2012/11/25

Renault R-Link põe Android ao Volante


Não seria bom se os sistemas de informação dos nossos automóveis tivessem as capacidades que agora temos nos nossos smartphones e tablets? (E não me refiro a colocar um tablet nã consola do automóvel! :)

A Renault parece estar interessada nisso, com o seu R-Link que coloca o Android "ao volante" no novo Clio. Infelizmente... não é bem aquilo que se pretendia.

A Renault anuncia o sistema como sendo um Tablet... mas não se deixem enganar: é simplesmente um ecrã touchscreen de 7" que está fixo na consola, como a maioria dos sistemas (e que ainda utiliza um touchscreen resistivo, já pouco apropriado para utilizadores habituados aos mais recentes tablets e smartphones).

O grande problema é que embora seja baseado em Android, todo o sistema é na prática completamente fechado: é possível comprar Apps, mas apenas aquelas que forem disponibilizadas pela loja de Apps da Renault (nada de pensarem que podem instalar um Angry Birds do Google Play, para se entreterem no meio do trânsito). Mas nem tudo é mau... este sistema tem comunicação de dados 3G integrada, para a qual não terão que pagar um cêntimo que seja (a Renault deverá recuperar os custos com a venda de Apps - todas as Apps serão pagas, com preços a começar nos 4 ou 5€ - e eventualmente serviços de subscrição de dados)... mas não pensem que podem passear por onde quiserem: os dados 3G são válidos apenas para o país de origem - nada de roaming.

Embora seja de louvar o passo dado pela Renault, em querer trazer mais modernidade aos nossos automóveis... a opção por um sistema proprietário vai fazer com que continue a não bem aquilo que muitos esperariam. Melhor seria se o próprio Google disponibilizasse um "Android for vehicles", com uma selecção mais cuidada do tipo de apps que fossem aprovadas, com garantias a nível de estabilidade e interface apropriado para utilizar em veículos - mas que proporcionasse uma plataforma que incentivasse à sua utilização, dando às pessoas a "tranquilidade" de saberem que poderiam levar as suas apps para outro automóvel quando mudassem de veículo.

Até lá... parece-me que a coisa não será fácil de disseminar.

1 comentário: