2011/10/17
The Hasselblad Experience - Monica Silva - O Eu dentro de Mim
Tendo sido convidado pela revista Dilema a comparecer no Workshop da fotógrafa brasileira Mônica Silva - entitulado: "O Eu dentro de mim" - e que passou por Porto e Lisboa nos dias 14 e 15 de Outubro, estava ansioso para ver o que dali iria sair. Mas, como já vem sendo normal... eis que alguns imprevistos me fizeram faltar a este workshop - mas... felizmente tinha o meu caro amigo Vasco André a postos, e disposto a fazer o papel de repórter. :)
E assim sendo... passo-lhe a palavra:
Mônica Silva é uma fotógrafa Brasileira a trabalhar há alguns anos em Itália.
A sua paixão é o retrato e parte do seu trabalho é fotografar artistas e personalidades, tanto para as editoras como para jornais e revistas.
Neste pequeno workshop intitulado "O Eu dentro de Mim" dissertou sobre o importante papel do retrato na fotografia, passando por alguns fotógrafos famosos e falando depois do seu próprio percurso e método de fazer vir ao de cima o eu interior das pessoas que fotografa.
A segunda parte desta sessão foi mais prática e envolveu um sistema de luz simples e a Hasselblad H4D, uma médio formato digital da mítica marca, que permite um excelente nível de detalhe com os seus sensores de grande dimensão e resoluções a partir dos 40 megapixeis.
Foi também demonstrado o Phocus, outra das grandes estrelas desta sessão.
Este é um sistema de fotografia ligado ao PC. Aqui estava a transmitir para um iPad e a velocidade com que estas imagens de altíssima resolução apareciam, sem fios, no pequeno ecrã de 10" era inacreditável.
Também se pode fazer o inverso. Em vez do ecrã do iPad (ou iPhone) ser apenas um visualizador passivo, podemos passar a controlar toda a máquina (velocidade, abertura, iso, etc) e disparar através do software. Isto dá liberdade para interagir com o modelo e deixá-lo mais à vontade ao retirar o constrangimento da lente.
--
Novamente o meu agradecimento ao Vasco por nos dar a conhecer o que se passou... e a pergunta que se coloca é aquela que tem a resposta que já se sabe: "Se têm que perguntar o preço de uma Hasselblad... é porque não a podem pagar!" :)
(Mas para terem uma noção da coisa, esta 4HD é uma câmara que, dependendo da resolução escolhida, pode andar pelos 10, 20... ou 40 mil dólares...)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Se bem conheço o Vasco deve ter-lhe custado mencionar o iPad e o iPhone mas parabéns pela "reportagem" bom trabalho, muito profissional como sempre.
ResponderEliminarO autocorrect estava sempre a trocar essas palavras para Android.
ResponderEliminarQuanto aos preços, a H4D base (só corpo) penso que começa algures nos 15000€, cá em Portugal