2013/01/25

Antigua vai criar Site Pirata em Represália contra os EUA


A pequena nação de Antigua e Barbuda, localizada nas Caraíbas, parece estar farta do tratamento que lhe tem sido dado pelos EUA e vai dar uso à tradição de "pirataria" que noutros tempos singravam por aquelas paragens.

O que se passa é que os EUA impuserem um bloqueio comercial que proíbe o acesso aos sites de jogos online que representavam um parte significativa dos rendimentos destas ilhas. Uma decisão que levou a uma queixa formal na World Trade Organization (WTO), que deu razão a Antigua e lhes deu o deu o direito de suspender os direitos de autor dos EUA até ao valor de $21 milhões de dólares por ano.

Direito esse que agora eles pretendem aproveitar e capitalizar, criando um site de acesso a todo o tipo de conteúdos norte-americanos, sem qualquer tipo de compensação ou pagamento de direitos aos legítimos donos. Um site que se poderia considerar "pirata" - não fosse aqui surgir com autorização expressa da WTO, que lhes permitiu fazer isto de forma legal.

Ou seja... a não ser que os EUA venham a reconsiderar a sua posição (são defensores da liberdade e da globalização... mas só enquanto lhes interessa), em breve poderá ser mais barato comprar músicas, filmes, e séries americanas em Antigua do que no próprio país de origem.


Mais um caso que nos relembra que muito há ainda por fazer para que a verdadeira globalização se torne uma realidade. Por agora, temos apenas "globalizações" que vão de encontro aos interesses de alguns, mas que são alvo de bloqueio quando vão em sentido contrário.

1 comentário:

  1. Acho que os Americanos vs. Politica/Industria Americana são 2 coisas totalmente diferentes (à semelhança Tugas vs. Politica Tuga). Eu já conheci imensos Americanos e eles são uns bacanos, muito boa gente e super divertida. Agora a industria, é aquela coisa... Parece-me uma boa "lapada" à industria/politica dos EUA que devia acontecer mais vezes, já que eles acham que dominam tudo (e de certo modo...fazem-no! Porque os outros governos deixam claro.) e que saem impunes. Os únicos que parecem começar a tratar do assunto é a Comunidade Europeia, como um todo, porque se formos a ver individualmente nenhum país faz frente aos EUA com receio do que lhes podem fazer. Pessoalmente acho que a CE deve continuar a fortalecer-se, se bem que a nivel economico, a coisa se calhar deveria seguir diferentes caminhos... Resumindo: excelente noticia (pelo "tapa na cara"). Fico à espera da globalização do sistema audiovisual e literário.

    ResponderEliminar