2012/09/19

iOS6 chega às 18h a Portugal

É hoje que a mais recente versão do iOS que equipa milhões de iPhones, iPads e iPod Touchs ficará finalmente disponível publicamente para todos. O iOS6 marca mais um passo na evolução do sistema operativo mobile que revolucionou o mundo, e embora venha acompanhado de muitas funcionalidades que há muito faziam falta (como o modo "madrugada" para não ser incomodado a horas impróprias; ou a opção WiFi+3G) será também marcado como o iOS que "corta" de vez com a parceria com o Google.

Neste iOS não teremos uma App de sistema dedicada ao YouTube (o Google entretanto já criou a sua própria App); nem tão pouco acesso aos mapas do Google (sendo esperado que também aí o Google possa vir a oferecer uma App). Mudanças que irão a obrigar a alguma habituação por parte dos utilizadores.

Para além disso, por cada nova funcionalidade que será bem vinda, ficarão ainda por resolver aspectos que não seriam de esperar de uma Apple que supostamente presta enorme atenção aos detalhes: por exemplo, os "X" para remover as notificações continuam a ser coisas que mais parecem ter saido dos tempos de um Windows Mobile na época dos stylus.

Ainda assim, e mesmo tendo que se continuar a conviver com alguns destes aspectos menos bem conseguidos, é de esperar que o balanço geral seja positivo, e a quantidade de melhorias e as suas vantagens se sobreponham às coisas menos boas que ainda faltam resolver.

Em Portugal, o novo iOS 6 deverá ficar disponível às 18h deste dia 19 de Setembro de 2012.

10 comentários:

  1. A pena é que o iPad 1 com pouco mais de 2 anos ficará para trás e não receberá o iOS 6. Mesmo o iPhone 4 receberá uma versão "lite" com menos funções que as disponíveis no 4S ou no 5. Talvez estejamos mal acostumados com a Apple, pois o Galaxy Ace menos de 6 meses após o lançamento ficou desactualizado, com a chegada do Gingerbread, versão essa que só chegou ao aparelho 6 meses depois de lançada, quando o ICS já estava no mercado! Sinto que Apple, infelizmente, está a caminhar nessa direcção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Tenho o iPad 1 e o 3GS. Acho que nao vou actualizar por essa razao.

      Eliminar
    2. O 3Gs vale a pena actualizar (a menos que se tenha jailbreak e se queira esperar que primeiro saia para iOS 6).

      Além das novidades mais faladas há sempre uma quantidade delas menos faladas, mas que estão consideradas nas APIs para quem cria apps para iOS.

      Não tarda nada estão a aparecer apps exclusivas para iOS 6 que só quem tenha feito a actualização pode instalar.

      Das novidades mais faladas há tabelas de quais é que funcionam ou não no 3GS e no 4.

      Eliminar
  2. O ipad por acaso é mesmo pena visto que até o 3gs com 3 anos vai ter e é bem mais fraco, mas compreende-se pois o 3gs ainda estava a ser vendido até agora.

    E assim obriga sempre mais alguns a mudar para um novo ipad.

    ResponderEliminar
  3. Nao stresso nada com a falta de coisas que o meu 4 tem em relacao ao 4S. A maioria das cenas novas sao superfulas e/ou nao funcionam em portugal. A unica coisa que espero é velocidade ( e espero que suba... Espero... ) e quero aquilo de so ver as notificacoes num dos aparelhos. Ter notificacoes repetidas e uma seca.

    ResponderEliminar
  4. O update é over the air ou tenho de ligar ao iTunes?
    Devo dizer que o facto de o Youtube sair foi bom a nova app é muito melhor. A actual maps app também é muito fraca espero que quer a nova da Applle quer eventualmente uma da Google sejam melhores.

    ResponderEliminar
  5. OTA então quanto menos vezes tiver de ligar o itunes no Windows melhor.

    A ler a review de IOs 6 da Engadget não tinha percebido que turn by turn não vai estar disponivel para o IPhone 4, torna o update menos interessante, o que vale é que para Portugal o TMN Drive tem funcionado muito bem e é grátis.

    ResponderEliminar
  6. Bom, lá experimentei o famoso SIRI. Está giro, mas em português é que era.

    O sistema "turn by turn" do novo Mapas substitui um programa de navegação (TomTom, etc) ou é só para desenrascar ?
    Os mapas 3D estão bons.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o turn by turn substitui uma app de navegação... desde que tenhas internet (nao tem os mapas offline).

      Por isso, continuará a haver mercado para as apps com mapas offline.

      Aqui, estou há 2h a olhar para uma mensagem "falta 1h"... mas parece finalmente ter desencravado, e ja entrou na fase "preparing update". Vamos lá ver se é desta.

      Eliminar