2012/08/20

Telepresença a Custo Acessível?


Tal como há 30 anos eu olhava para os volumosos Atlas em papel, e percorria a superfície do nosso planeta, sonhando que um dia poderia ter um computador com todos os mapas do mundo (e veja-se só o que hoje é possível fazer, com um simples smartphone e o streetview, que vai bem para além daquilo que eu imaginava), há também que concerteza imagine as possibilidades do que seria poder estar virtualmente em qualquer lado... em tempo real.

A telepresença é algo que se tem mantido longe da maior parte da população, mas poderá ser algo que tal como o Streeview e as videochamadas, esteja prestes a ficar ao alcance de todos. A empresa Double Robotics está a fazer um pequeno robot móvel ao estilo do Segway que dá uso a um iPad para rapidamente se transformar numa presença virtual para pessoas em qualquer outra parte do mundo.


A "novidade" é que estes robots têm um custo relativamente económico, de $1999 dólares, que poderá fazer repensar os locais onde podem ser utilizados. Um dos exemplos dados é o da visita a museus - embora, sendo um museu algo "estático", me parece que essa função melhor é servida por um sistema ao estilo streetview (e que aliás, o Google tem feito, disponibilizando as visitas virtuais a diversos museus.)

No entanto, há muitas outras situações onde me parece ser bem mais interessante a possibilidade de uma telepresença em tempo real com capacidade móvel: tal como possibilidade de verem o que se passa em vossa casa, caso tenha tocado um alarme, e assim podendo "passear" pela casa toda, e não ficar limitado à cobertura de câmaras fixas/móveis. (Claro que o factor susto, de um ladrão que visse uma maquineta destas a aproximar-se, com o rosto do dono da casa a gritar no ecrã do iPad, seria engraçado de ver... mas provavelmente terminaria com o ladrão a pegar no iPad e a pirar-se de lá para fora! :)

E vocês... que usos imaginam que se poderia dar a este tipo de sistemas? Talvez, ter uma dezenas destes robots disponíveis em cada cidade, e que qualquer turista poderia usar como corpo virtual para dar uma voltinha pelas redondezas?

2 comentários:

  1. Nem imagino as possibilidades para pessoas com problemas de saúde temporários ou definitivos. Muito bom!

    ResponderEliminar
  2. É com certeza pá :) Até parece que és do puerto carago :)

    ResponderEliminar