2012/01/10

Notícias do Dia

Em dia de muitas novidades da CES (como as novas TVs OLED da LG e Samsung e o novo Xperia S) o Windows 7 chega ao iPad via OnLive; temos um conceito de câmara com lente amovível que infelizmente ainda é fake mas indica um bom caminho a seguir para o futuro; um easter egg no site do Android; um Huawei de espessura reduzida que cria um Android dos mais apetecível; um Transformer Prime que ainda nem chegou mas já vai ter um upgrade para ecrã HD; e  ainda mais uma exaustiva análise à motherboard Asus P8Z68V-Pro que nos chega do Luis Costa.


Free quer Revolucionar Comunicações Móveis em França


Em França podem haver coisas más (Sarkozy, cof cof) mas há também coisas boas... como o serviço Free que está prestes agora prestes a dar o salto para o sector das comunicações móveis. O serviço Free oferece internet, telefone e TV em França. Por apenas 30 euros têm direito a internet de alta-velocidade (Fibra/ADSL), canais de TV, e chamadas ilimitadas  gratuitas para 70 países.

Para o seu fundador, tem que se olhar para estes serviços como sendo apenas um serviço de "ligação de dados", com preço fixo e independentemente daquilo para que for utilizado. Segundo ele, a noção de se cobrar "por minuto de chamada" ou por "cada SMS" é completamente ridículo e sem sentido; e muito menos numa altura em que a transmissão de voz ou de meia dúzia de bytes para qualquer ponto no mundo tem custos extremamente reduzidos.

E agora, vai ser a vez de levar este mesmo pensamento às redes mobile... numa estratégia que assenta em equipar as suas set-top boxes com as chamadas femto-celulas 3... permitindo assim criar "de um dia para o outro" dezenas ou centenas de milhar de pontos de acesso 3G/WiFi sem custos acrescidos. (Para além de uma rede 3G assente nas células tradicionais...)

Será que ele não se quer expandir para Portugal? (embora por cá fosse certamente suicídio, com o nosso mercado "minado" da forma que está pelos monópolios e preços combinados que bem conhecemos...)


Correr Apps Android no Windows 8

Há muito (desde sempre?) que sou apologista de que as plataformas não deveriam ser impeditivas do acesso a um determinando conteúdo ou aplicação - e daí a minha atracção especial pela "web/cloud/html5/etc."

E por isso mesmo, agrada-me ver coisas como este Blue Stacks App Player, que permitirá correr Apps Android no Windows 8. Não será a solução ideal... mas será certamente melhor que nada para quem não quiser abandonar algumas das suas Apps favoritas quando transitar para outra plataforma ou equipamento.




Kinect Para Windows a 1 de Fevereiro

Está quase... a chegada oficial de um dos periféricos mais inovadores e revolucionários de todos os tempos, e cujos efeitos apenas agora se estão a fazer sentir em fase muito inicial. O Kinect está prestes a dar o salto da Xbox para os PCs, e chega no dia 1 de Fevereiro aos países de primeira linha (como sempre, Portugal não está na lista).

As potencialidades são imensas, como se pode ver pelo quantidade de projectos que vão surgindo e dado uso a este periférico nas mais variadas formas... e apenas acho estranho que a MS tenha optado por colocar o Kinect para Windows a um preço algo elevado ($249 - com uma versão para estudantes a seguir-se, por $149).

É certo que por enquanto o Kinect será destinado mais a developers e investigadores do que a um "público" geral... Mas espero bem que, assim que comecem a surgir Apps apelativas para uso "diário" e chegue a altura da sua massificação, que a MS reveja a sua política de preços para que - no mínimo - a versão para PCs chegue até nós ao mesmo preço da versão para a Xbox.


The Restart Page

E porque inevitavelmente chega a altura de se fazer um restart ao computador (eu sou dos que põe em causa esta necessidade... mas isso seria assunto para longos debates :) eis uma página que imortaliza os diálogos de restart nos mais variados sistemas operativos: The Restart Page.


Obrigado ao Luis Filipe pela partilha na mailing list desta "pérola". :)


Curtas do Dia

1 comentário:

  1. Relativamente à noticia do Kinect, aqui fica apenas mais um pouquinho do que é possivel fazer com um kinect:
    http://gizmodo.com/5874648/board-of-awesomeness-tops-30-mph-with-a-wave-of-your-hands

    ResponderEliminar