2013/02/22

Estabilização de Imagem ao Extremo


Actualmente já consideramos "normal" que as câmaras fotográficas e de vídeo (e até os smartphones) tenham sistema de captura de imagens com estabilização digital e/ou óptica, permitindo remover muita da tremideira que os utilizadores adicionam aos vídeos. Mas... até onde é que podem ir as ajudas digitais no que diz respeito a transformar um vídeo inutilizável em algo visualizável? Que vos parece a ideia de estabilizar o vídeo captado de dentro de uma bola de futebol americano enquanto voa pelos ares?

Como se pode ver já a seguir, o vídeo original apenas serve para induzir enjoos nos espectadores, não sendo possível ver nada de concreto. Mas este sistema percorrer todos os frames, procurando apenas por imagens que estejam a apontar para o terreno, e junta-as de forma a criar um novo vídeo que pode ser visto de forma bem mais natural.

Só é pena que este processo por agora não seja feito em tempo real (demora alguns minutos a processar o vídeo gravado e a gerar o vídeo estabilizado), mas... com a evolução que as coisas têm tido, não me parece difícil imaginar que em breve teremos apps nos nossos smartphones que permitam fazer coisas idênticas quando o atirarmos pelo ar. (Convém é que depois o apanhem antes de se estatelar no chão... a não ser que até lá também se descubra forma de construir smartphones indestrutíveis).



1 comentário:

  1. Já parece os ecrans de 100HZ que criam um framerate virtual com base em framerates mais baixos.
    Mas com boas opticas e grande angulares com muita resolução pode-se por exemplo capturar video em 4k e descartar de forma digital um grande rebordo de forma a obter 720p com muito mais tolerancia a oscilações, mas convem que a exposição seja pequena para não ficarem imagens com motion blur, ou seja convem ter muita luz.

    ResponderEliminar