2012/11/30

Google quer Prever o que Nem nos Lembramos de Pesquisar


Já todos sabem o quanto o Google é bom a encontrar aquilo que se procura - e cada vez o faz de forma mais fácil e intuitiva: usando o Google Voice podemos pesquisar por pessoas, locais, filmes, e milhões de outras coisas, e ter acesso imediato a todo o tipo de informações e relações sobre esses temas.

Mas, o Google quer ir ainda mais além, e para isso vai fazendo experiências, como esta em que perguntou a certas pessoas - a diversas horas do dia - que coisas é que elas desejavam saber?

Experiências com as quais o Google poderá decidir quais as direcções a seguir no futuro, e que parecem já ter começado a dar origem a ideias interessantes. Já que nalguns casos as pessoas poderiam responder com coisas como: gostava de saber se está muita gente na loja da esquina (para lá poder ir sem perder muito tempo), ou coisa relacionadas com as actividades que se está a fazer no momento em que as perguntas deste teste sugiam. Se estivessem a cozinhar, poderiam estar a pensar, por exemplo - em que outras receitas poderiam fazer com os mesmos ingredientes que estavam a usar, etc.

Não sei em que é que tudo isto irá resultar... mas depois de já ter ficado "espantado" com o Google Now a sugerir-me sair de casa às "X" horas, para que chegasse ao destino que tinha marcado num evento do calendário a tempo, e dizendo-me que iria encontrar um pouco de trânsito... senti-me como se estivesse a viver no futuro. Portanto, acho que já não vou ficar chocado se daqui por alguns meses/anos, quando pegar no smartphone ao dirigir-me ao cinema, o Google já tiver adivinhado qual qual o filme que provavelmente vou ver, mostrar-me a ficha técnica no IMDB, e com um botão para comprar os bilhetes digitalmente sem ter que passar pela bilheteira. (Ou, num caso mais azarado, se detectar que pararam na berma de uma via rápida, vos mostrar automaticamente o manual sobre como mudar um pneu furado. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)