2012/02/21

Notícias do Dia

Ver a execução de um programa em Python passo a passo; o novo monitor LCD Series 9 da Samsung; um Microsoft SkyDrive melhorado - a par de um logotipo do Windows 8 redesenhado; um teclado touch em braille para escrever sem se olhar para o ecrã; imagens HDR nas câmaras térmicas; e um ZTE que estreia um chip modem da Nvidia a par de um Tegra 2. E ainda... considerações sobre as potenciais necessidades de potência gráficas inerentes a ter uma resolução superior ao Full HD no iPad 3.

Mas já a seguir as notícias do dia... neste dia de Carnaval, onde ninguém levará a mal termos também jogos Nut Factory para vos oferecer ao longo dos próximos dias! :)


Google, IE, Cookies e Privacidade na Web


Mas que grande salgalhada. Depois de o Google ter sido acusado de "dar a volta" ao Safari para conseguir fazer o tracking dos seus utilizadores - algo que alguns justificam dizendo que o problema é do Safari ter as suas definições demasiado restritivas - eis que também a Microsoft vem acusar o Google de usar tácticas semelhantes para dar a volta ao Internet Explorer.

O Google explica-se dizendo que o problema está nas políticas exigidas pela MS (que datam de 2002) e que são completamente impraticáveis hoje em dia.

Aliás... é algo que não é só o Google que faz... Também o Facebook utiliza a mesma táctica e diz que o sistema utilizado no IE é arcaico e obsoleto.


Abuso de poder? Limitações desajustadas das necessidades actuais?... Caberá a cada um decidir por si. Para mim seria simples: no modo normal, deveriamos assumir que tudo o que se faz na web pode ser "tracked"; ao usar o modo "incógnito/privado" do browser, tudo deveria estar completamente bloqueado. E pronto, bastava isso.


HSPA+ Multiflow


Para ajudar a aumentar a velocidade "móvel", a Qualcomm sugere a utilização de um sistema a que chama o HSPA+ Multiflow. Uma vez que em nas zonas urbanas é frequente um equipamento móvel estar com cobertura por diferentes células, em vez de fazer a comunicação exclusivamente por uma - como é normal - este Multiflow permite que o aparelho dê uso às multiplas antenas simultaneamente para aumentar a velocidade.

A minha questão é se esta tecnologia será atractiva perante o LTE/4G que fornece velocidades bem superiores e sem necessidade destas "artimanhas".


Google TV com "Siri"


O Google poderá ter dito que não estava interessada em assistentes virtuais... mas isso não significa que não esteja muito interessado nos interfaces com reconhecimento de voz (afinal, já tinha as suas voice actions desde antes do aparecimento da Siri.)

Reconhecimento de voz que poderá também estar a caminho do Google TV. E parece-me que esse seria efectivamente uma das áreas onde o reconhecimento de voz mais poderia ajudar os utilizadores.

Embora o zapping já faça parte das "actividades" diárias de milhões de pessoas; parece-me que seria bem mais produtivo e eficaz podermos falar com a nossa TV para saber informações sobre os programas que queremos ver, agendar gravações, ver séries e filmes já gravados ou "on-demand", etc. etc.


Curtas do Dia

Curiosidade do Dia: Se hoje te queixas que a tua ligação de 20Mbps à internet é lenta, e que downloads a 1MB/s demoram uma eternidade; imagina um tempo onde a tecnologia de topo eram modems ligados à linha telefónica e que permitiam "espantosos" 14.400 baud - menos de 2KB por segundo! (Ah, nostalgia de me ligar a uma BBS e poder ter tempo de ler o ecrã à medida que ia sendo desenhado... :)

3 comentários:

  1. Em relação à curiosidade do dia... sim, era muito mau, eu bem me lembro de estar à espera das 9 da noite pa ir po IRC e ver uns sites por ser mais barato o telefone, mas não dá para comparar, um gajo também não tinha nada para "sacar" e os sites eram praticamente só texto numa tabela.

    ResponderEliminar
  2. 14.400 bps!?
    Isso era um luxo!
    1.200 com o sincronismo bem abaixo disso era o pão nosso de cada dia... :-)

    O outro assunto daquela coisa que nem digo o nome é mesmo do mais foleiro que há. Coitados, estavam habituados a mandar em tudo e todos e agora, tal como a jurássica indústria do entretenimento, anda gágá - ninguém, mas mesmo ninguém ligava para a pseudo-lei que impuseram!
    Nem mesmo eles!!!

    No caso do Safari, penso que Google se espetou e bem. Agora, no caso da treta dos outros só mesmo o desespero que vai tão longe que, como noticiaste, até tem umas super-máquinas a ver se conseguem ficar mais rápidos e melhores sem nunca o conseguirem fazer. E pensar que era tão simples - bastava olhar para o Chromium ou o Firefox e "inovar" - já se sabe que eles não copiam e chamam a isso inovar...

    E sabes o que é mais interessante nisto tudo?
    É que aqui a culpa é mesmo do esburacado browser deles e da mania que eles tem de mandar em tudo e todos. Se em 2002 a suposta lei já estava ultrapassada numa altura em que tinham para aí uns 90 e tais por cento do mercado, agora que não tardam muito a serem ultrapassados pelo Chrome/Chromium e Firefox, ainda sonham que estão no tempo dos comboios a vapor...

    @braço.

    ResponderEliminar
  3. O firefox havia de ter uma opção para bloquear as cookies de terceiros. Eles não estão a abusar da M$ e etc mas sim dos utilizadores.

    ResponderEliminar