2012/02/09

Notícias do Dia

Hoje temos em destaque a estreia do Meo Kanal; os resultados do nosso inquérito 2012; um BMW Série 5 que já nem precisa de condutor nas auto-estradas; ainda as inevitáveis questões dos direitos de autor: com uma loja que quer vender MP3s usados, um patent troll que quer cobrar pelo uso da web, e até um caso que põe em causa a possibilidade de atribuição de direitos de autor a filmes para adultos; e para que se vejam bem as coisas, a evolução das câmaras digitais na última década.

Relembro que temos livros O'Reilly para dar, e que para aumentarem as vossas hipóteses de ganhar, poderão ir respondendo a questionários suplementares que irão aparecendo nos próximos dias... ou já hoje... Mantenham-se atentos! :)

Para já, fiquem com as notícias do dia:




Siri aprende Mais Línguas


Parece que está para breve uma actualização do iOS (5.1, espera-se) que para além de corrigir alguns (muitos?) problemas irá trazer também uma Siri mais poliglota. Diz-se que a Siri irá passar a entender chinês (mandarim), russo, japonês... e espero que Português esteja igualmente na lista - uma vez que quanto ao reconhecimento de voz pela Nuance, já se sabe que isso não é problema - e mesmo a nível de interpretação, o português não deverá apresentar assim tantas dificuldades.


Google Drive está a Chegar?


Poderá estar para breve também a chegada do tão aguardado serviço do Google que nos permita guardar os nossos ficheiros na Web: algo a que pudessemos chamar um verdadeiro Google Drive.

O Google já nos dá a possibilidade de guardar ficheiros no seu Google Docs, mas a sua utilização não se aproxima das soluções oferecidas como o DropBox, ou o SkyDrive da Microsoft; que oferecem uma utilização verdadeiramente transparente que mantém sempre disponíveis e sincronizados os nossos ficheiros em múltiplos computadores e equipamentos. Nem mesmo o iCloud da Apple se aproxima dessa funcionalidade (e nem permite sequer que se façam coisas tão simples como visualizar ou gerir as nossas fotografias que já lá estão guardadas!)

Com o Windows 8 a aproximar-se a grande velocidade, a MS poderá ficar com uma vantagem nesta área, especialmente para quem depois começar a ver a facilidade com que tudo se poderá interligar, com o Windows 8 em computadores, tablets, smartphones, e até na sua consola de jogos Xbox. Daí que me pareça lógico que o Google tenha necessidade de lançar este serviço quanto antes, para não correr o risco de deixar fugir alguns utilizadores para "o outro campo". Enquanto que o Dropbox, ficará a perder devido ao seu limite de poucos GB disponíveis, e preços pouco apelativos (e sem planos intermédios para quem não pretenda os 50GB por $9.99 mensais).


Filesharing pós-Mega Upload


Alguns "iluminados" poderão estar a esfregar as mãos de contente por terem conseguido encerrar as operações do MegaUpload. Mas certamente serão pessoas que não têm qualquer noção da realidade, ou que nem sequer estão familiarizados com os velhos clássicos gregos - e mais concretamente com o monstro Hydra, em que sempre que se lhe cortava uma cabeça, duas novas surgiriam (e aqui, não têm um Heracles que os salve!)

É que, como seria de esperar, o impacto do encerramento do MegaUpload na partilha de ficheiros foi... praticamente nulo. Desaparece um serviço, muitos outros passam a tomar o seu lugar...

Será assim tão complicado conseguirem meter na cabeça que a única forma de acabar com a pirataria é torná-la obsoleta? Deixem que as pessoas comprem o que querem, de forma simples e fácil e a preços atractivos, e a grande maioria nem se irá dar ao trabalho de fazer arrancar um programa de file sharing para o tentar arranjar por outras vias. Custa assim tanto aprender com o exemplo das Apps nas App Stores?


Curtas do Dia


Curiosidade do dia: O CPU Intel 8086 trabalhava até uma velocidade de 10Mhz, era um integrado com 40 pinos, e com um total de 29 mil transístores. Actualmente, temos CPUs como os Core i7, que trabalham a 3.4Ghz, têm mais de 1000 pinos, e... mais de 2.2 mil milhões(!) de transístores no seu interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)