2011/11/30

Notícias do Dia

Temos um jogo da XBox 360 para te oferecer, uma entrevista ao responsável da Nuance pelo mercado Ibérico, como criar um ecrã LCD que só tu podes ver, uma pequena impressora ligada à cloud, os primeiros contactos com o Transformer Prime, um novo Google Maps que te guia até no mais labiríntico dos shopping centers, e o primeiro Android Dual Sim da Optimus em Portugal.

Tudo isto a servir de aperitivo às notícias que se seguem:




Samsung com Dual Core a 2Ghz



O que vem depois dos CPUs mobile dual-core a 1Ghz? A acreditar nos planos da Samsung, o futuro Exynos 5250 irá integrar dois CPUs Cortex-A15 a funcionarem a 2Ghz, e promete oferecer o dobro do desempenho dos actuais dual core a 1.5Ghz baseados nos Cortex-A9.


Também o desempenho gráfico foi bastante melhorado, e agora suportando resoluções de (2560x1600)... o que servirá de prenúncio para os tablets de "alta-definição" que chegarão em 2012.


MS Office para iPad?



Há rumores que indicam que a Microsoft estará a preparar um MS Office Tablet para iPad, para competir com as Apps "de escritório" da Apple; e que a MS pretende tornar em Apps verdadeiramente funcionais e de produtividade acrescida. O "dilema" está no preço a que essas Apps serão oferecidas, dizendo-se que a MS as pretende colocar a preço irresistível (cerca de $10).

A grande questão é: sabendo-se o sucesso que os tablets têm tido - e que se prevê continuar pelos próximos anos, à medida que cada vez maior número de pessoas vai descobrindo que pode fazer neles "tudo" aquilo que habitualmente faz no PC - o que significará isto para uma Microsoft que por enquanto tem no seu Office Desktop uma grande fatia dos seus lucros?

É certo que já temos o MS Office Starter gratuito, mas... se tivermos um Office funcional a 10€... quantos se sentirão dispostos a pagar as muitas centenas de euros pelo software "habitual"?

(Por outro lado, também seria da maneira que muitas mais pessoas nem se preocupariam em piratar estas Apps... pelo que, se calhar... nalguns mercados até saiam a ganhar! :)


Micron vai ter Chips de Memória em "3D"


Aqui está um caso em que aplaudo o uso do "3D" (e obviamente, não me refiro ao cinema). A Micron vai dar uso às avançadas técnicas de fabrico desenvolvidas pela IBM para criar chips de memória empilhados que lhes permitirão criar módulos mais eficientes e muito mais rápidos que os existentes.

Este novos chips gastam 70% menos energia para transferir dados, e podem atingir velocidades de 128 Gigabytes por segundo (comparativamente, os melhores chips "tradicionais" conseguem apenas 12.8Gbps).

Poderemos começar a vê-los no mercado no próximo ano... e certamente também vamos ver o seu preço a triplicar em "3D"!


Vodafone App Factory na FCUL



A Vodafone está agora mais próxima dos universitários, graças a um protocolo com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) para a criação de um Laboratório dedicado à investigação e desenvolvimento de projectos ligados às tecnologias móveis. Na sala ‘Vodafone App Factory’ os alunos e docentes dedicados a cada projecto terão à sua disposição um conjunto de equipamentos móveis, incluindo telefones e tablets, e de serviços de comunicações que lhes permitem desenvolver e testar os projectos com os recursos adequados e num ambiente o mais aproximado possível da realidade dos utilizadores finais.



Curtas do Dia

3 comentários:

  1. Ainda mais uma fantástica notícia do dia!!!!!!!
    Novo GALAXY da Samsung - Sleek! ;)
    Babem!!!!! lol

    A ser verdade olhem-me só para esta espessura!!!!! UAU

    http://samsung.hdblog.it/2011/11/30/samsung-galaxy-sleek-prime-informazioni-su-galaxy-s3-o-nuovi-tablet/

    ResponderEliminar
  2. Grandes novidades Samsung em 2012, novos chips, novos ecrans e novos e fantásticos telemóveis!
    Can't wait :)

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao novo chip Exynos 5250 Samsung esqueceu-se foi de referir que terá baixos consumos, devido à nova e única arquitectura 32 nm “low power HKMG”, e a qualidade gráfica está avaliada em cerca de 4x superior aos actuais dual-core A9, permitindo ainda pleno suporte a displays 3D.
    Este chip irá certamente equipar não só futuros tablets e smartphones (certamente Android ;)).

    ResponderEliminar