2012/07/15
Navegação no Interior via Campos Magnéticos
Depois de já ser ter tornado comum no exterior, parece que o mercado da navegação no interior de edifícios começa também a tornar-se num mercado em expansão. O problema é que dentro de um edifício, o sistema GPS deixa de estar acessível ou de ter a precisão necessária... o que faz com que sejam necessários métodos alternativos, como este que aqui é proposto pela Indoor Atlas.
A Indoor Atlas pretende dar uso às interferências que os próprios edifícios causam no campo magnético terrestre para criar um sistema de posicionamento que funciona com grande precisão no interior de edifícios (0.1m a 2m).
O conceito é interessante, e parece funcionar surpreendentemente bem... mas interrogo-me até que ponto o mesmo não seria possível usando os giroscópios agora existentes na maioria dos smartphones para nos guiar de forma "relativa" a partir do momento em que as coordenadas GPS deixassem de ficar disponíveis?
(Mas, não digo que o ideal fosse dar uso a todos os múltiplos sistemas e tecnologias existentes, para conseguir a maior precisão possível - se calhar é que já aqui é feito neste IndoorAtlas).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O problema dos giroscópis e dos acelerómetros é que estes possuem muito ruido assim como um ligeiro drift que faz com que uma navegação baseada nisso tenha um grande erro ao final de alguns metros.
ResponderEliminarPorreiro pá! Agora o rapaz quando sair da Fnac terá mais facilidade em encontrar a loja de roupa onde está a namorada. :)
ResponderEliminarP.S.: Não resisti.