2012/11/14

DirectX 11.1 Exclusivo do Windows 8


A Microsoft parece estar disposta a fazer uso de todos os "trunfos" que têm para empurrar os seus actuais clientes com Windows 7 para o mais recente Windows 8, e uma das medidas que vai usar - e que será certamente alvo de polémica - será limitar o novo DirectX 11.1 ao Windows 8.

Desta forma, os jogadores (e developers) que quiserem tirar partido das mais recentes funcionalidades oferecidas pelo novo DirectX, como o suporte nativo para jogos estereoscópicos em 3D, serão obrigados a usar o Windows 8.

Por um lado é compreensível que a MS tenha todo o interesse em fazer com que todos os utilizadores migrem o mais depressa possível para o Windows 8; mas por outro lado este tipo de "forcing" poderá também revelar-se bastante perigoso - especialmente numa altura em que empresas como a Valve, que já demonstraram publicamente o seu desagrado com a direcção que a MS está a tomar, começam a trabalhar nas suas próprias plataformas para distribuição e execução de jogos. Com o Steam para Linux, muitos dos jogadores poderão começar a migrar para essa plataforma - e embora não seja previsível que todos os grandes estúdios de jogos se unam em "protesto" contra a MS, cuja enorme base de utilizadores ainda é um chamariz apetecível e irresistível... penso que talvez fosse melhor não subestimar o poder de uma clientela que se sente desprezada e forçada a fazer upgrades que não quer. Vamos lá ver no que isto resulta...

14 comentários:

  1. Concordo inteiramente. Não se deve forçar o utilizador a aderir a uma plataforma, até porque essa migração dar-se-á naturalmente. Relativamente à Valve o problema chama-se Windows Store. No momento em que a loja da MS passar a vender jogos AAA e não apenas Angry Birds, Fruit Ninja e correlatos, a Steam ganhará uma concorrente de peso. E isso, mais que questões técnicas, está a pesar na posição da Valve.

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    1. Não é só essa a questão. O grande medo da Valve e de muitos developers é que com o Windows 9 a Microsoft salte directamente para um "walled garden" e deixe de permitir instalação de programas sem ser pela Windows Store.
      Isso mataria a Valve e muitos outros game developers iriam ficar totalmente nas mãos da Microsoft.

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    2. Creio que isso não é um receio e antes uma certeza! Toda a mecânica da Windows Store é direccionada para transforma-la em uma App/Mac Store. O facto de Windows RT (em processadores ARM) não permitir a instalação de software legado deu muito jeito à MS, pois já vai condicionando os utilizadores. Já li algures que o Win8 é uma transição para um ambiente fechado, à semelhança da Apple. O software legado será graduadamente substituído por apps da Win Store e o "jardim murado" da MS ficaria pronto.

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    3. Creio que isso é inexorável, pela maneira como a MS procura fechar os caminhos que não conduzam à Windows Store. Já li algures que o Win8 é uma transição entre um modelo mais aberto, presente nos Windows até ao 7 e um futuro "a la Apple" com um controle muito maior da Microsoft sobre as apps que instalamos em nossos PCs.

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  2. Eu pouco ou nada (mais para o nada do que o pouco) sei sobre programação com o DX11 (ou qualquer outro DX)mas...

    O DX11.1 traz melhorias tão significativas que os jogadores no Win7 com DX10 fiquem com a experiência de jogo arruinada?

    Uma breve consulta à Wikipedia diz-me que só existe uma meia centena de jogos a correr em DX11, sendo que este está disponível desde final de 2009.

    Será que os developers só vão passar a ter mais interesse no DX11 quando sair a próxima xbox?

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  3. O maior problema da valve será mesmo o suporte para linux dos grandes fabricantes.

    Pois desenvolver a versão Xbox e fazer um port para PC é relativamente facil, graças a esse mesmo DirectX.
    Não estou a ver os grandes títulos do PC/Xbox a correrem em Linux.
    Com isto quero dizer que podem dizer adeus a Hallo, Gears of War, etc.

    Mais, assim de repente tirando a Valve, estou a ver muito poucos developers a lançarem versões Linux dos seus Jogos, apesar de que fazer o port dos versões para OSX também não deverá ser complicado quanto isso.

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    1. Todos os jogos feitos com Unity podem ser muito facilmente ported para Linux.
      Como o Steam ainda está em Beta óbviamente que existem poucos jogos disponíveis de grandes estudios de jogos. Mas o Serious Sam 3 está disponível na Beta, Red Orchestra e Killing Floor também. Além desses, muitos jogos que foram buscar financiamento no Kickstarter também vão ser comercializados em Linux, muitos jogos indie, etc...

      Além disso, quem faz port de jogos para Mac também pode fazer para Linux por exemplo.

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    2. Eu sei disso tudo.
      Mas sejamos realistas que não estou a ver os grandes títulos deixarem o fantástico Unreal Engine 3 e afins de parte para usarem outra coisa qualquer, potencialmente mais limitada pelos recursos humanos que possuem.
      Depois com a confirmação que o UE3 não vai ter port para Linux (ao contrário do que aconteceu com o UE1 e 2) não estou a ver grandes esperanças nestes casos.

      Tens também os exclusivos Windows/XBOX que não são de deixar de parte, e esses assim vão continuar, exclusivos. E isto se a Microsoft não pagar por outros para serem exclusivos de forma imediata ou durante algum tempo... Se faz isso para quem os seus jogos na XBOX tenham umas penas vantagens como personagens, roupas e afins, não me espantava nada que fizessem pressão para manter os jogos na sua plataforma.

      Depois nada se sabe da Rockstar Games, que nem para OSX desenvolve (um pouco por causa das limitações gráficas dos mesmos). A Rockstar usa um motor de jogo proprietário, e assim deve continuar nos próximos tempos.

      Com isto não quero dizer que não quero ou não gostaria de ver os meus jogos a correr em Linux, muito pelo contrário. Isso apenas faria que os drivers gráficos iriam melhorar, o decoding de video iria ficar melhor, etc. Aliás só me traria vantagens.

      Apenas não me parece que ACTUALMENTE os developers estejam muito interessados em investir milhões em ports quando se calhar o retorno que terão não será nada de muito compensatório.

      Depois a Valve terá de trabalhar directamente com os developers das distros de Linux. Porque eu não estou a ver o pessoal a deixar o Slackware, o Fedora, o ArchLinux, e afins para serem forçados a usar outra qualquer distribuição (isto porque, por enquanto, o Steam apenas corre em ubuntu).
      No mundo Linux acontece um pouco algo parecido com o Android nos tempos que correm, e a isso chama-se, fragmentação, e é muito complicado acudir a todas as aldeias ao mesmo tempo.

      Não gosto de ser pessimista, não me parece que nos próximos esteja a jogar em Linux. Mas espero sem sobra de dúvidas, estar errado.

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    3. Óbviamente que não vais conseguir jogar todos os jogos em Linux. E muito trabalho tem que ser feito.
      Mas se falas nos exclusivos PC/MS, então também podemos pensar nos jogos para PS3 que podiamser portados para Linux.

      Os developers é que têm que ver se vale a pena desenvolver os jogos de forma a poderem ser adaptados para Mac e Linux. Se acharem que sim então pode ser que comecem a fazê-lo.

      Quanto a ter que colaborar com outras distros, a Steam não tem que fazer nada. Quem é responsável pelas outras distros pode muito adaptar os packages da Steam para estarem disponíveis nas suas distros. A Steam tem que se preocupar em chegar apenas a quem tem a maior quota de mercado. E esse alguém é o Ubuntu.

      Agora que tem que haver mais evolução das distros lá isso tem. O Ubuntu em muitos aspectos parece um OS em versão Beta. Tem que evoluir o package management de modo a ficar a par das app stores de outros OSes, tornar o Unity mais leve e configurável, dar mais destaques e ser mais amigável a software closed source... Quanto a drivers, já deram um salto brutal e Optimus está a caminho de Linux.

      Se tu jogares jogos Source (Portal 2, TF 2, DoTA 2, etc) Linux será suficiente para ti. Se quiseres explorar jogos indie também.

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  4. e a apple nunca obrigou os clientes a fazer escolhas que nao queriam?

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    1. Existe uma pequena diferença entre a Apple e a Microsoft...

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    2. Creio que quem entra no universo Apple o faz por opção e sabe com o que conta. Já a MS é praticamente omnipresente no mercado desktop e sempre teve um historial de tolerância para desenvolvedores independentes.

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    3. Estás a brincar, só pode, é que eu nunca participei em nenhum referendo feito pela Apple a sobre soft/hardware, aliás das grandes empresas tecnologias a Apple é a que tem politicas mais restritivas relativamente ao que os seus utilizadores podem ou não usar.

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  5. Esta situação já não é nova...
    Aconteceu o mesmo com o Windows 7 e o direct x 10.

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