2013/01/27

Gizmo - Um Mini PC em 4x4"


Já estamos habituados a ver micro computadores de tamanho reduzido com base em processadores ARM - e a preços altamente tentadores (como o Raspberry Pi ou os UDROID). Mas, poderão gostar de saber que também há propostas de tamanho igualmente compacto para sistemas x86 como este Gizmo com APU da AMD - embora a preços um pouco mais elevados ($199).


Neste pequena placa Gizmo de 4", encontramos um CPU dual-core G-T40E a 1Ghz, juntamente com um GPU Radeon 6250 - ambos utilizando apenas dissipadores passivos, sem ventoinha, e proporcionando um funconamento 100% silencioso. Têm também 1GB de RAM (que infelizmente é soldada e sem possibilidade de expansão), porta VGA, 2x USB 3.0, Ethernet, PCIe, Sata, e conectores I/O para ligação de coisas como teclados, LCDs, etc.

Quanto aos sistemas operativos que podem correr, é completamente à escolha: desde Windows, Linux, ou até Android. Podendo fornecer 50GFLOPS de potência de cálculo gastando menos de 10W, sem dúvida que haverá muitas aplicações interessantes onde aplicar este mini-PC.

1 comentário:

  1. Depois de gastar dinheiro no meu Rapberry chegam estas coisas (sim, sei perfeitamente que o custo não é o mesmo)!
    Mas isto sim, já aumenta em larga escala a capacidade destes pequenos computadores às custas do x86.
    Era disto que estava à procura, apesar de que cada vez mais caminhamos para um ponto em que os ARM como os conhecemos atualmente, na minha opinião, irão superar os x86, senão, antecipar o seu final de vida.

    Agora sim o Asterisk tem uma boa base de trabalho e pode correr lado-a-lado com o xbmc. Com isto temos certamente uma bom processamento de áudio (coisa em que o Rasp é realmente "mau"), por exemplo descodificação DTS.
    Teremos certamente outra coisa que vai falhando no Rasbian, o web browsing, que digamos, é muito mau.

    Por enquanto penso que 1GB chega perfeitamente e servirá (caso usemos Linux), logo a memória vir soldada não me parece que seja algo de muito limitador tendo em conta o equipamento tratado. Até há bem pouco tempo o meu PC pessoal apenas tinha 2GB e mesmo assim corria softwares algo pesados. Na maior parte dos casos se o raspberry chega este sobra. Pois sejamos realistas, correr Photoshops, Maya ou 3DStudioMax num terminal destes parece-me um pouco descabido.

    Depois por esse preço pedia-se sem dúvida alguma uma porta HDMI juntamente com a VGA. Apesar de ser adepto do VGA (mesmo para ligar um LCD) julgo que esta não deveria de ser a única opção.

    Em suma, gostei da ideia, mas o preço e falta do HDMI não me agrada nada!

    ResponderEliminar