2012/01/24

Notícias do Dia

Mais uma grande argolada da SPA a tentar justificar a Lei da Cópia Privada PL118, a apresentação dos Nokia Lumia em Portugal, o pequeno Raspberry PI a servir de media center com o XBMC e AirPlay, uma lâmpada LED para leituras nocturnas em conforto, novos sensores CMOS HDR da Sony, um futuro - assustador para muitos - onde os automóveis andam pelas estradas sem dependerem dos condutres, e que poderá estar a menos de uma década de distância.

Mas antes de se terem que preocupar com isso, eis as notícias do dia.




Quanto Gasta o Google em Servidores?


O Google gastou quase mil milhões de dólares em Data Centers só no último trimestre de 2011. Um número astronómico que nos dá uma ideia da escala necessária para manter os seus muitos serviços em funcionamento, mas que mesmo assim fica bem distante do valor máximo, atingido no último trimestre de 2010... com um investimento que ultrapassou os 2.5 mil milhões! (São zeros a mais a para mim...)


Arrefecimento a Laser

Investigadores demonstraram um novo método de arrefecimento de circuitos semicondutores que utiliza lasers para o efeito. E não se pense que se trata de arrefecer uns poucos graus centígrados, estamos a falar de arrefecimentos que vão até uns gélidos 269ºC negativos, e que abrem novos horizontes quanto à sua aplicação em substituição de sistemas criogénicos convencionais.

Paradoxalmente, este arrefecimento extremo é conseguido à custa do aquecimento de uma pequena membrana que oscila com a luz do laser incidente...


MEO Like Music Widget


Depois de terem passado por este palco interactivo artistas como Richie Campbell e Frankie Chavez, chegou a vez dos Amor Electro que atuam hoje neste palco, às 22 horas. Este terceiro concerto marca também lançamento do widget MEO Like Music no MEO interativo (acesso via botão azul do comando, categoria Música). Através deste widget, os clientes MEO ADSL e Fibra com Meobox poderão assistir ao concerto em alta definição, interagir com os artistas através dos botões de palmas e isqueiros e ainda saber mais sobre os artistas e rever as suas atuações.

O MEO Like Music é a uma sala de concertos interativa no Facebook e na TV, e irá transmitir mensalmente concertos interativos, em exclusivo e em directo no Facebook e no widget do Meo Interativo, proporcionando ar uma experiência interativa para uma plateia digital que terá ao seu dispor opções como:

  • Multicâmaras;
  • Ações “palmas” e “isqueiro”;
  • Comentários em tempo real;
  • Sugestão de perguntas a realizar na entrevista exclusiva às bandas.

Criador de Botnet trabalhava para Empresa de Anti-Virus


O responsável pela botnet Kelihos botnet, desmantelada há cerca de quatro meses, terá afinal trabalhado para uma empresa de segurança que criava programas anti-virus e firewalls - e quem o diz é a própria Microsoft.

Claro que faz todo o sentido que o criador de tais sistemas seja alguém com profundos conhecimentos na área da segurança informática (para saber como "dar a volta" ao assunto)... Mas, certamente poderá também lugar para as habituais teorias da conspiração... sobre se tal não servirá de confirmação à ideia de que muitos virus surgirão incentivados pelas próprias companhias de anti-vírus, para que se justifique a sua necessidade.


Curtas do Dia

1 comentário:

  1. A google muito dinheiro tem que ter, para poder aguentar essas despesas. Esperemos que nunca tenha de fechar serviços grandes para aguentar as despesas.

    Os vírus que se alastram mais são feito pelos prós, toda a gente os teme mas não fazem dano nenhum. Is just a proof of knowledge!

    ResponderEliminar