2012/05/01

Haiku - Um BeOS Open-Source


Muitas pessoas poderão pensar que o domínio do Windows nos computadores desktop e portáteis faz com que não existam outras alternativas interessantes. Sim, há o OS X nos computadores da Apple; mas para além disso há também muitas mais dezenas de sistemas operativos - a maioria deles baseados no Kernel Linux que serve de base a distribuições como o Ubuntu - mas também sistemas mais esotéricos como o Menuet ou Kolibri, totalmente em assembler e que cabem numa diskette!

Mas hoje venho falar-vos de um projecto open-source que visa ressuscitar um sistema operativo defunto, mas que já no seu tempo oferecia características inovadoras que ainda hoje não foram implementadas pelos sistemas operativos mais populares: o BeOS... e esta sua reintepretação, o Haiku.

Com uma forte componente multi-threaded implementada de raiz, que faz com que os programas raramente "engasguem"; e... não menos importante, é igualmente bastante "leve" em recursos, demorando poucos segundos a arrancar, mesmo num computador já com alguns anos... e ocupando menos de 200MB de espaço em disco (compare-se com os 20GB que já quase não chegam para um Windows 7...)

Se quiserem espreitar este Haiku suportado pelos fãs, podem sempre dar uso a um PC virtual (via Virtualbox ou Vmware) para o experimentarem sem estragarem nada... (assim como qualquer outro sistema operativo que desejem experimentar).


1 comentário:

  1. Gostava muito do Beos mas e depois que se fazia com aquilo?????? Uma pena.

    ResponderEliminar