2012/03/12

Notícias do Dia

Temos um novo passatempo que te dá a oportunidade de ganhar uma fantástica Philips AquaTouch; o Facebook parece querer começar uma nova guerra com o Google ao bloquear os links do Blogger; a Portugal Telecom aponta ao futuro das telecomunicações com a TMN e MEO 4G a 100Mbits; os perigos de partilhar fotos que podem conter mais informação do que se pensaria; como tranformar a vossa sala num local mais exótico ou inspirado com fotomurais na parede; e ainda 20 dicas sobre o Windows 8, no dia que marca a chegada do Aberto até de Madrugada em versão App aos Windows Phones.

E já a seguir, as notícias do dia:
(E deixo o aviso que amanhã iremos ter um novo fundo de gadgets... :)


Operadores Anti-Apple e as Actualizações do iOS


Muitos utilizadores tiveram problemas recentemente para actualizarem os seus iPhones, iPods e iPads para o novo iOS 5.1. Ao que parecem, alguns operadores de internet têm decidido deixar a seu cargo o que os seus clientes podem fazer ou não com a sua ligação de internet... e bloqueando o acesso aos servidores da Apple.
Foi algo que muitos utilizadores brasileiros se queixaram, mas que também parece ter chegado a Portugal, com algumas pessoas a dizerem que não conseguiram fazer a actualização até terem mudado os servidores de DNS.

Pessoalmente, não notei nada... mas eu também há muito que deixei de usar os DNS do meu operador e passei a usar os do Google e os do OpenDNS.

Seja como for, seria bom que os operadores visados clarificassem a situação e explicassem aos seus utilizadores o motivo de tal falha, pois seria inadmissível que propositadamente tivessem interferido de qualquer forma com as ligações dos seus clientes.

(Dando-lhes o benefício da dúvida, quero acreditar que tal se devesse a servidores sobrecarregados do lado da Apple, e que ao usar outro DNS, o pedido fosse redireccionado para outro servidor mais disponível.)


Microsoft Permite Browsers com Estilo "Metro"


A Microsoft parece ainda não ter percebido bem as implicações do novo modo "desktpop+Metro", e começam já a surgir as sempre inevitáveis excepções à regra. Ao que parece a MS vai permitir que no caso dos browsers estes possam ser programas desktop que integrem igualmente um modo Metro; tornando-se assim num misto entre os programas que funcionam em modo desktop, e as Apps que funcionam exclusivamente em modo Metro.

Se por um lado aprecio a tentativa da MS em tornar o Windows 8 apto para tudo, por outro lado fico com algum receio de ver que algo deste tipo esteja ainda tão "preliminar" e indeciso. Não seria de esperar que este tipo de situações já estivesse contemplada e bem estruturada desde logo?


Draw Something - Uma App de Sucesso



As Apps continuam a ser uma mina de ouro "potencial" que muitos tentam alcançar. No meio de milhões de apps, há sempre aquelas que conseguem passar para a linha da frente, tornando-se casos de sucesso que incentivam muitos outros a tentar a sua sorte.
Um dos últimos casos é o Draw Something, uma App que permite que as pessoas tentem adivinhar o que a outra quer dizer apenas com desenhos.

Em apenas 10 dias a App foi desacarregada por mais de 1 milhão de utilizadores, e passadas 5 semanas conta já com 20 milhões de downloads (12 milhões e jogadores activos) e gera mais de 100 mil dólares diariamente!

Aliás, a empresa que a criou ganhou mais dinheiro nestas cinco semanas com esta app do que nos 12 meses anteriores.

E assim se vai alimentando o sonho de poder ficar rico à custa de uma App...


Curtas do Dia

Curiosidade do dia

Se estão chateados por o vosso smartphone de 100g ter apenas uma câmara de 5MP, apresento-vos a primeira câmara digital portátil. Nascida em 1975, com 4Kg de peso e uma resolução de 100x100 pixeis (a preto e branco), tratava-se de um protótipo feito por investigadores da Kodak, e à qual não faltava sequer uma cassete para armazenar as imagens.
Cada imagem demorava 23 segundos a ser gravada na cassete, que depois tinha que ser colocada noutro aparelho para poder ser lida e exibida num televisor.
Na altura, os seus colegas perguntaram-lhe qual seria o interesse de poder ver fotografias numa televisão! :)

7 comentários:

  1. "já a surgir as semnpre inevitávei"

    Sempre :D

    ResponderEliminar
  2. pk raio os operadores haviam de bloquear o endereço da apple :O são bem vindos os downloads....

    ResponderEliminar
  3. Dscp a ignorância mas o que e isso de usar outros dns?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O servidor DNS é o que possibilita que o dispositivo saiba onde encontrar um site como o "apple.com"

      Basicamente, o computador pergunta-lhe: "onde fica o apple.com", e o servidor DNS devolve-lhe um endereço IP (algo do género: "208.111.55.123").

      No caso de um servidor DNS não estar a dar a resposta correcta, pode-se usar um servidor diferente que o faça.

      Eliminar
  4. João jesus13/3/12 16:00

    E como escolhes então um novo servidor?mcomo os da Google?

    Obrigado pela resposta!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os DNS do Google ou do OpenDNS seriam as alternativas mais recomendáveis.

      Isso implica que vás às configurações da rede do router/PC/smartphone (se for no router, já fica o trabalho feito para tudo o que lá estiver ligado), e introduzir os IPs respectivos destes servidores alternativos.

      Por norma podes colocar vários, um principal e outros como "backup", pelo que poderias usar por exemplo:
      1) Google
      2) OpenDNS
      3) os do teu ISP

      Eliminar
  5. João Jesus14/3/12 08:33

    Obrigado pela pronta resposta!

    Adoro este blog, tanto pelas notícias como pelas respostas!

    ResponderEliminar