2013/02/18

Notícias do Dia

Este fim-de-semana  vimos os loucos incidentes e acidentes nas estradas russas, e também uma deliberação do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos que diz que é ilegal condenar alguém por partilha de ficheiros (embora vá ser caso que certamente continuará a dar que falar no futuro). Voltando ao dia de hoje, seguem-se as notícias do dia mais fresquinhas:


Best Buy iguala os preços online


Confessem lá se não foram já a uma loja física ver um qualquer produto, mas antes de pegarem nele para irem para a caixa de pagamento espreitaram o preço nas variadas lojas online - e depois compraram na internet, onde normalmente é mais barato?

É precisamente para combater este novo fenómeno de "ir espreitar à loja mas depois comprar na internet" que a Best Buy vai passar a igualar os preços que estiverem nas lojas online. Uma coisa que já fez anteriormente em regime de campanha especial, mas que agora passará a ser feita de forma permanente para tentar reconquistar os clientes compradores.

Parece-me lógico para fazer face às novas realidades de mercado, e mesmo assim por vezes é mais cómodo receber o produto directamente em casa (ou no emprego) do que perder tempo a ir buscá-la a uma loja. Quando será que as lojas nacionais vão fazer o mesmo?




Brinquedo Predator Drone na Amazon descamba em Críticas Hilariantes
Não é a primeira vez que as pessoas dão uso à zona de críticas a produtos em lojas online como a Amazon para ventilarem as suas opiniões... e de vez em quando, a inspiração parece ser contagiante, dando azo a coisas como a que se vê neste brinquedo de um Predator drone do exército norte-americano.

São dezenas de comentários a agradecer (sarcasticamente) a possibilidade de ensinarem aos filhos a arte de matar à distância, tal como se estivessem num jogo de computador; e muitos outros relatos que nos fazem pensar no estado das coisas.

Por outro lado, também confesso que tive "pistolas" dos cowboys, e fui ávido coleccionador de kits de aviões e demais maquinaria militar na minha infância e juventude; e que não foi por isso que me tornei num sociopata assassino anti-social. Embora seja fácil atirar a culpa para os brinquedos, jogos, e outras coisas que tal... não seria mais produtivo analisar-se onde estão as verdadeiras causas dos problemas... e desviar alguns dos biliões gastos em material bélico para a sua resolução? Digo eu...


Google vai abrir Lojas até ao final do Ano


Uma das grandes críticas que se pode fazer ao Google, é a quase impossibilidade de encontrarmos alguém "humano" que possa dar a cara pela empresa e com que se possa falar. Um problema que se agrava quando se trata de resolver problemas com equipamentos do Google, como os Nexus, Chromebooks, etc. Mas, parece que isso irá mudar: o Google planeia abrir lojas físicas até ao final do ano; dando seguimento à experiência de alguns stands de venda temporários montados nalguns locais.

Infelizmente, é coisa que por agora deverá estar limitada aos EUA, e não será provável que chegue rapidamente ao nosso país. Mas, quem sabe...

E se se estão a prepara para ter um loja física, será de esperar que tenham planos interessantes para o tipo de produtos que esperam trazer ao mercado (não me parece que o fizessem apenas para vender alguns Nexus e Chromebooks).


De onde são os Fornecedores da Apple

Curiososo por saber por onde andam os fornecedores de uma empresa como a Apple? Este mapa interactivo revela tudo o que querem saber, mas onde sem grande surpresas se vê que a Ásia detém a grande maioria, com 660 fornecedores (face aos 85 nos EUA e 46 na Europa).

Curiosamente, fazendo zoom na Europa, encontramos um ponto marcado em Portugal, relativo a uma empresa chamada Vishay Intertechnology em Vila Nova de Famalicão... mas estou mais inclinado a pensar que se tenha tratado de um qualquer erro de geolocalização.


Samsung REX ataca Nokia nos mercados emergentes

Se muitas pessoas fazem contas à vida para comprar o seu smartphone; muitas mais há que fazem contas à vida para comprar um qualquer telemóvel. Nos mercados emergentes, os telemóveis e os "feature phones" continuam a dominar o mercado e a ser responsáveis por muitos milhões de unidades - que previsivelmente aumentarão ao longo dos próximos anos, à medida que mais países vão sendo contagiados pela utilidade dos dispositivos mobile.

Se a Nokia ainda tem uma boa fatia do mercado nesse segmento, em breve terá que enfrentar a concorrência dos novos Samsung REX, uma série de telemóveis especificamente concebida para esses mercados, como a inclusão do Opera e a sua tecnologia de compressão de dados para reduzir os custos de utilização; e também são dual SIM com capacidade para trocar cartões em funcionamento.


Curtas do Dia



Resumo da Madrugada

Versão alargada de fim-de-semana, mas acreditem que valem bem a pena. :)

4 comentários:

  1. Google:

    Quando nem online podemos comprar, não estou nada à espera que de tropeçar numa dessa lojas tão cedo.

    ResponderEliminar
  2. Existe mesmo Carlos: http://vishayelectronicaportugallda.pai.pt/

    ResponderEliminar
  3. Boas... Alguém sabe de um site de "confiança" para comprar telemóveis ? Obrigado

    ResponderEliminar