2012/09/20

Notícias do Dia

Como fazer o Raspberry Pi funcionar mais rapidamente com o novo modo turbo a 1Ghz; as primeiras impressões sobre o iOS6, cuja chegada ontem causou pânico devido ao WiFi que se desligava sozinho; o Linux a caminho dos automóveis (embora já lá seja usado há muito tempo); alguns desejáveis monitores LG profissionais; nova App do Google Maps para Android, que chegou no dia em que o iOS se despediu do Google; as "encrencas" no software que quase todos já deixam passar por "ser normal"; e uma App que promete fazer chamadas mais inteligentes, nos smartphones inteligentes dos dias de hoje.


Para além de tudo isto, não se esqueçam que há nova pergunta para o curso de configuração Windows 8 da Actual Training, um curso oficial da Microsoft, e que servirá como uma grande mais valia em qualquer currículo.


E seguem-se as notícias do dia:




Surface de "luxo"?

A Microsoft está a apostar tudo no seu novo Windows 8, e isso pode facilmente ser verificado pela sua aposta nos tablet Surface - tablets feitos por si, tal como imaginam que deverão ser os tablets do futuro.

No entanto, o seu sucesso está dependente de um factor crítico que ainda ninguém conhece: qual será o seu preço?

Steve Ballmer atirou para o "ar" preços que se situarão entre os $300 e os $800. Mas... até que ponto é que os consumidores estão dispostos a pagar $800 por um tablet, que implicitamente - e por muito diferente que seja - continuará a ser comparado com o iPad da Apple, na barreira dos $499?

Vamos lá ver que trunfos a MS tem na manga para justificar estes preços para os seus tablets, face aos Android e iOS concorrentes.


Jelly Bean "offline"


Nem só o iOS 6 causou alguns sustos aos utilizadores. Parece que tamném os utilizadores com a mais recente versão do Android (4.1 - Jelly Bean) foram surpreendidos com uma mensagem de que não era possível fazerem o sign in com as suas credenciais.

Ao que parece, isto não afecta o normal funcionamento dos equipamentos (e estando restringido aos Jelly Bean, serão ainda uma reduzida percentagem de todo o universo Android) mas... sem dúvida que será suficiente para causar algumas irritações.

... Estão a imaginar o dia em que uma qualquer falha catastrófica global impedisse o uso de todo e qualquer Android ou iOS?... Seria o momento em que todos os que passam os dias a alertar para os perigos da "cloud" iriam certamente festejar. (E o mais assustador é que provavelmente um qualquer dia, haverá inevitavelmente uma destas falhas à escala global!)


Bilhetes no iPhone


O iOS6 já chegou, e com ele uma funcionalidade que poderá ajudar a disseminar os bilhetes digitais: o Passbook. Este Passbook permite acumular bilhetes digitais dinâmicos nos equipamentos iOS (bilhetes de avião - que avisam caso haja atrasos; cupões de desconto; etc.) e já está a ter bastante adesão nos EUA, com a liga de baseball a apostar neste sistema.

Um sistema que, embora não sendo aberto a outras plataformas, poderá também servir para demonstrar que a necessidade do NFC, que tantos têm tentado impôr à pressão nos últimos anos, poderá não ser o oásis que muitos imaginam. É que, como já por cá abordamos por várias vezes, o NFC é apenas uma tecnologia de comunicação - e que obriga a que quer os clientes, quer os vendedores, façam novos investimentos para poder usfruir desta tecnologia.

Não será mais prático evoluir para sistemas que ultrapassem desde já o NFC? WiFi, Bluetooth, ou até simples validação via serviços online, são alternativas que deverão ser consideradas, e que poderão facilitar o futuro dos pagamentos digitais.

Aliás... eu já tenho dito repetidamente qual seria o sistema ideal, que seria usar apenas o número de telefone e um PIN, para que a conta fosse debitada na nossa conta de telemóvel, evitando a introdução de códigos de cartões de crédito, etc. Só não sei porque é que os operadores andam a "dormir"...

(Um exemplo perfeito seria a App de compra de bilhetes de cinema mTicket da Zon/Vodafone, que em vez de continuamente pedir um cartão de crédito, melhor faria se utilizasse o saldo do telemóvel, ou que fosse debitado no serviço Zon, por exemplo.)



Nokia compara os seus Mapas com a Concorrência

Numa altura em que os mapas estão na ordem do dia, com o abandono do Google Maps no iOS, e os novos mapas do IOS6; a Nokia não perde a oportunidade para vir atirar os seus mapas para a fogueira (em sentido figurado), comparando-os com ambos...

Para além de funcionarem em modo offline, os mapas da Nokia também têm informação de transportes públicos em mais de 500 cidades, trânsito em 26 países, o Nokia City Lens em realidade aumentada, e mapas de interiores em 38 países.

Eis uma boa coisa para utilizarem como elemento diferenciador para os seus Lumia com Windows Phone 8.

... E que numa altura em a geolocalização será algo cada vez mais usado e essencial, não deixa de ser um excelente trunfo para usar nesta "batalha" pela sobrevivência no segmento mobile.

Agora só falta terem equipamentos a preços que arrasem a concorrência, nem que seja apenas no primeiro ano, para atrairem uns milhões de utilizadores para criar massa crítica sustentável.



Curtas do Dia


1 comentário:

  1. Carlos,

    No que diz respeito aos preços dos novos Windows Phone 8, fala-se que, quer a HTC, quer a Nokia, terão os seus equipamentos topo de gama (HTC 8X e Nokia Lumia 920) a rondar os €500 desbloqueados. A ver vamos se será verdade. Mas caso se verifique este cenário, acho que muita gente vai ficara pensar ;)

    ResponderEliminar