2012/04/20

Notícias do Dia

O desespero de quem contrata um serviço de 100Mbits mas que apenas o pode por algumas horas durante a madrugada por dia; uma LG que vem atiçar a guerra dos LCDs vs OLEDs; uma impressionante forma de protecção contra a água que até faz com que uma rede se torne à prova de água; a aguardada análise ao novo iPad da Apple; um interessante script que te dá as estatísticas do uso do Gmail: o Gmail Meter; smartphones com visão Raios-X; a aparente revelação de um Galaxy S3 camuflado; e também os vencedores que poderão "abanar o capacete" no Rock in Rio graças a nós. (E para todos os outros, na próxima semana regressam os passatempos, sempre com prémios bem aliciantes! :)

Já a seguir, as notícias do dia:


Apple Defende o "4G" do novo iPad na Austrália


Tanta coisa produtiva que se poderia fazer... mas não. Na Austrália andam às voltas com a denominação "4G" do novo iPad. Uma denominação que a Apple continua a afirmar que é correcta; mesmo se - tal como cá e na maior parte do mundo - o novo iPad não suportas as frequências utilizadas pelo seu serviço 4G.

Seja como for, o que é certo é que no site da Apple já foram retiradas todas as referências a 4G na página de informação do iPad, mas o "4G" permanece no nome do modelo "WiFi + 4G". E é aí que está agora a questão.

Terá a Apple razão ao insistir que tem um iPad 4G, quando na realidade isso acaba por ser enganoso para todos os países onde não seja compatível com as suas redes de nova geração? Em Maio, será decidido pelos tribunais australianos.

Cá em Portugal, a decisão seria simples... afinal, também temos os operadores que continuamente nos vendem internet "ilimitada", certo?


Microsoft com Lucros recorde

As coisas com os Windows Phones podem não estar a correr como o desejado, mas para todos aqueles que dizem que a MS está "moribunda", os dólares parecem demonstrar o oposto, com lucros recordes no último trimestre. E isto numa altura em que nos aproximamos a passos largos do futuro Windows 8, que terá o potencial para estender a plataforma da Microsoft aos tablets que tanto têm cativado os utilizadores nestes últimos tempos.

... Perante lucros assim, ainda se torna mais incompreensível porque motivo a MS não faz uma mega campanha de lançamento dos Windows Phone, a preços subsidiados... e onde mesmo que estourasse umas centenas de milhões, seria a forma mais eficiente de ganhar massa crítica no sector mobile.


YouTube Responsável por Uploads do Utilizadores


Na Alemanha, um Tribunal decretou que o YouTube pode ser responsabilizado pelos uploads feitos pelos utilizadores, e como tal arrisca-se a ter que pagar uma multa "bilionária" de direitos de autor.

Seria bom que, de uma vez por todas, se decidissem (por exemplo, na Austrália ainda agora se decidiu que um ISP não pode ser responsabilizado pela pirataria dos seus utilizadores) ... é que tanto decidem que um serviço de alojamento de conteúdos não pode ser responsabilizado pelo que os utilizadores lá metem (ainda por cima quando tem ferramentas para tentar evitar o uso de conteúdos "ilegais")... como depois se saem com coisas destas?

O Google irá apelar da decisão... mas já imaginaram no que isto representará se se começa a alastrar?


Linus Torvalds ganha o "Nobel" da Tecnologia



Mais que merecido, o bem conhecido Linus Torvalds, responsável pela existência do popular Linux, é um dos laureados do prémio Millennium - o prémio "Nobel" da Tecnologia - a par do Dr. Shinya Yamanaka (que descobriu uma forma de criar células estaminais sem necessitar de células embrionárias).

Uma distinção justamente merecida, nem que não fosse pelo facto de estarmos continuamente rodeados de Linux por todo o lado (desde o simples router WiFi que têm ali ao lado, a ínumeras outras máquinas que a maioria das pessoas nem perde tempo para pensar "no que têm lá dentro", sem esquecer obviamente as inúmeras distribuições instaladas em computadores pessoas e servidores.)


Curtas do Dia


1 comentário:

  1. Huum... Será que não podiam enviar para o espaço o Paulo Portas, em vez do Luís?...

    ResponderEliminar