2012/08/21
Intel já Suporta TRIM nos SSD em Raid 0
Se um SSD é bom, facilmente se imagina o que será ter dois (ou mais) SSDs em RAID 0, em que cada bocado da informação é dividido em partes e escrito simultaneamente para os vários discos. Na prática, podem esperar resultados que aumentam de forma quase linear: se com um disco SSD têm velocidades de leitura de 500MB/s e escrita de 150MB/s, com dois destes SSD em RAID 0 poderão esperar leituras de 1GB/s e escritas de 300MB/s.
No entanto, os SSD têm um pequeno problema que os pode tornar mais lento à medida que vão sendo usados: quando os blocos de dados num SSD são usados, a cada ciclo de escrita é necessário fazer passos adicionais, de leitura, alteração e gravação - mesmo no caso em que esses blocos já não tenham dados "reais".
É aí que entra a função TRIM, que faz com que o SSD marque os blocos que contêm apenas "lixo" de forma a que os possa usar como se estivessem completamente limpos, e assim restaurar o desempenho original. Mas o problema é que quando os SSD se encontram por trás de um controlador em modo RAID, deixam de estar visíveis para que os utilitários que fazem TRIM vejam esses discos.
Mas a Intel veio dar uma ajuda, e nas motherboards com o chipset Intel série 7 e onde se usar o driver RAID Intel RST (Rapid Storage Technology) versão 11.0 (e Windows 7), já é possível enviar o comando TRIM para os SSD em RAID 0.
No gráfico à esquerda pode ver-se o efeito bastante prejudicial de um sistema RAID 0 com discos SSD em que já foram realizadas escritas em todos os blocos do disco, com as velocidades de escrita a passarem de 300MB/s para menos de 50MB/s. No entanto, utilizando-se a motherboard e drivers adequados, vemos que a função TRIM faz o seu serviço, e que o desempenho se mantém inalterado mesmo depois de utilização intensiva (gráfico à direita).
Considerando que muitos SSD "jeitosos" se aproximam da barreira dos 100€ (ou já estão abaixo dela)... fica a sugestão para quem se quiser aventurar a colocar 2 deles em RAID 0, para velocidades duplamente impressionantes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)