2012/01/15
IBM Cria Bits "Atómicos"
Dita a lei de Moore que a quantidade de transístores colocados num chip de forma económica duplique a cada dois anos, e isso tem significado que o tamanho destes elementos básicos da electrónica tenha reduzido de tamanho continuamente, ultrapassando barreiras que muitas vezes se consideravam insuperáveis.
E agora... a IBM decidiu tomar um atalho, e saltar directamente para próximo do limite absoluto, ao conseguir guardar 1 bit de informação em apenas 12 átomos.
Para comparação, nos mais modernos discos magnéticos, um bit necessita de aproximadamente 1 milhão de átomos; pelo que os potenciais ganho de espaço de armazenamento são... astronómicos.
Em vez de discos de 1 ou 2TB como os que hoje existem, facilmente se poderiam criar discos com 150 ou 300TB! E isto já considerando uma margem de manobra confortável para possíveis aplicações práticas, que os investigadores dizem ser algo que demorará 5 ou 10 anos.
... Certamente foi depois de lerem esta notícia que uns certos senhores se terão lembrado de inventar algo como a Lei da Cópia Privada, que para um disco de 300TB bem... é melhor nem pensarmos nisso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"... Certamente foi depois de lerem esta notícia que uns certos senhores se terão lembrado de inventar algo como a Lei da Cópia Privada, que para um disco de 300TB bem... é melhor nem pensarmos nisso." porque se não temos de pagar imposto XD.
ResponderEliminarEste último parágrafo foi excelente! HAHAHHAHAHA Quase tão bom como a notícia em si!
É lamentável que se "coloquem" "restrições" ao avanço da tecnologia e ao acesso á informação!
Nada de novo. Já a minha avó dizia que "o saber não ocupa lugar" por isso fazerem um sítio pequeno para guardarem muito conhecimento é algo que sempre se soube ser possível:)
ResponderEliminarAplicações para discos de 300TB? Tenho vontade de dizer que nunca teremos utilidade para isso a nível doméstico, mas como cheguei a ter de usar drives zip para informação acima dos 1,4MB prefiro esperar para ver.
Discos de 300TB? Serão coisas que nunca veremos se a lei da cópia provada for em frente.
ResponderEliminarAposto que nunca pensaram que um simples HDD ficasse tão caro como uma ilha particular.
Eu fiz as contas! Com a nova lei #PL118, um disco de 100TB, referido no artigo abaixo, leva com um imposto de 2.583€ (dois mil, quinhentos e oitenta e três euros), e um de 150TB, leva com um imposto de 3.833€! Brilhante, não é?
ResponderEliminar