Todos conhecerão certamente a famosa estrutura do ADN (DNA), aquela coisa com o engraçado nome de "ácido desoxirribonucleico" e que na prática é o autêntico código-fonte químico que nos permite ser aquilo que somos.
A sua estrutura de dupla hélice é agora imensamente famosa e conhecida de todos, mas a verdade é que até ao momento, nunca ninguém a tinha efectivamente "visto".
Tudo o que sabíamos da sua forma foi conseguido à custa de deduções com base nos padrões que o DNA gerava em raios-X. Ou seja, o equivalente a olharem para as sombras de um objecto, em diversas posições, e tentarem adivinhar a sua forma original tridimensional. (Considerando-se a sua estrutura complexa - bem podemos apreciar o trabalho de James Watson e Francis Crickpela por o terem feito, em 1953!)
Mas agora, pela primeira vez, foi possível ver a estrutura do ADN numa fotografia directa!
Um feito considerável, e que obrigou a coisas que até parecem simples... mas que até me fazem doer a cabeça só de imaginar como já temos tecnologia que permite isto.
É que esta fotografia com um microscópio de electrões foi conseguida à custa de colocar uma tira de ADN esticada entre dois pilares de silicone nanoscópicos, como se fosse uma corda de estender a roupa!
Se é possível fazer coisas destas... poderemos dizer que há algo que seja verdadeiramente impossível? :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)