2012/09/24

Os Projectos Removido do Kickstarter


Não será por acidente que ainda recentemente o Kickstarter mudou algumas das suas regras, para tornar mais claro que não se trata de uma loja online onde as pessoas comprem produtos; que são projectos que estão a ser apoiados, e que há sempre a hipótese de não virem a ser bem sucedidos.

É que, qualquer uma das pessoas que decida investir o seu dinheiro num dos projectos ou produtos que aparecem no Kickstarter está sujeito a um dia deparar-se com a imagem que ali aparece em cima: de que o projecto já não está disponível... e com ele sujeitar-se a ver evaporarem-se os seus precisoso euros que lá investiu.

Não só os projectos têm que enfrentar todos os obstáculos inerentes à criação de um novo produto, que muitas vezes poderá deixar os responsáveis surpreendidos por toda a burocracia e exigências (custos de fabrico acima do esperado, custos de certificação, etc.) como também estão sujeitos à "machadada" que pode cair a qualquer momento por parte de alguém que se queixe que estão a infringir os seus direitos de autor e peça a remoção imediata das páginas em questão.

Quanto mais é que o actual sistema (de copyrights e patentes) se irá conseguir manter, até que todos percebem que realmente é inadequado e insustentável nesta era digital? (E ainda nem sequer metemos ao barulho as questão que as impressoras 3D irão trazer a médio-longo prazo, quando possibilitarem a qualquer pessoa imprimir objectos físicos úteis e práticos para o seu dia a dia... Aí é que vai ser lindo ver interesses a tentar definir o que se pode ou não imprimir, um pouco ao estilo daquelas fotocopiadoras ou scanners que se recusam a digitalizar notas de euros...)

Seria assim tão descabido abraçar a tecnologia como forma de facilitar o progresso, em vez de se preocuparem em acorrentá-lo o mais possível?

3 comentários:

  1. A minha impressora digitalizou uma nota de 10 euros... mas amigos meus já tentaram e não conseguiram.
    E o resto do pessoal do AadM, conseguiu? Quero ver se levo isto para conversas de almoço ;)

    ResponderEliminar
  2. Viva

    Tenho, algures, um plug-in para o Photoshop que o deixa fazer scanner de notas..., até aí, não sabia dessa "particularidade" de alguns programas e impressoras... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora sobre os "negócios" no Kickstarter..., há de tudo: Scammers e gente séria.

      Para o Kickstarter, o que interessa são os 5% sobre o total conseguido num projecto, e sacudir a água do capote...

      Suspendem alguns projectos, devido a queixas de patentes, eventualmente, infringidas,

      Escondem os projectos que não alcançaram o mínimo para terem sucesso, mas que podem ser vistos aqui: http://www.thekickbackmachine.com/

      Não se responsabilizam pelo reembolso, na eventualidade de um fracasso absoluto do projecto (a responsabilidade, segundo eles, é SÓ do "criador"),

      E pronto, resumidamente é isto.
      Cada um é livre de apoiar um projecto, mas tem que ter em conta que, numa eventualidade (mesmo que remota), pode perder o seu €$€$...

      (Segundo o KK, até 60 dias pode-se pedir o reembolso -paypal,Amazon...- depois disso só se o autor assim o decidir, e for sério, porque já irá obrigar à abertura de nova conta para pagar...).

      Eliminar