2012/03/16

Novo iPad chega Hoje às Lojas


O novo iPad chega hoje às lojas dos países da "1ª linha" (a Portugal chegará na próxima sexta-feira, dia 23 de Março), e como vem sendo costume, as filas de pessoas à porta das Apple Stores e demais lojas vão crescendo. Parece-me que se torna no equivalente moderno de ir a uma romaria... e que algumas das pessoas apenas vão para a fila apenas para viverem o ambiente.

Algo que parece ser comprovado pelo próprio Steve Wozniak que volta a estar na fila para um novo iPad - não sei como é que a Apple não lhe manda todo e cada novo equipamento que lancem, de forma vitalícia... ;P - também ele relembrando que poderia simplesmente fazer a compra via online e receber o iPad em sua casa... mas que prefere ir para a fila para viver o momento.


Graças a uma viagem à Austrália, a equipa do iFixIt também já inspeccionou em pormenor o interior do novo iPad e revelou os seus segredos.

Não há grandes surpresas...


  • O novo CPU A5X (que basicamente é o mesmo que do iPad 2, mas com o GPU duplamente mais potente), que agora passa a ter um dissipador térmico para ajudar a eliminar o calor extra (vamos lá ver que tal se comportará perante sessões continuadas de Apps que puxem pelo CPU e GPU... já que alguns relatos indicam que algumas partes do iPad ficam bem quentes)
  • 1GB de Ram, agora em chips exteriores (no A5 com 512MB a memória estava integrada no próprio chip)
  • O novo ecrã retina display (2048x1536) fabricado pela Samsung e LG
  • E, também a confirmação de que o novo iPad efectivamente não suporta a rede 4G australiana (o que não faz perspectivar boas notícias para quem esperasse que a Europa recebesse um iPad apto a funcionar com o nosso 4G)


E vocês... já sabem qual iPad vão comprar?

11 comentários:

  1. Para ser franco, quem tem o Ipad2 não justifica.
    Ter mais ecran e 4G,e com a resolução 1gb , vão ver que é o mesmo que 512mb ram, pois o ecran requer mais memoria, porque a gpu utiliza essa mesma memoria.

    O mesmo cpu do 2 a processar 4 cores de video hummmm vamos ver o que vai dar....

    atenção e eu sou um utilizador apple , desde mac,ipad´s e iphone´s.

    mas não sei não vou esperar para ver as app a bulir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e o maior disparate é dizer que um cpu dualcore como o A4 com gpu 4core é até quatro vezes mais rapido que o TEGRA 3 da Nvidia que é Quardcore+1 e com GPU de 12nucleos de processamento 3D já agora fizeram a comparação como no web browser so pode lol

      Eliminar
    2. Isso é algo que a própria Nvidia perguntou: em que condições é que a PowerVR usada no A5X é 4x mais rápida que a GeForce do Tegra.

      Mas considerando-se que o iPad 2 já era bastante superior ao Tegra 2... não será assim tão dificil imaginar que 2x mais potência seja suficiente para continuar à frente do Tegra 3.

      É a vingança da PowerVR sobre a Nvidia, após todos estes anos.

      Mas se não estás disposto a informar-te mais um pouco sobre o processo de funcionamento das coisas, para perceber que um GPU com uma arquitectura diferente com 2 nucleos pode ser mais rapido que outro com "20"... ficamos já por aqui, pois fica mais que demonstrado que o teu interesse não é ter uma discussão salutar, mas simplesmente vir para aqui com clubismos anti-iPad...

      Eliminar
    3. Gostei Carlos!

      As arquitecturas contam muito. O Pentium4 tinha uns 42 000 000 transistors(se n me engano) e na nova geração de processadores lançados pela intel, voltaram á arquitectura pentium4 e fizeram um processador com metade dos transistors do pentium4 e com igual processamento. (intel itanium, salvo erro).

      O PowerVR tem muito poder oculto, e segundo o que já andei a ler, pode vir a revolucionar o mundo.

      Eliminar
  2. O desempenho do novo Ipad, no que diz respeito a fluidez, carregamento das apps, etc, é grosso modo o mesmo que o do Ipad 2. A potência gráfica extra está lá precisamente para mastigar a maior exigência do ecran retina display, e consegue-o bem. Não tarda surgirão aplicações (jogos sobretudo) que vão explorar a fundo a memória ram e o 4-core gráfico. Essas apps serão obviamente impossíveis de correr nos Ipad 2. Para quem olha para o Ipad como consola de jogos eu diria que é imperativo trocar.

    ResponderEliminar
  3. E também já saiu a notícia que não vai suportar 4G na Europa! Ups...fail!!! Por tudo isto, fico muito satisfeito com o meu iPad2

    ResponderEliminar
  4. Eu também estou muito satisfeito com o meu Ipad 2, mas na Apple o que verdadeiramente conta é a experiência de utilização. Tenho algum receio de que, quando vir aquele ecran com os meus próprios olhos, o meu Ipad 2 se torne subitamente menos satisfatório...

    ResponderEliminar
  5. A Apple referiu que o LTE (4G) era para o mercado norte americano (EUA e Canadá).

    ResponderEliminar
  6. Dos_Passos16/3/12 17:26

    Pelo que eu li, há países em que a rede 3G está saturada e o 4G LTE está às moscas - ou melhor, onde existe, está a começar, com boas promoções.

    Por isso o iPad 4G em que o LTE funcionasse na Europa, Austrália, Ásia, interessava aos utilizadores e aos operadores.

    Mesmo sem LTE parece que o iPad 4G tem velocidade superior ao 3G anterior. Mas, numa altura em que as atenções estão muito viradas para o LTE, acho que a Apple desperdiçou uma oportunidade. Se a área do Android a aproveita ou não é uma questão para acompanhar.

    ResponderEliminar
  7. Se o Estado português libertasse as bandas dos 900 e 2100mhz ficava o assunto resolvido.

    ResponderEliminar
  8. José Marques16/3/12 17:44

    @Anónimo de Mar 16, 2012 07:11 AM: Fail? Fail porquê? Caso não saibas, existem cerca de 6 especificações diferentes de 4G no mundo, operando cada uma delas em espectros de rádio diferentes. Sendo a Apple uma marca americana e estando a maior parte dos consumidores da marca lá, faz sentido que tenho construído o iPad de acordo com a especificações de 4G americana, na bandas 700 - 2100MHz. Em Portugal é 800MHz, 900MHz, 1800 MHz e 2600 MHz, logo não vai funcionar cá.

    Mas fica descansado que o 3G funciona na mesma ;)

    ResponderEliminar