2012/04/30

Vidro Anti-Embaciamento do MIT


Com a popularização dos dispositivos "touch" que nos obrigam a tocar constantemente no ecrã, surgiram também novos tipos de vidro que tentam fazer com que as dedadas e sujidade não se tornam demasiado incomodativas de limpar: é o caso dos vidros com tratamento "oleofóbico", que fazem com que o processo de limpeza se limite ao passar de um pano e sem necessidade de "esfregar" ou usar panos especiais.

Mas, ainda há muito por fazer, como podemos ver por este vidro anti-embaciamento do MIT, um vidro que adiciona cones de tamanho microscópico ao vidro, diminuindo a superfície de contacto com as gotas de água, e que o torna repelente de água e sujidade, e também anti-reflexos.

Na imagem podemos ver a diferença de comportamento de uma gota de água sobre este vidro (do lado esquerdo), comparativamente à de um vidro normal (lado direito) em que a água "assenta" sobre o vidro.

Ao não aderir ao vidro, a água pode facilmente rolar pelo vidro abaixo, levando consigo todas as partículas de pó e sujidade.

... Agora é só esperar que esta tecnlogia chegue ao produtos comerciais... Pois não será necessário dizer o quanto isto seria bem apreciado, não só para os dispositivos touch, como todos aqueles que têm que lutar com o embaciamento (capacetes, máscaras de mergulho, etc. etc. - já para não falar que também daria jeito nos próprios vidros dos automóveis... :)


2 comentários: