2012/09/03

Notícias do Dia

Já publicamos a muito aguardada análise ao Nexus 7 do Google; espreitamos o TomTom no Android; vimos um rato da BMW - e também o novo iDrive 4.2; iPhones 5 baratinhos que todos podem comprar a preço de saldo; um relógio analógico com bluetooth para vos notificar de forma discreta - assim como um relógio com GPS da Garmin; smartphones dual-screen com eInk e LCD - e também o novo Kindle paperwhite; servidores da Intel passaram um ano submersos em óleo; sistemas de watercooling em circuito fechado para instalações simplificadas; o Open WebOS 1.0 beta já está disponível; como agendar hangouts no calendário do Google; jogos clássicos da Atari no vosso browser; relatório da vossa actividade do Facebook feito pelo Wolfram Alpha; um vídeo que nos mostra como será um iPhone com ecrã de 4"; o Firefox ganha uma linha de comandos; como a nossa atenção vai sendo dividida pelos diferentes equipamentos à nossa volta; e como manter a vossa casa debaixo de olho usando câmaras IP e esta App para iOS e Android.

E como se tudo isto não bastasse... seguem-se as notícias do dia:


Google prepara Nexus 7 com 3G?


Parece que o Google se prepara para arrumar com uma das principais críticas ao Nexus 7 (que hoje mesmo teve direito a análise aqui no AadM) e vai lançar um Nexus 7 com 3G dentro de 6 semanas.

Esta poderá ser uma medida "preventiva", para se preparar contra o eventual lançamento de um mini iPad com 3G/4G - mas pessoalmente, penso que ficaria melhor servido com um Nexus 7 com microSD e câmara traseira.

De qualquer forma, sem dúvida que aqueles que de momento têm o Nexus 7 fora da lista de opções devido à falta do 3G/4G, irão apreciar esta nova versão.


Baidu Lança Browser para Android

O Baidu - para quem não conhece, é o "Google da China", com o motor de pesquisa mais popular por lá, e também tendo a sua própria plataforma para smartphones - acaba de anunciar o seu browser para Android.

Um browser que a empresa diz conseguir competir ao mesmo nível dos melhores browsers das empresas mais "reputadas", e que pelo menos a nível de benchmarks... parece confirmar isso mesmo:

Num teste de HTML5 o Baidu Explorer atingiu 482/500, sendo que o Chrome para Android se ficou pelos 371, o Firefox nos 349, e o Opera nos 367. Para referência o iPhone 4S fica-se pelo 324.


Lumia 920 com Carregamento Wireless e PureView "falsificado"?


Parece que a próxima geração de equipamentos Windows Phone 8 da Nokia vai ter algumas coisas interessantes... e outras que poderão vir a revelar-se enganadoras.

Parece que o futuro Nokia Lumia 920 vai contar com um sistema de carregamento wireless, que - caso não surja apenas como um "opcional" de custo extra exagerado - poderá vir, finalmente, a popularizar os sistemas de carregamento sem fios. E parece que será compatível com o standard Qi, que sempre é melhor que uma solução proprietária que não sirva para mais nada.

Do lado oposto, parece que a Nokia tem inteção de anunciar este Lumia 920 como sendo um modelo PureView... mas que ao contrário do Nokia 808, não utiliza o sensor de 41MP que o seu nome poderia fazer prever, mas apenas um sensor mais comum de 8MP. (Parece-me que esta medida poderá fazer com que os consumidores passem a olhar para o nome "pureview" como apenas mais uma daquelas coisas que não quer dizer nada... em vez de ficar associada à resolução única e "inimitável" a que até agora estava associado).



Curtas do Dia

5 comentários:

  1. Aquele video que puseste nos links finais sobre o windows RT é completamente tendencioso visto o device nem estar a correr o RT, um portal como o The Verge devia ter mais cuidado com o que mete se virem o video leiam alguns dos comentários e já agora vejam a imagem http://i.minus.com/i1u55Cis3TEr9.jpg ;P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que eles dizem, é mesmo o RT.
      "Despite rumors that Microsoft would drop the desktop mode, or restrict a lot of its functionality, the File Explorer and other Windows accessory apps remain".

      ... Vamos lá ver se é mesmo o caso, ou se eram mesmo um Windows x86 e eles não souberam dar com as diferenças.

      Eliminar
  2. "... the File Explorer ... remain" no Windows RT (?)

    No Android não sei como é, mas no iOS não há um explorador que, por exemplo, permita mover ficheiros entre pastas - por razões de segurança. Cada app corre na sua própria sandbox. A única forma, sem ser através do iTunes, de um ficheiro passar da app A para a app B é na A permitir que seja aberto pela B.

    Estou para ver se o Windows RT vai ter um explorador, que mova um ficheiro de A para B, copie para C, etc. sem comprometer a segurança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Android tens file explorer. Não é por aí que há falha de segurança... olha para os Unix/Linux, e até para os Windows. Sem as permissões adequadas, nem poderás escever/mover ficheiros para fora da tua zona de utilizador. (A má fama é dada por, nos Windows, por norma cada utilizador estar a fazer tudo com permissões de "administrador"... mas não é obrigatório - nem recomendável - que assim seja; tal como qualquer utilizador Linux saberá).

      Eliminar
    2. Para usar adequadamente o explorador é preciso saber dar as "permissões adequadas" . De outro modo quem não saiba pode mexer em ficheiros do sistema e adeus.

      Com o sistema de sandbox do iOS mais o que referi de abrir ficheiros noutra app não é preciso saber nada disso - logo, é mais seguro. (Já agora, para quem não saiba, para as fotos, que são o tipo de ficheiro que mais circula entre apps, a coisa não é exactamente como a descrevi, mas segue o mesmo princípio).

      Por outro lado, não há nada no iOS que impeça que exista um explorador. Com jailbreak tenho o iFile que permite aceder aos ficheiros todos. A Apple não criou um explorador para não comprometer a segurança - tendo em conta que a segurança de um equipamento também passa por prevenir a sua má utilização. Um smatphone é um equipamento informático que deve prever os info-excluídos (a maioria).

      Eliminar