2012/04/12

Notícias do Dia

Os novos ultrabooks Series 5 da Samsung; uma dica sobre como dar uso ao espaço desaproveitado do novo Google+; uma App que descobre tudo sobre ti; um tablet barato para o ensino promovido pela Intel; bugs de nível industrial que potencialmente se irão tornar cada vez mais num enorme risco de segurança; um monitor da Philips que vos alerta em caso de postura incorrecta;

E não se esqueçam que continua a decorrer o passatempo em que podes ganhar um Nokia Lumia 710 (que já chegou e vai ser alvo da análise habitual. :)


E já de seguida, as notícias do dia:



"Multibanco" no Japão vai Dispensar os Cartões - basta a Mão 


No Japão já é comum usar-se verificação biométrica - com as impressões digitais ou a palma das mãos - como forma de validação extra para levantar dinheiro. No entanto, um banco resolveu agora passar a utilizar o recohecimento das palmas das mãos como forma principal de identificação (acompanhada de um código PIN) e dispensando por completo a utilização do tradicional cartão bancário.

O banco diz que devido aos acidentes - como o tsunami que varreu o Japão, e os numerosos terramotos - é frequente as pessoas perderem todo os seus documentos. E com este sistema fica assim resolvido o problema (a não ser no caso em que o desastre tenha causado algum dano grave à mão... oops!)


Apps Android sem Permissões têm Acesso a Demasiados Dados?


As questões da segurança continuam a dar que falar, e agora há quem aponte o dedo às Apps Android, que mesmo sem qualquer tipo de permissões especiais podem ter acesso a: dados no cartão SD; ficheiros de outras Apps; identificação do equipamento; etc.

É aquilo que já tenho vindo a dizer há muito: por maior ou menor segurança que um sistema operativo possa implementar, não haverá grandes hipótese de "fechar" tudo (sob pena de impossibilitar a criação de programas/apps úteis, como actualmente já começa a acontecer). Por isso mesmo, o acto de instalação de uma App ou programa tem que ser feito com consciência... sabendo-se que se poderá estar a instalar algo que poderá estar a fazer mais do que aquilo que é suposto... e para fins maliciosos.


Nook também vai ter Ecrã Iluminado

No outro dia falei-vos dos rumores que apontam para que o novo Kindle viesse com um ecrã iluminado; mas parece que afinal a concorrência não anda a dormir... já que também o Nook parece estar prestes a ter uma nova versão que inclui igualmente um ecrã GlowLight.

Se a Amazon estava a contar com a "exclusividade" de um ecrã eInk iluminado... parece que vai ter que dividir essa novidade com o Nook.


Protótipo de Macintosh 128k por $100 mil dólares


Eis uma notícia que irá agradar aos fãs mais endinheirados da marca da maça: está à venda no eBay um raro protótipo de um Macintosh 128k equipado com um floppy drive de 5.25". Uma preciosidade que pode ser vossa... caso tenham $100 mil dólares para gastar.
Por outro lado... poderá ser mais vantajoso investirem uma fracção desse valor em acções da Apple... :)


Samsung Apanha a Nokia

Chegamos a um marco histórico; no primeiro trimestre de 2012, a Samsung vendeu mais telemóveis que o "imbatível" gigante da indústria: a Nokia.

Uma vez mais... poderá interessar relembrar como eram as coisas há 5 anos atrás, quando o conceito de um telemóvel sem botões ainda era algo incomum, nunca se tinha houvido falar de Apps ou App Stores; e onde qualquer um que se atrevesse a fazer frente à Nokia seria considerado louco...

Se tanto mudou em tão pouco tempo... não deixa de ser assustador pensar o quanto poderá voltar a mudar nos próximos 5 anos...



Curtas do Dia

1 comentário:

  1. Minha rica maozinha, se a moda pega a gatunagem começa a cortar maos e tudo.

    ResponderEliminar