o QDOS (que compraram a outra companhia), e que permitiu unificar o mercado dos computadores pessoais em torno de um sistema "compatível".

... Eram tempos bem diferentes, onde o limite de 640KB - numa altura em que computadores com 512KB e dois drives de disquetes eram comuns - parecia ser suficiente para tudo e mais alguma coisa... até que anos depois começava a ser necessário arranjar artifícios para conseguir ir buscar mais uns KB de memória extra, com ficheiros AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS afinados especialmente para diversas funções.

Hoje em dia, é uma pré-história que poucos ou nenhuns terão saudades em revisitar, mas cuja "descendência" ainda perdura no modo "command line" que ainda permanece no vosso recentíssimo Windows 7.

E ainda me lembro perfeitamente de um dos primeiros contactos com o MS-DOS, quando no computador de um amigo, íamos experimentando todo e cada coisa que nos surgia exibida após um DIR (que mostrava os ficheiros existentes). E que incluia programas tão engraçados como o FDISK e FORMAT.
O que nos vale é que já naquela altura tinhamos a intuição de, a cada pergunta "ARE YOU SURE?", responder sempre com um irredutível NÃO! :)

15 comentários:

  1. Olá mais ainda...

    o comando PARK para "bloquear" as cabeças dos discos quando ainda não tinham a capacidade de o fazer quando o computador se desliga... :D

    ResponderEliminar
  2. Executar jogos no DOS, que nostalgia...

    Saber vários comandos para executar aparti
    r da disquete, ouvir o barulho da disquete...

    Esquecer a disquete no drive e o computador não arrancar...

    Experimentar tudo o que aparecia...

    Fazer muitas asneiras sem dúvidas...

    Fazendo uma analogia estúpida entre o DOS e W7,
    Um era jogar e trabalhar no esgoto, no meio das ratazanas, na escuridão. O outro é subir a escada, sair para a Rua e levar com o sol e ver tudo a cores e brilhante, etc...

    :)

    ResponderEliminar
  3. Essa do "Are You Sure?" era sagrada :-)

    ResponderEliminar
  4. ainda hoje,a 3 ou 4 meses de completar 20 anos sobre a minha primeira experiência com PC's,com o MSDOS 6.2 e o Windows 3.1, utilizo o DOSBOX para reviver alguns dos jogos e apps que pude experienciar naquela altura. uma boa aplicação de DOS (para a época)que ainda utilizo é o "pré-histórico" EDIT.. e sim,a ques´tão "are you sure?" era sempre presente e útil nos primeiros tempos de aprendizagem segundo a base do "tentativa e erro", já que nunca frequentei aulas ou cursos de informática,e pouco era o conhecimento na área lá em casa, na época.abraços a todos

    ResponderEliminar
  5. Highmem para aproveitar a memória acima dos 640k! Não dava para ser usada pelo software, mas usava-se como ramdisk para acelerar certos programas!

    E o alternativo DR-DOS que era muito mais estável que o MS-DOS, e também mais potente, permitindo mesmo trabalhar em multitaksing!

    Eu ainda sou do tempo pré-MSDOS, do CPM/M e das diskettes de 5,25" todas maleáveis!

    ResponderEliminar
  6. @Nuno
    O smartdrv! A diferença que fazia. :)

    @AJM
    Sim, também ainda apanhei disso, mas já na altura usava um emulador de MS-DOS a correr em cima de CP/M. :)

    ResponderEliminar
  7. Belos tempos! Ainda me lembro de ficar no liceu para a ACE de Informática ( no meio dos outros geeks ) e por causa disso chegar a casa n horas mais tarde.
    Tinha um amigo que se divertia a criar código para gerar "música" via speaker acompanhado de formas a mudar de cor no ecrã. Ainda tenho disquetes de 5 1/4 com esses programas. Foi o início do vício!

    ResponderEliminar
  8. Que saudades... configurar o AUTOEXEC.BAT e o CONFIG.SYS numa disquete de arranque para ter mais memória, para poder jogar o mítico Elifoot!

    ResponderEliminar
  9. Elifoot no DOS, ainda me lembro de estudar e jogar elifoot ao mesmo tempo e de inventar uma desculpa para a minha mãe, de que o jogo me aumentava a concentração e decorava a matéria mais rápido. Na altura não conhecia alguma alternativa ao fantástico "Alt+Tab"!

    ResponderEliminar
  10. O meu comando favorito era sem dúvida o DEFRAG.

    Tinha quadradinhos às cores e piscavam!

    Não vou dizer que tenho saudades desses tempos mas recordo com alguma nostalgia =)

    ResponderEliminar
  11. :)
    Alguns não tiveram essa sorte de responder 'não' ao 'Are you sure?'... Chama-se a isso processo de aprendizagem!
    Agora a sério: que SO (?) tão mauzinho, não tenho saudades nenhumas.
    Cumps.

    ResponderEliminar
  12. Eu quando comecei a brincar com computadores, usava o MSDOS 3.3, mas cheguei a usar o DOS 1, que aceitava o comando "CD xxx" (para quem nuncar ouviu falar nisto, é o comando para mudar de directorio, que agora se chama pasta) mas nao reconhecia os comandos MD nem RD. :)
    Também me recordo de alterar a prompt para ficar com datas ou horas, ou o nosso nome, e de chagr ao podem de com o famoso PCTOOLS, alterar o ficheiro COMMAND.COM para que as perguntas fossem em português, mas com respostas em ingles

    ResponderEliminar
  13. Fui instrutor de MS-DOS, e também sou apaixonado. Lembra do softwares compatíveis da época: LOTUS, DBASE, TED2D, MUSICAL, PRINT MASTER, PCGLOBE e PRINCE of PERSIA, adorava o comando CLS, ATRIB e defrag... Saudade do velho DOS... Onde só alguns dominavam...
    Waldivino Avelino de Freitas.

    ResponderEliminar
  14. MS-DOS 6.22, é este foi realmente a última versão, com lançou a versão 7.0, aparentemente já não precisava mais dele. O Windows ficou "independente", mas fica nas nossas lembranças a várias horas de sono, que perdíamos com gosto, digitando suas linhas de comando: exemplo: dir c:\dbase\planilha\*.dbf. Parabéns TRINTÃO!!!.

    ResponderEliminar