Embora o primeiro tweet tenha sido enviado a 21 de Março de 2006 por um dos seus fundadores, Jack Dorsey (@jack), e numa altura em que o serviço ainda tinha o nome Twttr, esta rede social de micro-mensagens só abriu as suas portas ao público a 15 de Julho de 2006... e por isso, o Twitter faz hoje o seu 6º aniversário.
Eu só aderi ao Twitter cerca de um ano mais tarde, a 14 de Setembro de 2007, e lembro-me que o fiz "só por fazer". E depois de ter enviado um ou dois tweets e adicionado um ou dois amigos... lá ficou aquilo encostado. Só mais tarde é que aquilo se foi "entranhando" ao ponto de ser a excepção à regra da minha relação com as redes sociais.
Nascido com uma forte inteligação com os SMS (e daí o seu limite de 140 caracteres nas suas mensagens), o Twitter foi criando uma comunidade de seguidores e "seguidos" que nos anos mais recentes se tornou num autêntico fenómeno, fomentado em grande parte pela popularização dos smartphones.
Hoje em dia o Twitter é o local onde se pode ficar a par de tudo o que está a acontecer, por todo o mundo. Não é por acaso que antes das grandes notícias serem "grandes", muitas vezes têm origem num simples tweet, enviado por alguém que "estava lá" e partilhou o que viu, em directo (como foi o caso do avião que aterrou no Hudson, e muitos outros.
Claro que a entrada nesta rede, como em quase todas as outras, não é simples (pelo menos para mim não foi). Quem chegar ao Twitter poderá deparar-se com o dilema de saber quem seguir. Depois de adicionar os amigos que conhece... a coisa poderá parecer um pouco vazia, e sem interesse (dependendo dos amigos! :)
Mas, adicionem algumas contas de pessoas que vos interessem: actores, realizadores, desportistas, políticos, músicos, etc... e poderão começar a ter uma "timeline" mais preenchida e que vos dará uma visão mais abrangente dos temas, e das pessoas que vos interessam. E claro... trata-se de um canal de comunicação bidireccional. Se é pouco provável que o vosso ídolo número 1, com milhões de seguidores, vos venha a responder pessoalmente a um tweet (mas que pode acontecer); por outro lado há cada vez mais serviços e empresas que disponibilizam "linhas de apoio" via Twitter para ajudar a soluccionar problemas.
E quando o número de pessoas que seguem for aumentando e o número de tweets começar a ser demasiado elevado para acompanhar, deixo desde já o aviso de que não deverão ceder à tentação de querer "ler tudo" o que ficou por ler desde a vossa última visita. O twitter é uma rede em tempo real, e como tal, não fará grande sentido estar a reler o que foi dito há 2 ou 3 dias; e em muitos casos torna-se igualmente desaconselhável (ou irrelevante) responder a algo que foi dito ou discutido há 8h atrás. Por isso... a primeira grande regra de tudo o que é enviado para internet de forma pública mantem-se: pensem duas vezes no que escreveram antes de clicarem no botão de enviar.
Se andam por lá, então já sabem... podem seguir-me a mim e/ou ao Aberto até de Madrugada:
Follow @ptnik
Follow @abertomadrugada
2012/07/15
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)