2012/09/28

Optimus e Vodafone com 4G para o iPhone 5?

Com o iPhone 5 a ter chegado finalmente ao nosso país, retomam-se as conversas sobre o facto de se estar a pagar por um equipamento com capacidades "4G/LTE" que lhe permitiriam atingir velocidades de transferência de dados em redes mobile superiores às que muitas pessoas têm em casa.

O iPhone 5 não tem indicação oficial de que trabalhará em 4G em Portugal; mas... alguns operadores prometem que isso irá mudar.

A Optimus diz que tem tudo a postos para que o novo iPhone 5 possa trabalhar em 4G na sua rede, e que está em contacto com a Apple para que tudo possa ficar a trabalhar com a maior brevidade possível.

Entretanto, também já obtive confirmação oficial da Vodafone, de que também eles estão a trabalhar a toda a velocidade para poderem oferecer as velocidades 4G aos seus clientes com iPhone 5.

Boas notícias para todos aqueles que estiverem prestes a comprar um iPhone 5, e que assim - num futuro não muito distante (espera-se) - poderão tirar maior partido das suas capacidades.


Embora ainda não tenha tido confirmação por parte da TMN, penso que será lógico assumir que também eles estarão a trabalhar nesse mesmo sentido.

8 comentários:

  1. Pessoalmente não vejo nenhum interesse nas redes 4G que não sejam a substituição da DSL nas casas, ou ter uma "DSL-Like" móvel com um router 4G-WIFI/Pen 4G. Em todo o caso de nada interessa a velocidade se tiverem o tráfego contado/barrado/"ilimitado-até-nós-não-gostarmos-e-cortarmos-a-alta-velocidade", e um preço decente. Eu por exemplo já tive num local com rede 3G 7.2mbps verdadeiros e a net até voava, daí que se com o 3G podemos ter até 21Mbps, não vejo grandes vantagens no 4G, pelo menos em telemóveis.

    ResponderEliminar
  2. A velocidade das redes moveis é partilhada. Quanto maior a largura de banda disponibilizada pela rede, mais existe para partilhar.. Logo, o 4G é vantajoso, nem que seja pelo facto que referi, mais largura de banda para partilhar, é possível que calhe um bocadinho maior a cada um ;)
    Relativamente às frequências e ao funcionar ou não em PT, há tempos comentei uma noticia do dn em que mostrei que a gama dos 1800mhz (banda 3 se não me engano) tinha sido leiloada e que todos os operadores PT tinham licenças para la operar. Era uma questão de utilizarem equipamento para isso (claro que todo o planeamento da rede e etc vinha atrás), mas era possível ;)

    ResponderEliminar
  3. Conforme já tinha publicado na PCManias, o que referes confirma-se, inclusivé na TMN. E passo a citar a Vodafone:

    A Vodafone Portugal está neste momento a trabalhar com a Apple para preparar o lançamento da funcionalidade LTE no iPhone 5 o mais breve possível.

    Já a TMN afirma que:

    Estamos em conjunto com a Apple a analisar a possibilidade de lançar em Portugal o iPhone5 com 4G, preparando-se para iniciar testes o mais breve possível.

    ResponderEliminar
  4. Conforme já tinha publicado na PCManias, o que referes confirma-se, inclusivé na TMN. E passo a citar a Vodafone:

    A Vodafone Portugal está neste momento a trabalhar com a Apple para preparar o lançamento da funcionalidade LTE no iPhone 5 o mais breve possível.

    Já a TMN afirma que:

    Estamos em conjunto com a Apple a analisar a possibilidade de lançar em Portugal o iPhone5 com 4G, preparando-se para iniciar testes o mais breve possível.

    ResponderEliminar
  5. Acabem com os limites e depois falamos, até lá não vale a pena 4G.

    ResponderEliminar
  6. Só acho graça a uma coisa.

    - o iPad 3 não tinha LTE funcional - catástrofe !

    - o iPhone 5 não tinha LTE funcional - catástrofe !

    - o iPhone 5 tem LTE funcional - o 4G já não vale a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ?!??!
      O q n entendes?!?!

      QQ equipamento 4G em Portugal, seja iphones ou outra coisa qq, com 4G com limite de 15GB e ter que se pagar mais um xx de euros pra ter 4G no pacote de dados, É PRA ESQUECER!!!

      Eliminar
    2. Estás a falar do 4G "doméstico" ou para dispositivos móveis ?

      Eu no smartphone, de 3,5G, tenho 1GB de limite fixo de tráfego. Geralmente gasto à volta dos 250MB. Se gastasse mais de 1 GB tinha que pagar o adicional.

      Quando no LTE se está a falar de 15 GB não é o mesmo limite, ou seja, não se paga um adicional por um volume de tráfego acima dos 15 GB. Pode continuar a usar-se, o que pode acontecer é a velocidade do tráfego abrandar.

      Se um operador me propuser, para o móvel, ter também o LTE(ou seja, 4G) onde houver, com um limite de tráfego de 1 GB e não aumentar muito o preço vou ver. Onde houver 4G, a velocidade de tráfego aumenta, mas não implica necessariamente aumentar o volume (embora o aumente da velocidade "puxe" por maior volume).

      Penso que não se pode confundir o 4G para uso "doméstico" (substituindo o cabo/satélite) e para uso móvel.

      Eliminar