2012/11/13

Análise ao bq Edison

Com a chegada do Nexus 7, o mercado dos tablet Android "low-cost" foi obrigado a readaptar-se à chegada de um prdoduto oficial a baixo custo. Se muitos duvidavam que essas empresas pudessem sobreviver, a bq demonstrou que não só isso é possível, como tem conseguido conquistar uma legião de fãs. Hoje vamos ver que tal o seu tablet Android bq Edison se comporta quando sujeito ao olhar clínico do nosso incansável Luis Costa.




Se há algum tempo atrás a opção de escolher um tablet recaia obrigatoriamente sobre um iPad, rapidamente começaram a surgir no mercado alternativas, que se foram tornando cada vez mais atractivas: a Amazon com o seu Kindle, as principais marcas com os seus tablets Android, e outros fabricantes menos conhecidos começaram a aproveitar o segmento dos tablets mais económicos. Com a chegada do Nexus 7, um tablet oficial da família Nexus do Google, a um preço altamente competitivo... até que ponto conseguem os tablets low-cost competir com os modelos das grandes marcas? No sentido de ajudar a esclarecer esta questão, solicitámos à BQ um tablet para análise, tendo-nos sido enviado o modelo Edison.




O BQ Edison


A BQ está neste mercado há algum tempo. Pascal, Tesla e Kepler são termos já conhecidos dos portugueses. O Edison segue as pisadas dos seus antecessores, apresentando especificações revistas e actualizadas.

LCD 10.1" 1280x800, CPU dual-core Cortex A9 a 1.6Ghz, GPU Mali 400, 1GB de RAM, 16GB Flash, acelerómetros, WiFi N, HDMI, USB OTG, cânara frontal VGA, Bluetooth, microSD, e em opção... conectividade 3G.


Olhando para a lista em cima, e considerando os 199€ a que é comercializado, não podemos pedir muito mais...


Dentro da caixa, alem do tablet, temos um cabo de dados USB, manual e carregador. Infelizmente não podemos recorrer ao cabo mini USB para carregar o tablet, já que este tablet usa uma ficha separada para o carregamento.



Na parte de cima, temos a saída de som, microfone,  botões de volume mais/menos e power. Nas laterais, slot para cartão micro, porta HDMI, mini USB (com capacidade OTG-On the Go) e ficha para ligar o carregador. O ecrã de dimensões generosas, promete ser do agrado de quem gosta de ver conteúdos multimédia em dispositivos móveis. A parte traseira parece borracha rígida (mas porosa) é confortável e permite que o tablet não escorregue com facilidade.


Quando comparado com o Nexus 7, salta naturalmente à vista a diferença entre as 7 e as 10".
Considerando que os tablets têm o mesmo preço, este é um dos pontos que pode desequilibrar a balança.


Os "extras" são também aspectos a ter em conta. A porta HDMI funcionou na perfeição. O slot micro SD não teve dificuldades em ler um cartão de 32GB. Comprei um cabo adaptador mini USB no Ebay a fim de testar a capacidade de ler uma PEN USB. Obtive sucesso com FAT32, mas não com dispositivos formatados em NTFS.


O Ecrã

Edison vs Nexus 7

Confesso que até à pouco tempo não ligava muito a este aspecto. Os Nexus e o Galaxy S3 levaram-me a olhar para a qualidade de imagem com outra atenção. O Edison apresenta francas melhorias face aos seus antecessores - nomeadamente da melhoria da visualização em ângulos mais alargados.

As imagens e vídeo têm boa definição (embora as cores sejam um pouco "deslavadas" quando comparadas com um painel IPS como o do Nexus 7) mas a qualidade do texto ainda deixa algo a desejar. É fácil detectar os pixels nas letras ou números (especialmente sobre um fundo escuro).

O controlo automático do brilho, estava inicialmente previsto, mas infelizmente, a especificação acabou por cair. A solução passa pelo controlo manual. Um widget no home screen torna-se assim em algo recomendável.


A Câmara


Se no caso de um smartphone utilizo frequentemente a câmara, o mesmo já não posso dizer num tablet.
Considero que não é prático, nem cómodo. Assim, pessoalmente, não me choca muito a baixa qualidade da câmara. Está limitada a 2MP e as cores são muito deslavadas. Na altura pensei que seria um problema do ecrã, mas ao carregar as fotos no PC verifiquei que não era o caso.


Em Funcionamento



Tinha particular curiosidade em saber como se comportaria o Rockchip RK3066, especialmente quando comparado com o Tegra 3 do Nexus 7.

O RK 3066 integra um processador Dual Core Cortex-A9. O processamento gráfico está a cargo do GPU Quad Core Mali 400 MP4 a 266 Mhz. Tem havido muita discussão em redor da frequência de funcionamento do GPU. Se estiverem interessados no tema, podem ler uma explicação no blog dedicado aos equipamento BQ.

Testei vários jogos e aplicações. O Edison portou-se exemplarmente. Optei por não filmar estes testes porque já existe um vídeo no Youtube que demonstra a capacidade deste CPU. Podem consultar o vídeo em questão neste LINK. O autor, Carlos Portilha, participante activo na mailing list do AadM, tem um Maxwell Plus que é equipado pelo mesmo conjunto CPU+GPU (apenas a resolução é relativamente mais baixa).

Os benchmarks valem o que valem, mas para os interessados aqui ficam os resultados de um frente a frente com o Nexus 7 (à direita).


AnTuTu e Quadrant

O Quandrant apresenta resultados semelhantes para os dois equipamentos. No caso do AnTuTu, temos um aumento de 100%! É uma diferença significativa, mas que na realidade acaba por não ter influência no comportamento do tablet.

Contrariamente ao que tenho por hábito, desta vez não activei o acesso root. Unica e simplesmente porque não necessitei do mesmo.
Estive a ler sobre o assunto, e concluí que o processo não poderia ser mais simples. Se necessitarem do root, já sabem onde ir buscar a informação.

Bateria



Quanto à autonomia, já sabemos: nunca chega, deveria ter sempre mais capacidade, é um facto incontornável.
No caso do Edison, se nos limitarmos a consultar páginas no browser ou a timeline do twitter, temos bateria para várias sessões. O problema são os jogos... As minhas duas auxiliares para execução dos testes começaram logo a reclamar! Duas horas, e não dá para muito mais.


Actualizações

A BQ está a trabalhar na actualização do Edison para Jelly Bean. Não há no entanto datas previstas para o lançamento deste tão esperado update.

Não há JB, mas a BQ tem-se mostrado empenhada em resolver os problemas que vão sendo identificados. Desde que recebi o tablet para testes, já efectuei várias actualizações, a última das quais esta semana.






Apreciação Final

O mercado dos tablets, ainda dominado pela Apple e o seu iPad, começou a dar sinais de mudança há pouco mais de um ano com a aposta da Amazon no Kindle Fire, a que se seguiu a Barnes & Noble com o seu Nook Tablet (talvez motivada pelos progressos obtidos pela comunidade no seu Nook Color).

Muito se especulou sobre o assunto, e argumento de que se tratava de um segmento diferente do iPad, parecia não preocupar a Apple, que não deu sinal de encarar estes avanços como real ameaça.

A Google, por certo descontente com os progressos obtidos no segmento dos tablets Android, decidiu utilizar a "estratégia Nexus" que tem obtido bons resultados nos smartphones, e lançou este verão o Nexus 7 - um tablet com hardware muito interessante, a preço que rivaliza com o dos tablets Android de baixo custo de marcas "desconhecidas". A resposta da Amazon não se fez esperar e no início de Setembro anunciou uma nova versão do seu Kindle Fire, assim como um novo modelo com com 8.9", o Kindle Fire HD - e a Barnes & Noble, seguindo o exemplo da Amazon, apresentou o Nook HD e HD+, este de 9".

Toda esta sucessão de acontecimentos forçou a Apple a abdicar de uma das suas (Steve Jobs) convicções: o lançamento do iPad mini acaba por não ser uma surpresa, mas talvez sim, uma tentativa de corrigir uma estratégia menos acertada.

A Microsoft com o seu Windows 8, acompanhado do Surface, acredita ainda vir a tempo para triunfar neste campeonato altamente competitivo. Os consumidores têm motivos para estarem satisfeitos. A oferta é variada, os preços começam a estar ao alcance de mais carteiras.


Este BQ Edison apresenta francas melhorias em relação aos modelos anteriores. O hardware mais capaz veio melhorar as prestações do tablet, tornando a experiência de utilização bastante agradável. O ecrã apresenta uma dimensão generosa, ideal para visualização de conteúdos multimédia. Os jogos também tiram partido das 10". Aumentando a área disponível para jogar, torna-se mais simples de controlar as acções e movimentos.

O ângulo de visão já apresenta valores muito interessantes. Falta melhorar a cor (deslavada) e definição do texto. O controlo automático do brilho do ecrã deve passar a fazer parte das especificações..

Como referi, a oferta é variada, cabe ao consumidor definir o que pretende, e escolher em conformidade. O Edison tem o mesmo preço do Nexus 7 de 16GB. Em termos de performance, são equivalentes. A diferença está no ecrã. Há que optar pela dimensão que melhor se adaptar às necessidades de cada um. Os extras que o Edison apresenta podem ser também um factor desequilibrador desta contenda.

BQ Edison
Prós
  • Desempenho
  • USB OTG
  • HDMI e Slot micro SD

Contras
  • Definição do texto
  • Cores deslavadas (cinzento em vez de preto)
  • Controlo do brilho (manual)

60 comentários:

  1. Excelente review, Luis. Obrigado.

    A minha Maxwell Plus recebeu actualização, desde o dia que pusemos as 2 lado a lado.

    A qualidade de imagem da minha, melhorou imenso. E já era boa, como sabes.

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que possam fazer o mesmo com o Edison!

      Eliminar
    2. Boa tarde Luis, diz me uma coisa em relação ao melhoramento das cores em futuras atualizações ja existe alguma informacao relativa a este assunto? é que realmente o ecra do edison tem qualidade mas é notorio o deslavamento.

      Eliminar
    3. Lamento, mas não posso ajudar, pois já não tenho o equipamento comigo.
      Talvez alguém que tenha o Edison possa responder a essa questão.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Boas, só duas pequenas correcções...

    A função de brilho automatico está disponivel para as versões com sensor (que é o caso do meu e da maioria dos vendidos ca em Portugal) e é possivel carregar o tablet via mini usb.

    btw, exelente review!

    Cumps =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão do brilho tem sido amplamente debatida. Mesmo para os que têm o sensor, já passou por estar activa e posteriormente desactiva.
      Vai sempre depender do que estiver definido no firmware.

      Quanto ao carregamento via USB, a BQ confirma que é possível, mas vai sempre depender do sistema que se utilizar para carregar. Uma porta USB normal demorará tempos infinitos (desaconselhável), já um carregador para tablet será uma boa opção.

      Eliminar
  3. ah é verdade, o ntfs funciona... depende é da pen. ja testei com o otg com o meu disco externo e funciona lindamente.

    =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Testei com duas pen 16GB, sem sucesso.

      Está visto, não há como testarem

      Eliminar
  4. O Nexus 7 veio obrigar a concorrencia a mexer-se ;)
    Já agora qual é o Jogo que aparece no video?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Where's my Water

      www.appsdoandroid.com/2012/01/wheres-my-water.html

      Eliminar
  5. Boa review, sem dúvida que este Edison é uma excelente escolha e que bate alguns tablets de preços mais exorbitantes. Experimentei na Fnac o de exposição e até tinha lá jogos instalados, provavelmente alguém iniciou sessão com a sua conta Google. Joguei sem problemas Real Football 2013 (ou 2012?!? não sei ao certo), percorri várias páginas web com o flash sempre operacional... ponto negativo para o ecrã não ser IPS e a tonalidade de cores, como foi referido, ser demasiado "lavada". Só posso dizer que a assistência da BQ é excelente, algum problema que tenham é de imediato solucionado, tanto este Edison como o Maxwell Plus são dois tablets que não sendo poderosos demais também não o são de menos, são sim uma boa alternativa mais econômica a tablets de grandes marcas.

    ResponderEliminar
  6. Excelente review, como já se tórnou hábito no AadM! Mas tenho uma pequena dúvida: A Play Store vem em sua versão completa? Ou seja, funciona como um Galaxy Tab ou um Motorola Xoom? É que já vi alguns tablets Android sem acesso à Play Store, e esse detalhe pode ser determinante para uma compra. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O acesso à Play Store não tem qualquer limitação que não as derivadas das imposições do hardware.

      Li alguns relatos sobre problemas com a app do YouTube. Bastava não actualizar para funcionar correctamente.

      Eliminar
  7. Estou a pensar comprar este tablet. Será para utilizá-lo principalmente para ler pdf/ebooks. Será a qualidade da imagem razoável para ler durante umas horitas sem "cansar a vista"? É que depois de ver o comparativo com Nexus fiquei desconfiado. Acham que dá para melhorar o contraste com algum app da play store?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler durante umas horitas com 10"? Só se for pousado em cima das pernas ou algo do género. O peso faz-se sentir.

      Quanto à qualidade da imagem, nada como testar no local. É algo muito subjectivo.
      O brilho pode ser ajustado manualmente.

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta!!!

      Eliminar
  8. Estou a pensar em comprar um tablet BQ Edison e gostaria que me falassem da bateria sobre a autonomia.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Autonomia quanto baste para consulta web.

      Para jogos, é algo curta.

      Mais informações no artigo.

      Eliminar
  9. Boas!

    Antes de mais parabéns pelo blog, já sigo á algum tempo embora não comente.

    Ora, está agora disponível esta tablet com 3g. Portanto, 250€ de tablet.
    Quero oferecer á minha namorada para ela poder ver series, ir até á net e alguns videos youtube; já mexi na tablet na fnac, no entanto fico sempre de pé atras quando mexo por exemplo numa galaxy tab 2 - claro, são quase 150€ de diferença, mas a performance dela e o monitor deixa a desejar.

    A minha questão é, aconselhas essa tablet para o uso que referi, ou mais vale investir um pouco mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há uma diferença no ecrã, mas quanto à performance, nada a apontar.
      Tens nesta altura um tab 2 wifi por mais 80 € http://goo.gl/cZvbl

      A diferença estará na qualidade do texto das páginas web. Vale os 80€? Nada como os colocar lado a lado.

      Nota, os Galaxy Tab têm recebido updates via CM. A Samsung melhorou este aspecto, mas ainda está longe de atingir a performance que os utilizadores ambicionam ter.

      Eliminar
  10. Boas!
    Estou prestes a comprar para oferecer este Edison, que acho perfeito para um iniciante (tal como eu). Queria levantar uma questão: como a pessoa a quem vou oferecer o tablet trabalha bastante com processador de texto e excel (MSOffice), pretendia saber se existe algum aplicativo para este tablet que permita editar estes formatos e depois abrir para ediçaõ no PC? e se é possivel fazer o contrário editar no pc e depois abrir para edição no tablet?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, existem diversas soluções, a maioria delas paga.

      Eliminar
  11. Boas

    Sou um leigo nisto dos tablets e comprei este BQ edison. Completamente satisfeito mas tenho uma duvida: Assim que o ligo atraves de HDMI ao LCD perde o sinal wireless? é normal? se não, ha solução?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Boas gostava de saber se será um risco comprar o tablet bq edinson, tendo em conta que custa 199 euros, e o objectivo de compra-lo é mais para jogos, tipo fifa13, need for speed,esses jogos com exigência de performance.
    A pergunta base é:
    É seguro comprar o BQ Edison para o fim que pretendo???
    Agradeço respostas a este post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que há um parágrafo no texto que responde a essa questão:
      "Testei vários jogos e aplicações. O Edison portou-se exemplarmente. Optei por não filmar estes testes porque já existe um vídeo no Youtube que demonstra a capacidade deste CPU. Podem consultar o vídeo em questão neste LINK (http://goo.gl/mwxQW)."

      Eliminar
  13. Obrigadissimo e continuem o excelente trabalha

    ResponderEliminar
  14. Olá. Aconteceu-me uma cena estranha nos jogos k usam o movimento da tablet (bq edison 10"), por exemplo, os "atilt 3d" e "bike race", se inclinar para os lados é como se estiver a inclinar para a frente e para trás. Já desinstalei e fica igual.
    ...Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como testar os sensores com uma app, ex:
      http://goo.gl/oEqfZ
      http://goo.gl/ee56E

      Se os sensores se apresentarem invertidos, sugiro contactar a BQ.
      Pode ser apenas um erro no firmware, mas também pode ser uma falha no hardware.

      Eliminar
    2. A mim passa-se o mesmo..ja descobriste solução?

      Faço so ua pequena correção ao texto é SIM possivel carregar através de miniUSB :-)
      Tirando esta pequena falha o tablet excepcional :-)

      Eliminar
  15. comprei o edison 3g e com alguns jogos não funciona corretamente(da a sensação de o ecra por vezes nao reconhecer o toque) como no caso do angry bird e do 3d bowling.porque serà?

    ResponderEliminar
  16. Bom dia ,,,,,tenho o bq edison ,,,no entanto não consigo captar voz e nem emitir o mm quando uso o skype por ex,,,,obrigado

    ResponderEliminar
  17. Olá bom dia,
    tenho um bq edison 10" e deparei-me agora com um problema.. entrei no portal das finanças para colocar o irs e não me deixa pois diz que tenho que instalar o java e que o plugin não é suportado. Podem ajudar sff?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi algo que nunca tentei, mas tendo em conta a experiência no desktop, onde nem todos os browsers funcionam, sou levado a aconselhar a utilização de um PC para esta tarefa.

      De qualquer forma, vou tentar aceder com o meu tablet e depois logo informo sobre o resultado.

      Eliminar
  18. Infelizmente neste momento tenho o meu PC avariado... daí precisar de usar o tablet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentei aceder ao site no Nexus 10, com vários browsers, mas sem sucesso.

      Eliminar
  19. PRIMUX TABLET PC ANDROID SONORA DUAL 9.7 Pol // OU // BQ Edison Wi-Fi - 16GB

    Pretendo adquirir um tablet que ronde o valor estipulado dos equipamentos mencionados (+ - 200€), gostaria de uma ajuda na escolha ou alguma sugestão com características similares.

    Continuação do bom trabalho,

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho espreitar o BQ Elcano. O ecrã apresenta grandes melhorias.

      Eliminar
    2. O que acha do ZENITHINK Tablet PC 10" C93 DUAL CORE Capacitiva Android 4.0, 1,3ghz, 1Gb, 8Gb ? 139,99 € na Pixmania...

      Eliminar
  20. A minha questão é a seguinte , este tablet é multitouch ? qual é a qualidade do mesmo ? Mais do que a cor a questão do ecrã é muito importante . Tive um toshiba folio 100 e despachei-o porque o touch não valia nada . Podem me dar um feed back ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retirado do site:
      "Interação total. 10 pontos de deteção simultâneos
      A interação com o seu tablet nunca foi tão completa. O ecrã multitáctil capacitivo do bq Edison é capaz de detetar até 10 pontos de deteção simultâneos, ou seja, cada impressão digital da sua mão."

      Nada como testar antes de comprar. Do que me recordo, o multitouch funcionava perfeitamente.

      Eliminar
  21. Não vale a pena nenhum outro teste ou comparação: O ecrã é péssimo.

    Não há outro adjectivo: péssimo; ao nível dos tablets de 50 euros. Não percebo como tiveram tanto cuidado com as restantes especificações e utilizam um ecrã destes. Utilizar um tablet significa passar o tempo todo a olhar e interagir com o ecrã, por isso...

    Não tem brilho nenhum, o preto é cinzento, os caracteres de texto aparecem desfocados e de difícil leitura, as cores não tem vivacidade. Enfim, lastimável. A evitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um o ecrã não acho tao mau como esta a dizer não é um topo de gama mas também não é fraco já testei piores eu ate gosto dele.

      Eliminar
  22. Eu tenho um BQ Edison Wi-Fi - 16GB, desde Maio, estava muito satisfeita com ele, via filmes, jogava , acedia a internet sem problemas, mesmo excelente, só que esta semana ao liga-lo, ele pura e simplesmente, morreu....liga o monitor aparece o bonequinho com a lampada, mas não arranca dai...não sei o que fazer, sempre tive imenso cuidado com ele, estou em Luanda e não tenho como o enviar para a assistencia, haverá alguma coisa que eu possa fazer para solucionar este problema??
    Obrigada

    ResponderEliminar
  23. Boas. Gostei imenso da sua review. Ando com esta tablet da BQ debaixo de olho já algum tempo. Mas depois de ler a review fiquei na dúvida. É que eu preciso de uma tablet para efeito profissional que me permita apresentar pdf's com regularidade aos meus clientes, e esta parecia interessante dado o tamanho do ecrã. Mas a questão das cores deslavadas deixou-me de pé atrás. Sendo assim o que me aconselha? A BQ continua a ser uma proposta válida?!? Ou aconselha outro aparelho que não nenhum dos indicados? Android, IOS ou Windows? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este artigo tem já quase um ano, ou seja, uma eternidade em termos tecnológicos.

      Neste momento a BQ já tem outras alternativas, assim como a Asus e Toshiba, estas na casa dos 299€.

      Eliminar
  24. Boas!! Tenho um Edison 16Gb Wifi à vários meses e até hoje não estou arrependido da compra. Tem uma boa performance e realmente o seu ponto fraco é a "vividez" das cores. De momento ando à procura de um teclado físico, com ou sem fios, para processar texto no tablet. Quais recomendaria? Um abraço e continuem com as óptimas "reviews".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito deste: http://www.microsoft.com/hardware/pt-pt/p/wedge-mobile-keyboard

      Depois temos o Logitech http://www.logitech.com/en-roeu/product/wireless-touch-keyboard-k400r?crid=26 e o mais em conta MK Plus http://www.kuantokusta.pt/1/128802/MKPlus-Slim-Media-Center-Mini-Preto-TG6910

      A Rapoo http://abertoatedemadrugada.com/2013/09/teclado-e-rato-wireless-da-rapoo.html também apresenta excelentes soluções a preços muito em conta.

      É uma questão de escolher :)

      Eliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode sempre tentar um carregador genérico com 1A, ou em alternativa um USB goo.gl/7By2WZ com um adaptador deste género http://goo.gl/221U5W. Tem é de encontrar o adaptador certo.

      Eliminar
  26. Boas
    Infelizmente o meu tablet bq edison 3 caiu no chao e o ecra quebrou-se.
    A imagem esta bou e consegue-se trabalhar nele,o unico problema é mesmo o ecra quebrado.
    Quanto custa por um ecra novo?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro que contacte a assistência da BQ. Ninguém melhor que a marca para dar uma estimativa sobre o custo da reparação.

      Eliminar
  27. Boas, o meu BQ Edisson desde que comprei já levou 2 placas novas e mesmo assim continua a bloquear e a reiniciar.
    estou desiludido com o modelo/marca

    ResponderEliminar
  28. Boa noite!
    Onde ou como consigo comprar a fonte de energia (O carregador) do BQ Edison? Moro no Rio de Janeiro e não estou encontrando essas peças por aqui.
    Agradeço quem puder me informar.

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  31. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar